sicnot

Perfil

Lusa

2010: Cronologia do Ano - Atualizada

António Navarro

JANEIRO





JANEIRO





Dia 1

Entram em vigor os novos estatutos dos profissionais da PSP e dos militares da GNR.





Espanha assume a presidência semestral da União Europeia.





Os utentes do Serviço Nacional de Saúde deixam de pagar as taxas moderadoras para internamento e cirurgias em ambulatório.





Um atentado suicida num campo de voleibol no Noroeste do Paquistão provoca 93 mortos e centenas de feridos.





A cantora canadiana de origem mexicana Lhasa de Sela morre, aos 37 anos, vítima de cancro da mama, em Montreal, Canadá.









Dia 2





Dez pessoas morrem e meia centena ficam feridas em três distintas colisões entre comboios no norte da Índia.





As autoridades ucranianas começam a aplicar o programa estatal de encerramento da Central Atómica de Tchernobil e de transformação do "sarcófago", num sistema ecologicamente seguro.





Cerca de 20 mil pessoas assinalam na Argentina o final da 1.ª Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência, que percorreu, durante três meses, um total de 160 mil quilómetros e 120 países.





Um forte sismo destrói centenas de casas em várias aldeias remotas na zona montanhosa de Pamir, no Tajiquistão, dando origem a cerca de 10 mil desalojados.





Morre, aos 78 anos, o desenhador franco-belga Tibet, criador das personagens de banda desenhada Ric Hochet e Chick Bill.









Dia 3





O cientista Alberto Ralha, que foi secretário de Estado do Ensino Superior do XI Governo Constitucional, presidido por Cavaco Silva, morre na sua casa, na Costa da Caparica, aos 88 anos.





Quatro militares norte-americanos das forças da NATO morrem na explosão de uma bomba artesanal, no sul do Afeganistão.









Dia 5





Um sismo de magnitude 6,7 é registado, de madrugada, no Oceano Atlântico, a leste da Geórgia do Sul e das ilhas Sandwich do Sul, dois territórios britânicos.





O jornalista búlgaro Boris Tsankov, figura polémica e popular no seu país, é assassinado a tiro por desconhecidos, no centro de Sófia.









Dia 6





Onze pessoas morrem em dois bombardeamentos com mísseis efetuados por aviões não tripulados dos Estados Unidos, no distrito tribal do Waziristão do Sul, no Paquistão.





Vinte e cinco mineiros morrem num incêndio na mina de carvão de Lisheng, em Xiangtan, no centro da China.





Um bombista suicida mata três soldados num atentado num quartel perto da cidade de Rawalakot, na Caxemira paquistanesa.









Dia 7





A Estoril-Sol anuncia o despedimento coletivo de 113 trabalhadores, maioritariamente do Casino Estoril, alegando a "sobrevivência da empresa".





O conselho de administração da Cimpor rejeita, por unanimidade, a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), considerando-a hostil, e recomendou aos acionistas para não venderem as suas ações.





A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) suspende por seis meses uma professora de Espinho que falava de sexo nas aulas "em termos inapropriados".





António Saraiva é eleito presidente da CIP -- Confederação da Indústria Portuguesa.









Dia 8





As Forças de Libertação do Estado de Cabinda/Posição Militar (FLEC/PM) reivindicam o ataque à escolta militar da comitiva da seleção de futebol do Togo.





Segunda volta das eleições presidenciais na Croácia.





A SATA assina contrato de financiamento de 37 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimentos para a compra de quatro aviões Bombardier Q400 NextGen.





A companhia aérea da Geórgia, Georgian Airways, efetua um voo direto entre Tbilissi e Moscovo, num sinal de abrandamento da tensão entre os dois países, 17 meses após o conflito de 2008.





O Governo e os dois principais sindicatos de professores, Fenprof e FNE, chegam a acordo sobre a avaliação e a revisão do Estatuto da Carreira Docente.









Dia 9





Morre, aos 78 anos, o ex-guarda-redes internacional português de futebol Acúrsio, que jogou no FC Porto durante a década de 1950.





A queda da bancada do Circo Chen, em Lisboa, causa 30 feridos ligeiros, que foram transportados para os hospitais de D. Estefânia, de S. José, Santa Maria e para a Maternidade Alfredo da Costa.









Dia 10





O social-democrata Ivo Josipovic é eleito presidente da Croácia.









Dia 11





Ana Paula Laborinho toma posse como presidente do Instituto Camões.





O diretor executivo do grupo editorial cipriota Dias, que detém o canal televisivo Sigma e o diário greco-cipriota Simerini, é morto a tiro, perto de casa, por um desconhecido.









Dia 12





Sismo no Haiti faz cerca de 170 mil mortos e um milhão de desalojados.





O filósofo francês Daniel Bensaïd, teórico e militante do movimento trotskista, morre aos 63 anos, após prolongada doença.





O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto realiza uma intervenção cirúrgica com aplicação de "um método inovador no tratamento do cancro", em Portugal, a radioterapia intraoperatória.





Morre, aos cem anos, Miep Gies, o cidadão que ajudou a judia Anne Frank e a sua família a esconder-se dos nazis, em Amesterdão durante a Segunda Guerra Mundial.









Dia 13





A Cimpor confirma ter recebido uma proposta de fusão "preliminar e não vinculativa" do grupo brasileiro Camargo Corrêa.









Dia 14





Armando Emílio Guebuza toma posse como Presidente da República de Moçambique, por mais cinco anos.









Dia 15





Carlos Amado da Silva é eleito presidente da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), sucedendo no cargo ao seu adversário do ato eleitoral, Dídio de Aguiar, com apenas mais um voto dos 71 em jogo.





Manuel Alegre diz-se disponível para se candidatar à Presidência da República, num jantar de apoiantes em Portimão.





O Tribunal Criminal de Lisboa condena Ruben Moreno a 16 anos e oito meses de prisão por homicídio qualificado de Eucrides Varela, ex-aluno da Casa Pia.





O jornalista Miguel Sousa Tavares assina contrato com a SIC, deixando assim o espaço de comentário semanal no "Jornal Nacional" da TVI.









Dia 17





Eleições presidenciais na Ucrânia.









Dia 18





O primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, é eleito para novo mandato à frente do Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro.





Italiano Pierluigi Collina é eleito melhor juiz de futebol de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.





Mehmet Ali Agca, o turco que tentou matar o papa João Paulo II em 1981, é libertado de uma prisão perto de Ancara.





A cantora canadiana Kate McGarrigle, que fez carreira na música folk com a irmã Anna McGarrigle, morre aos 63 anos, em Montreal, vítima de cancro.





O Sporting é eliminado pelo Atlético de Madrid nos oitavos-de-final da Liga Europa.









Dia 19





A ministra da Cultura demite o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, Paulo Henriques.





O Presidente da República, Cavaco Silva, condecora Pedro Santana Lopes com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.





As Varas Criminais do Porto condenam Bruno Pinto "Pidá" a 23 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, pelo envolvimento, em 2007, no homicídio do segurança Ilídio Correia, entre outros crimes, no caso conhecido pela "Noite Branca".









Dia 20





António Filipe Pimentel é nomeado novo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga.









Dia 21





O Sporting aceita o pedido de demissão apresentado por Ricardo Sá Pinto e instaura um processo de inquérito a Liedson.





António Saraiva toma posse como novo presidente da CIP -- Confederação da Indústria Portuguesa.









Dia 26





Morre, aos 75 anos, o guitarrista Jorge Fontes.









Dia 27





Um sismo ocorre ao longo da costa da Região de Maule, no Chile, às 3h34min, na hora local (6h34min UTC), atingindo uma magnitude de 8,8 na escala de magnitude de momento e durando três minutos, tendo feito várias centenas de mortos. O terramoto foi sentido na capital Santiago com intensidade VIII na escala de Mercalli (Ruinoso). Tremores foram sentidos em muitas cidades argentinas, incluindo Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e La Rioja. Outros foram sentidos mais ao norte, como na cidade de Ica no sul do Peru.









Dia 28





Morre, aos 91 anos, o escritor norte-americano J. D. Salinger, autor do romance "À Espera no Centeio" ("Uma Agulha no Palheiro", na primeira tradução portuguesa de João Palma-Ferreira).





Apresentação do iPad, em São Francisco, pelo CEO da Apple, Steve Jobs.









Dia 31





Morre o escritor e jornalista argentino Tomas Eloy Martinez, em Buenos Aires, vítima de doença prolongada.





Morre Manuel Serra, histórico do Partido Socialista, fundador da Frente Socialista Popular, com 78 anos, vítima de doença prolongada.





O chefe de Estado do Malawi, Bingu wa Mitharika, assume a presidência rotativa da União Africana (UA), sucedendo ao dirigente líbio Mouammar Kadhafi.





__________________________________________________________





FEVEREIRO









Dia 1





Carlos César é reeleito presidente do PS/Açores para mais um mandato de dois anos, tendo conquistado 99,3 por cento dos votos dos militantes que participaram nas eleições diretas.









Dia 2





Morre a escritora portuguesa Rosa Lobato de Faria, aos 77 anos.





A EDP inaugura a primeira rede de abastecimento de veículos elétricos, numa parceria inédita com autoridades do Estado do Espírito Santo, no Sudeste do Brasil.





O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, nomeia Fernando da Piedade Dias dos Santos para o cargo de vice-presidente da República.









Dia 3





Tem início o julgamento da alegada viciação da classificação de árbitros de futebol e observadores nas épocas de 2002/03 e 2003/04, resultante de certidão extraída do processo Apito Dourado.





Carolos Papoulias é reconduzido pelo Parlamento grego para um segundo mandato de cinco anos no cargo de Presidente da República helénica.





O Presidente da República, Cavaco Silva, dá posse ao constitucionalista José Joaquim Gomes Canotilho como conselheiro de Estado.





A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anuncia a abertura de um processo de investigação sobre o chamado "caso Mário Crespo".









Dia 4





O médico do falecido cantor Michael Jackson, Conrad Murray, entrega-se às autoridades para responder no processo relacionado com a morte do ídolo.





O "pai" do cinema chinês de animação, Te Wei, morre num hospital de Xangai, devido a uma insuficiência respiratória.





O antigo guarda-redes e árbitro internacional português Aníbal de Oliveira, morre aos 91 anos, no Hospital Garcia da Horta, em Almada.









Dia 5





O semanário Sol publica uma notícia sobre o alegado plano do Governo para controlar os media.





O chefe da Frente 51 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Pedro Alfonso Vargas Marín, conhecido como "Yerminson", morre na sequência de um bombardeamento ao seu acampamento no Centro do país.





Cerca de meia tonelada de explosivos é detetada num alegado esconderijo da ETA, em Óbidos.









Dia 6





O padre José Tolentino de Mendonça recebe o prémio literário da Fundação Inês de Castro (FIC).





O saxofonista e compositor britânico John Dankworth, antigo diretor musical de Ella Fitzgerald e Nat "King" Cole, morre em Londres aos 82 anos.





Morre o secretário de Estado das Pescas de Timor Leste, Eduardo de Carvalho.









Dia 7





Realiza-se a segunda volta das eleições presidenciais na Ucrânia, que elege Viktor Ianukovitch (pró-russo).





Realizam-se eleições presidenciais na Costa Rica. Laura Chinchilla sucede a Oscar Árias.





O selecionador italiano de ciclismo, Franco Ballerini, vencedor da "rainha das clássicas" Paris-Roubaix em 1995 e 1998, morre aos 45 anos, na sequência de um acidente registado no Rali de Larciano, em Itália.





Souha Abdallah Jarallah, candidata às eleições legislativas de março no Iraque, é assassinada por homens armados em Mossul, no Norte do país.





Os Saints de Nova Orleães conquistam pela primeira vez o Superbowl, a final da Liga Profissional de Futebol Americano.





Morre uma das mais importantes vozes da música cabo-verdiana, a cantora Hermínia d'Antónia de Sal, na ilha do Sal, aos 65 anos, vítima de doença prolongada.









Dia 8





O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, dá posse ao novo Governo.





A pintora, figurinista e cenógrafa Vera Castro morre aos 63 anos, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa.





O português Ramiro Lopes da Silva, veterano de operações em todo o mundo ao longo dos últimos 25 anos, é escolhido para vice-diretor executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM).





O pintor Júlio Pomar é distinguido com o prémio Vida e Obra, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores e pela RTP.





O médico de Michael Jackson declara-se inocente na morte involuntária do cantor.





Kim Tae-ho é nomeado primeiro ministro da Coreia do Sul.









Dia 9





O deputado Paulo Kassoma, ex-primeiro ministro de Angola, é eleito presidente da Assembleia Nacional por indicação do seu partido, o MPLA.





O Parlamento Europeu aprova a nova equipa da Comissão Europeia liderada por José Manuel Durão Barroso.









Dia 10





O vice-presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, aceita presidir interinamente o seu país, perante a ausência prolongada do chefe do Estado Umaru Yar' Adua, hospitalizado no estrangeiro.









Dia 11





O antigo presidente norte-americano Bill Clinton é hospitalizado em Nova Iorque, onde é operado ao coração, depois de se ter queixado de dores no peito.





Um par de sapatos gigantes, feitos de panelas portuguesas de aço inoxidável, numa escultura com o título "Marilyn", da artista plástica Joana Vasconcelos, é arrematado em leilão, em Londres, por 573,964 mil euros, mais do que triplicando a estimativa.





O Orçamento do Estado para 2010 é aprovado na generalidade, com os votos favoráveis do PS, abstenção do PSD e CDS-PP, e votos contra de BE, PCP e Verdes.









Dia 12





Entra em funcionamento a Base de Dados de Perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil.





A administração da Alicoop, proprietária da cadeia de supermercados Alisuper, no Algarve, reúne-se com os trabalhadores para comunicar a suspensão de 380 contratos de trabalho.









Dia 14





Viva Leroy Nash, o detido mais idoso do corredor da morte nos Estados Unidos, morre com 94 anos, na prisão de Florence, no Arizona, onde passou a maior parte da vida.





O britânico Dick Francis, campeão hípico e escritor de policiais que se converteram em best-sellers, morre com 89 anos, em casa nas ilhas Caimão.









Dia 15





Os ministros das Finanças da Zona Euro escolhem Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu, cargo que ocupará a partir de 01 de junho.





A Nokia e a Intel anunciam o lançamento de um novo "software" conjunto, para telemóveis inteligentes (smart phones), computadores "tablet"e outros dispositivos com ligação à Internet.





É formalizada o fim da Qimonda com a constituição da Nanium, em Vila do Conde. trabalhadores da Nanium, ex-Qimonda, regressam à fábrica a 17 de março para participarem em ações de formação. Os funcionários em 'lay-off' esperavam voltar ao trabalho a 04 de maio.









Dia 16





O presidente norte-americano, Barack Obama, nomeia o diplomata de carreira Robert Ford para embaixador na Síria, cargo por preencher há cinco anos.









Dia 17





O Fundo Monetário Internacional (FMI) anuncia o início da venda no mercado de 191,3 toneladas do seu stock de ouro.









Dia 18





O Dalai Lama, chefe espiritual dos tibetanos, é recebido na Casa Branca pelo presidente norte-americano, Barack Obama.









Dia 19





O médico Fernando Nobre apresenta a sua candidatura à Presidência da República.









Dia 20





Mau tempo na Madeira faz dezenas de mortos, feridos e centenas de desalojados O Governo português decreta três dias de luto nacional.









Dia 22





A Dinamarca abre primeira clínica de distribuição gratuita de heroína sob vigilância médica, após anos de debate, para ajudar dependentes de drogas duras.





O Banco de Portugal autoriza a fusão do Cetelem com o Credifin - Banco de Crédito ao Consumo, dando assim origem - segundo a empresa - à criação de um novo líder de mercado no crédito especializado, o Banco BNP Paribas Personal Finance.









Dia 23





O governador interino de Brasília, Paulo Octávio, renuncia ao cargo, após afastar-se do Partido Democratas (DEM), na sequência de um escândalo de corrupção.





A OPA lançada pela Companhia Siderúrgica Nacional brasileira sobre a Cimpor termina sem sucesso, com a CSN a conseguir adquirir apenas 8,6% da empresa portuguesa.









Dia 25





A Índia e o Paquistão retomam o diálogo bilateral, depois de uma interrupção de quase um ano, pressionados a estabilizar as relações pela comunidade internacional, no contexto do conflito no Afeganistão.





O vencedor das eleições presidenciais na Ucrânia, Victor Ianukovitch, toma posse formal do cargo, tornando-se no quarto Presidente do país, desde a independência da União Soviética, em 1991.









Dia 26





Morre, aos 87 anos, Bernarr Coutaz, presidente da editora francesa Harmonia Mundi, a maior "independente" a nível mundial, pioneira na revelação de música étnica e de repertórios pré-românticos da música erudita de tradição europeia, como as Cantigas de Amigo de D. Diniz.





A tempestade "Xynthia", assim designada pelos meteorologistas europeus, provoca prejuízos, danos materiais e mata dezenas de pessoas na Europa, sobretudo em França, onde as regiões de Vendee e Charente-Maritime são as mais afetadas.









Dia 28





O escritor mexicano Carlos Montemayor morre, aos 62 anos, vítima de cancro.

__________________________________________________________









MARÇO









Dia 1





António Domingues de Azevedo é eleito bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, nas primeiras eleições para a instituição.





Ramiro Lopes da Silva assume as funções de diretor executivo adjunto para as Relações Externas do Programa Alimentar Mundial (PAM).









Dia 3





O primeiro ministro português, José Sócrates, inicia visita de três dias a Moçambique.









Dia 4





O fundador do jornal A Capital, Rogério Fernandes, morre, aos 76 anos, na sequência de um problema cardíaco.









Dia 7





Realiza-se a cerimónia de Óscares 2010. "Estado de Guerra", filme sobre uma brigada de desarmamento de minas no Iraque, recebe seis prémios, entre os quais os de Melhor Filme, Melhor Realização (para Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar este troféu nos 82 anos do evento) e Melhor Argumento Original.









Dia 8





Um sismo de magnitude 6 no Leste da Turquia, provoca pelo menos 57 mortos e dezenas de feridos.









Dia 9





O ex-diretor geral da TVI, José Eduardo Moniz, afirma perante a comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, que José Sócrates tentou intervir na informação da estação enquanto ainda era ministro do Ambiente, tendo sido apoiado pelo então presidente do grupo Miguel Pais do Amaral.





A poetisa Alda Espírito Santo, figura de primeira linha na luta pela independência são-tomense, morre em Luanda aos 83 anos.





O FC Porto é afastado da Liga dos Campeões, ao perder por 5-0 no Emirates Stadium, em Londres, diante do Arsenal, em partida da segunda mão dos oitavos de final.









Dia 10





O juiz conselheiro Manuel Maia Gonçalves, antigo membro do Supremo Tribunal de Justiça, morre aos 89 anos.





O Conselho Nacional de Cultura (CNC), reativado pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, reúne-se pela primeira vez.





A Polícia Judiciária detém o alegado "violador de Benfica".









Dia 11





Sebastian Piñera é investido presidente do Chile.





A Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia, elege Mykola Azarov como primeiro-ministro.









Dia 12





Entra em vigor a transferência de Londres para Belfast, na Irlanda do Norte, dos poderes em matéria de polícia e de justiça.





O advogado José Sá Fernandes é absolvido pelo Tribunal de Braga no julgamento por alegada difamação agravada na pessoa do administrador da Bragaparques, Domingos Névoa.





O escritor espanhol, Miguel Delibes, uma das maiores figuras da Literatura espanhola depois da II Guerra Mundial, morre, aos 89 anos.









Dia 13





O Governo aprova em Conselho de Ministros extraordinário o Programa de Estabilidade e Crescimento até 2013.





O jornalista José Gabriel Viegas, que se destacou antes do 25 de abril nas emissões em português da France Inter, da rádio pública francesa, morre aos 68 anos, vítima de cancro.





O cantor francês Jean Ferrat, defensor da ideologia comunista e autor de cerca de 200 canções, morre aos 79 anos.









Dia 14





O ator norte-americano Peter Graves, que se tornou famoso pelo seu papel de Jim Phelps na série televisiva "Missão: Impossível", morre na sua casa em Los Angeles, Califórnia, aos 83 anos.









Dia 15





O vice-representante especial do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Takahisa Kawakami, morre na sua residência em Díli.





O rapper MC Snake (Nuno Rodrigues) morre depois de ter sido baleado por um agente da PSP.









Dia 16





Um militar português da força nacional destacada no Kosovo morre na sequência de uma prova de aptidão física.









Dia 18





O ator norte-americano Fess Parker, um ícone do cinema nos Estados Unidos por ter encarnado "Davy Crockett", nos anos 1950, morre na sua propriedade de Santa Ynez, na Califórnia.









Dia 19





Morre, aos 66 anos, o fundador do Banif, Horácio Roque, após acidente vascular cerebral (AVC).





Cinco obras de artes de Matisse, Picasso, Braque, Léger e Modigliani, no valor de 500 milhões de euros, são roubadas do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris.









Dia 20





O ex-primeiro ministro nepalês Girija Prasad Koirala, destacado impulsionador do processo de Paz no Nepal, morre aos 85 anos, devido a uma infeção pulmonar.





Morre, aos 57 anos, vítima de doença prolongada, José António Linhares, Presidente do Salgueiros de 1995 a 2004.





O Conselho Ministros aprova decretos de lei que preveem um aumento das taxas de IVA, sobretaxa de IRS, IRC e aplicação do imposto de selo ao crédito ao consumo.









Dia 21





A segunda volta das eleições regionais em França dão vitória retumbante à esquerda. O resultado obrigou Nicolas Sarkozy a remodelar o Governo.





O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, é eleito por unanimidade para a presidência da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, na reunião que decorreu em Ponta Delgada.





A Audiência Nacional espanhola condena a 1040 anos de prisão três etarras pelo envolvimento no atentado de 2006 ao aeroporto de Madrid, que fez 2 mortos.





Moção de censura do PCP ao Governo é rejeitada com votos contra do PS, as abstenções do PSD e CDS e os votos favoráveis do PCP, BE e "Os Verdes".





O Senado dos Estados Unidos aprova um vasto projeto de lei de reforma da regulação do sistema financeiro norte-americano, prioridade legislativa do presidente Barack Obama.





O diretor os serviços de informação norte-americanos, Dennis Blair, demite-se do cargo, tornando-se o primeiro alto responsável do governo de Barack Obama a abandonar funções.









Dia 23





O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulga a reforma do sistema de saúde norte-americano. A medida, considerada histórica, alargou a cobertura de assistência na doença a cerca de 32 milhões de pessoas que estavam excluídas.





Morre o cineasta português José Maria Nunes, considerado "pai" da Escola de Cinema de Barcelona.









Dia 25





O corpo de uma criança desaparecida no Rio Tua, aparece na zona do Cachão. Leandro, de 12 anos, desapareceu no rio Tua a 02 de março, junto ao parque de merendas de Mirandela. O caso foi associado a violência escolar e o afogamento da criança, resultado de uma alegada tentativa de suicídio, a uma consequência de alegadas agressões de que seria frequentemente vítima na escola.





O Parlamento Europeu aprova a nomeação de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu.









Dia 26





Pedro Passos Coelho é eleito líder do PSD, sucedendo a Manuela Ferreira Leite, com 61,06 por cento dos votos.





O juiz conselheiro Bravo Serra é eleito vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, por mais 124 votos do que o juiz conselheiro Orlando Afonso.









Dia 27





A publicação de maior tiragem da imprensa britânica, o "News of the World", declara apoio ao líder conservador, David Cameron, nas próximas eleições, em detrimento do primeiro ministro trabalhista, Gordon Brown.





A Líbia põe fim ao embargo à concessão de vistos aos europeus do espaço Schengen, pouco depois de a União Europeia ter anunciado o levantamento das restrições a cidadãos líbios.





O jornalista, poeta e escritor moçambicano Albino Magaia, que se destacou na luta de libertação de Moçambique, morre aos 63 anos.









Dia 29





Um duplo ataque suicida em hora de ponta mata dezenas de pessoas no Metro de Moscovo. Eram 07:56, na capital russa, quando uma bombista se fez explodir num comboio da linha vermelha, na estação de Lubyanka, causando a morte a 23 pessoas.









Dia 31





O grupo Ongoing assina um acordo para a compra o grupo brasileiro O Dia, tornando-se o terceiro maior grupo de imprensa do Brasil.

__________________________________________________________





ABRIL









Dia 1





Ed Roberts, o criados do computador pessoal, o Altair 8800, morre aos 68 anos.





O presidente do PPM, Nuno da Câmara Pereira, demite-se da liderança do partido monárquico e é substituído pelo primeiro vice-presidente Paulo Estêvão.





O primeiro ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, e o chefe das Forças Armadas, Zamora Induta, são feitos reféns por militares na capital guineense.





O primeiro medicamento de raiz e patente portuguesas, um antiepiléptico da Bial, chega às farmácias, quase um ano depois de aprovado pela Comissão Europeia e após o Governo português ter anunciado a sua comparticipação a 95 por cento.









Dia 2





A situação política na Guiné-Bissau regressa à normalidade, depois de o protagonista da intervenção militar do dia anterior ter pedido desculpa ao primeiro ministro.









Dia 3





O Arcebispo de Canterbury, Roman Williams, chefe dos anglicanos, manifesta "profunda tristeza e arrependimento" e declara que a Igreja Católica da Irlanda "perdeu toda a credibilidade", pelo escândalo de padres pedófilos.









Dia 4





Bombistas suicidas matam 42 pessoas ao fazerem explodir três veículos armadilhados junto às embaixadas do Irão, Egipto, Síria, Alemanha e Espanha em Bagdad.









Dia 5





Entra em vigor o novo código de vistos da União Europeia, que define as condições de emissões dos vistos de curta duração no espaço Schengen, para nacionais de países terceiros.









Dia 6





Fortes chuvadas e intempéries no Rio de Janeiro levam à declaração do estado de calamidade pública.





José Cavaleiro, secretário geral do Comité Paralímpico Português (CPP), morre vítima de doença prolongada.





O ator Corin Redgrave, irmão das atrizes Vanessa e Lynn Redgrave, morre aos 70 anos.





Quase dois anos e meio depois do lançamento, o projeto de rede elétrica inteligente da EDP InovGrid arranca em Évora, cidade "piloto" escolhida para a instalação de 31 mil contadores inteligentes que permitem mais comunicação cliente empresa.









Dia 7





O ator britânico Christopher Cazenove, mais conhecido pelo seu papel de Ben Carrington na série da televisão americana "Dynasty", morre aos 64 anos devido a septicemia.









Dia 8





Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Barack Obama e Dmitri Medvedev respetivamente, acordam na renovação do acordo START, para redução dos arsenais nucleares, e fazem novo aviso o dossier nuclear iraniano.





O Benfica é eliminado da Liga Europa nos quartos de final pelo Liverpool, ao perder em Anfield Road por 4-1.





A cantora cubana Graciela Pérez Grillo, conhecida como a primeira dama do jazz latino, morre em Nova Iorque, aos 94 anos.





O antigo gestor da banda musical Sex Pistols e uma das figuras de referência do movimento Punk, Malcolm McLaren, morre, aos 64 anos.









Dia 9





O presidente da direção regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas, Nélio Freitas, morre com 37 anos, no Hospital dr. Nélio Mendonça, vítima de doença prolongada.





O governo espanhol aprova um pacote de 30 medidas - a quase totalidade das quais acordadas com a oposição -- destinadas a reativar a economia e o emprego, no contexto do combate à crise económica.









Dia 10





Lech Kaczynski, presidente da Polónia, morre em desastre de avião. Às 10:56, quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade com mais 130 pessoas a bordo.









Dia 11





O ex provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, morre, vítima de complicações cardíacas derivadas de enfisema pulmonar. Tinha 69 anos.









Dia 13





O realizador alemão Werner Schroeter, premiado em Berlim e em Veneza, morre aos 65 anos na Alemanha, vítima de doença prolongada.





Morre, aos 84 anos, em Lisboa, o poeta e dramaturgo Jaime Salazar Sampaio.









Dia 14

Gonçalo Cardoso é condenado a 12 anos de prisão efetiva pela prática do crime de homicídio de Nélio Marques, filho do antigo jogador de futebol do Benfica Nelinho.





O baterista norte-americano Steve Reid, que tocou com Miles Davis, Ornette Coleman e Fela Kuti, morre em Nova Iorque, aos 66 anos, vítima de cancro.





Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter atinge a província chinesa de Qinghai, na confluência do Tibete, que fez milhares mortos.









Dia 15





A erupção de um vulcão no sul da Islândia provoca o degelo do glaciar Eyjafjallajokull. Uma enorme nuvem de cinzas causa a maior perturbação no tráfego aéreo na Europa desde os ataques de 11 de setembro de 2001.





Morre, aos 88 anos, o linguista Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, autor de "O Português Fundamental" e de "Português entre as Línguas do Mundo".





O escritor e ativista político cubano Carlos Franqui, importante figura da Revolução Cubana que mais tarde se tornou num dos maiores críticos de Fidel Castro, morre aos 89 anos, em Porto Rico.









Dia 17





O humorista Herman José regressa aos ecrãs de televisão com um "talk-show", na RTP1.





O alpinista português João Garcia atinge, às 09.45 (hora de Lisboa) o cume do Annapurna, de 8091 metros, no Nepal, tornando-se o primeiro português a conseguir chegar ao topo das 14 montanhas do mundo acima dos oito mil metros.





Qimonda/Nanium. Empresa que assimilou cerca de 380 trabalhadores da Qimonda, assina contrato com a Infineon Tecnologies AG para produção de tecnologia pioneira. Segundo a administração, o contrato pode assegurar a sustentabilidade e independência da empresa portuguesa.









Dia 19





O músico norte-americano Guru, uma das referências do aparecimento do hip hop, morre aos 43 anos vítima de cancro.





O vocalista principal da banda Kapa Dêch, uma das mais conhecidas de Moçambique, Tony Django, morre em Maputo.





Rogério Gomes, administrador da Sojormedia Norte, assume, interinamente, a direção do semanário Grande Porto, em substituição de Manuel Queiroz, que assume o cargo de diretor interino do jornal i. Ambos os títulos são detidos pelo grupo Lena Comunicação.





Delphi. No processo de despedimento coletivo iniciado em dezembro de 2009, mais 286 trabalhadores são dispensados da empresa, aos quais se juntará um operário, no dia 30, e mais 27 trabalhadores a 24 de maio. O maior fabricante de calçado fica a laborar apenas com 314 funcionários. Em julho será decretado o fecho da fábrica da Guarda para o dia 31 de dezembro.









Dia 20





Uma explosão e consequente afundamento da plataforma petrolífera Deep Water Horizon da BP, no Golfo do México, dá origem a uma das maiores catástrofes ambientais de sempre. Causa 11 mortos, vários desaparecidos e a maior mancha de petróleo da história dos Estados Unidos.





O Sporting anuncia a contratação do treinador Paulo Sérgio por duas épocas, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).









Dia 21





O espanhol Juan António Samaranch, que liderou o Comité Olímpico Internacional (COI) entre 1980 a 2001, morre em Barcelona, aos 89 anos.





Morre o jornalista e repórter Fernando Laidley, aos 93 anos, vítima de doença prolongada. Laidley ficou conhecido por ter sido o primeiro português a dar a volta a África de automóvel.





Rogério Gomes, administrador da Sojormedia Norte, assume interinamente a direção do semanário Grande Porto, em substituição de Manuel Queiroz.









Dia 22





A cerca de dois meses de a Bélgica assumir a presidência rotativa da União Europeia, o Governo belga apresenta a demissão, mergulhando o país em mais uma crise política interna.





A judoca portuguesa Telma Monteiro conquista a medalha de bronze na categoria de 57 quilogramas dos Europeus de Viena, ao vencer a holandesa Juul Franssen por ippon.





Carlos Costa é nomeado para substituir Vítor Constâncio no cargo de governador do Banco de Portugal.









Dia 23





Depois de cinco meses de subida ininterrupta dos custos de financiamento, a Grécia pediu ajuda ao FMI e à União Europeia, no valor de 110 mil milhões de euros.





Dia 24





A equipa de Direito sagra-se bicampeã nacional de râguebi ao derrotar, na final do campeonato, a formação de Agronomia, por 22-12, no Estádio Nacional, em Lisboa.









Dia 25





O Benfica conquista, pela primeira vez na sua história, a Taça UEFA de futsal, ao bater na final os detentores do título, os espanhóis do Interviu Madrid, por 3-2, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.









Dia 27





O jornalista e antigo diretor da Volta a Portugal em bicicleta Serafim Ferreira morre, aos 68 anos, vítima de cancro.









Dia 28





O antigo futebolista João Morais, autor do golo que deu a Taça das Taças ao Sporting em 1964, morre, no Porto, aos 75 anos.

__________________________________________________________









MAIO









Dia 1





O filme "Go Get Some Rosemary", dos irmãos norte-americanos Ben e Josh Safdie, conquista o Grande Prémio Cidade de Lisboa, na sétima edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente.









Dia 2





Os ministros das Finanças da Zona Euro aprovam um plano de ajuda à Grécia no valor de 110 mil milhões de euros, ao longo de três anos, cabendo 80 mil milhões aos Estados-membros da Zona Euro e o restante ao Fundo Monetário Internacional. Em 11 anos de história da moeda única europeia foi a primeira vez que um estado membro teve de ser salvo da bancarrota pela incapacidade de refinanciar a sua dívida nos mercados internacionais.





A atriz Lynn Redgrave, irmã de Vanessa Redgrave, que se tornou famosa em 1960 com "Georgy Girl" e que mais tarde dramatizou o seu passado complicado em "Shakespeare for My father" e "Nightingale", morre aos 67 anos.









Dia 3





Portugal assume formalmente a coordenação do Gabinete de Apoio ao Orçamento (GAO) em Cabo Verde, que junta as principais instituições e organizações internacionais na análise macroeconómica do arquipélago.





A deputada socialista Inês de Medeiros comunica ao presidente da Assembleia da República que prescinde da comparticipação nas despesas de deslocação a Paris.





O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e os restantes 26 membros do seu novo executivo prestam juramento perante o Tribunal de Justiça da União Europeia, numa cerimónia realizada na sede desta instituição, no Luxemburgo.





O fundador e ex-diretor do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Ramiro Ladeiro Monteiro, morre aos 79 anos, vítima de doença prolongada.





O Prémio Secil de Engenharia Civil 2009 é atribuído ao engenheiro Fernando Silveira Ramos pelo Molhe Norte da Barra do Douro, uma obra que suscitou polémica no grande Porto.









Dia 4





Manuel Alegre apresenta formalmente a candidatura presidencial em Ponta Delgada, Açores, assegurando que é uma iniciativa "supra partidária, mas não neutra" que surge pela "convicção" de que o país necessita do seu contributo.





O tribunal administrativo dá razão à Entidade Reguladora para a Comunicação Social na sua decisão de excluir a candidatura da Telecinco ao quinto canal de sinal aberto, desbloqueando um processo suspenso há mais de um ano.





A japonesa Kama Chinen, tomada como a pessoa mais velha do mundo, morre uma semana antes de completar 115 anos, depois de ter vivido em três séculos diferentes.





Os trabalhadores da Rohde votam o encerramento da fábrica que era a maior empregadora da indústria do calçado em Portugal.





O tribunal considera "inútil" o julgamento de Carmona Rodrigues e de outros antigos responsáveis da Câmara de Lisboa, envolvidos na permuta de terrenos da Feira Popular e do Parque Mayer com o grupo Bragaparques.





Um quadro de Picasso, "Desnudo, hojas verdes y busto" (1932), bate o recorde mundial num leilão realizado, sendo vendido por 106,4 milhões de dólares (81 milhões de euros) na Christie's de Nova Iorque.









Dia 5





Morre, aos 58 anos, o presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, depois de estar desaparecido da cena política há vários meses, por problemas cardíacos.





José Mourinho junta mais um título ao currículo, ao vencer a Taça de Itália, depois do Inter de Milão bater a Roma por 1-0, no Estádio Olímpico da capital italiana.





O Senado dos Estados Unidos aprova a decisão de os contribuintes não suportarem as perdas associadas a futuras falências de grandes empresas financeiras.





A meio-soprano Giulietta Simionato, uma das grandes vozes do canto lírico italiano e a presidente da Associação Maria Callas, morre em Roma, aos 99 anos, a uma semana de completar um século de vida.





A agência de notação financeira Moody's diz que poderá voltar a baixar "um ou dois níveis" o "rating" da dívida portuguesa.









Dia 6





O Olympique de Marselha sagra-se virtual campeão francês de futebol, pela nona vez, 18 anos depois da última conquista, ao bater o Rennes, por 3-1.





A Bolsa dos EUA entra em pânico, registando a maior queda intradiária em 23 anos. Os "reports" das agências de notação financeira sobre as economias europeias e a velocidade e o peso das operações computorizadas na praça norte-americana determinam a queda.





O dirigente socialista Ascenso Simões demite-se da direção do PS ao ser nomeado para a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.





O Parlamento aprova as propostas do Governo para a introdução de uma taxa de 45 por cento do IRS para rendimentos superiores a 150 mil euros anuais e a tributação das mais valias mobiliárias a 20 por cento.





Eleições britânicas dão a vitória aos Conservadores de David Cameron. Resultados apontam para um governo de coligação. Os liberais democratas de Nick Clegg entram no número 10 de Downing Street, pela primeira vez.









Dia 8





Toma posse Laura Chinchilla, a primeira mulher a ser eleita presidente na Costa Rica.





O Belenenses conquista a 13.ª edição da Taça de Portugal em futsal, depois de vencer na final a equipa do Benfica, por 2-1, após prolongamento.





A Organização de Libertação da Palestina (OLP) aprova o lançamento de negociações indiretas com Israel, mediadas pelos Estados Unidos, para relançar o processo de paz na região, interrompido desde o fim de 2008.





Um tribunal militar venezuelano inabilita politicamente e condena a sete anos e 11 meses de prisão o ex-ministro da Defesa Raúl Isaías Baduel por subtração de fundos públicos, abuso de autoridade e delito contra o decoro militar.





O Bayern de Munique sagra-se oficialmente campeão da Alemanha em futebol, pela 22.ª vez na história, ao bater em Berlim o Hertha por 3-1.





Paulo Morgado de Carvalho cumpre o seu último dia de trabalho como Inspetor Geral do Trabalho.









Dia 9





O Barcelona vence, pela segunda vez na sua história, a Euroliga de basquetebol, após derrotar na final, disputada em Paris, os gregos do Olympiacos, por 86-68.





O Benfica sagra-se campeão nacional de futebol pela 32.ª vez, após vencer o Rio Ave, por 2-1, na 30.ª jornada.





Alberto Montañes revalida o título de campeão do Estoril Open, ao bater Frederico Gil, o primeiro português a alcançar uma final de um torneio ATP.









Dia 11





O Papa Bento XVI chega a Portugal onde inicia uma visita de quatro dias.





O presidente francês, Nicolas Sarkozy, inaugura o Centro Pompidou de Metz, no Leste de França, com 780 obras do séc. XX.





A Portugal Telecom (PT) recebe uma "oferta não solicitada, vinculativa e incondicional" da espanhola Telefónica SA para a "aquisição da sua participação de 50 por cento no capital da Brasilcel", que integra a Vivo. A oferta é válida até 06 de junho de 2010.









Dia 13





O Governo aprova em Conselho de Ministros as medidas do Plano de Estabilidade de Crescimento (PECII).





O primeiro conselho de ministros do governo britânico de coligação decide que os membros do executivo tenham uma redução de cinco por cento do salário. Um plano de austeridade com a proposta de orçamento será apresentada na Câmara dos Comuns até ao fim do mês.





O canadiano Charlie Francis, treinador que ganhou notoriedade por ser o responsável pela dopagem sistemática do velocista Ben Johnson, morre em Toronto, aos 61 anos.









Dia 14





Morre, aos 66 anos, o fiscalista, professor universitário, comentador político e jurisconsulto José Luís Saldanha Sanches.





Paulo Sérgio é apresentado como novo treinador do Sporting.





Portugal e Espanha entregam na FIFA o livro da candidatura conjunta ao Mundial de 2018 e 2022 de futebol.





O pleno do Conselho Geral do Poder Judicial espanhol acorda suspender cautelarmente, das suas funções, o juiz da Audiência Nacional Baltasar Garzón. Em causa, as investigações de Garzón aos crimes da ditadura espanhola de Francisco Franco (1939-75), que a extrema direita entende como violação da lei da amnistia, em que assentou o período de transição.









Dia 15





O FC Porto revalida o título nacional de andebol masculino, ao vencer em casa do ABC de Braga por 37-25.





A australiana Jessica Watson, de 16 anos, chega a Sydney, tornando-se o navegador mais jovem a dar a volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência.









Dia 16





Morre, aos 67 anos, Ronnie James Dio, músico de heavy metal que substituiu Ozzy Osbourne à frente dos Black Sabbath.





O FC Porto conquista da Taça de Portugal de futebol ao vencer o Desportivo de Chaves, por 2-1.





O Barcelona revalida o título espanhol de futebol, ao receber e golear o Valladolid por 4-0.





O Inter de Milão, orientado por José Mourinho, conquista o quinto título consecutivo ao vencer o Siena, por 1-0.





O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, é ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao negócio PT/TVI, extraordinariamente a um domingo, por motivos de agenda pessoal.









Dia 22

José Mourinho vence a Liga dos Campeões ao serviço do Inter de Milão, ao bater o Bayern Munique por 2-0, em Madrid.









Dia 23





Marcelo Rebelo de Sousa regressa aos comentários na TVI.





O ex-presidente norte-americano Bill Clinton saiu ileso de um acidente rodoviário quando se dirigia para a Universidad de Yale, em New Haven, Estado de Connecticut, para pronunciar o discurso de fim de curso na faculdade de Direito.





A British Petroleum (BP) aceita pagar uma indemnização de 75 milhões de dólares (60 milhões de euros) pelo derrame no Golfo do México, garante o secretário de Estado norte-americano do Interior, Ken Salazar.





O Grande Prémio do 63.º Festival de cinema de Cannes é atribuído ao francês Xavier Beauvois pelo filme "Des hommes et des dieux", uma película que retrata o assassínio de sete monges cistercienses franceses de Tibéhirine, na Argélia, em 1996.





A nave espacial norte-americana Atlantis solta amarras da Estação Espacial Internacional (ISS), depois de concluir a sua última missão no espaço.





O cantor português Beto, de 43 anos, morre em Torres Vedras, vítima de um acidente vascular cerebral.









Dia 31





José Mourinho é apresentado oficialmente como novo técnico do Real Madrid.





Israel ataca navios turcos de ajuda humanitária para Gaza, matando ativistas.





Morre o compositor argentino Ruben Jurez, 63 anos, intérprete de bandonéon, cantor e escritor de canções, um dos mais genuínos autores do tango, na senda de Aníbal Troilo e Astor Piazzolla.

__________________________________________________________









JUNHO





Dia 1





Entram em vigor as novas taxas de IRS





É inaugurada a sala DIAP Júnior, para audição das crianças que são abusadas sexualmente.





Vítor Constâncio inicia funções como vice-presidente do Banco Central Europeu.





Telefónica espanhola sobe oferta de 5,7 mil milhões de euros para os 6,5 mil milhões, pela participação da PT na Vivo brasileira. A administração reúne-se de emergência. Assembleia geral extraordinária é convocada para 30 de junho. Mercado admite subida da oferta da Telefónica aos 7,5 mil milhões de euros, para a conclusão da operação.









Dia 2





Morre, aos 84 anos, vítima de doença prolongada, o almirante Rosa Coutinho, membro da Junta de Salvação Nacional, constituída a 25 de abril de 1974, e membro do antigo Conselho da Revolução.









Dia 3





Morre, aos 66 anos, o escritor e jornalista João Aguiar, autor de "A Voz dos Deuses" e de "O Priorado do Cifrão".









Dia 4





André Villas-Boas é apresentado como treinador do FC Porto.









Dia 5





Entra em vigor a Lei 9/2010 que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo (publicado em 31.05.10)









Dia 7





Carlos Costa toma posse como governador do Banco de Portugal.





Realiza-se o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, às 09:42, na 7.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa. Helena Paixão, de 40 anos, e Teresa Pires, de 33, tornaram-se cônjuges durante uma cerimónia com ampla cobertura mediática.









Dia 8





Morre, aos 87 anos, o poeta, ensaísta e dramaturgo António Manuel do Couto Viana.





É encontrado o corpo de Carina Ferreira, de 21 anos, a jovem desaparecida desde 01 de maio. O corpo é localizado dentro da viatura que a jovem conduzia, ainda preso ao cinto de segurança. O acidente ocorreu por despiste do veículo, perto do Km 99 da A24, no sentido Lamego/Régua. A autópsia confirmou a tese de acidente, tendo Carina falecido em resultado de uma fratura extensa na zona cervical. O uso do telemóvel pode ter estado na origem de uma distração na condução.









Dia 9





Três pessoas morrem, trucidadas por um comboio Sud Express, na Linha do Norte, junto da Estação de Riachos, Torres Novas. Duas das vítimas, um homem e uma mulher, de 70 anos, eram irmãos, e a terceira vítima, um homem de 38 anos, era o funcionário da REFER que tentou acudir o casal de idosos que falava no meio da linha.









Dia 12





A pouco menos de um mês de conhecer o veredito do Tribunal no processo Casa Pia, Carlos Cruz lança uma página na internet -- www.processocarloscruz.com -- onde colocou todo o processo e responde às dúvidas dos cidadãos.





O Parlamento islandês, o Althingi, aprova, com 49 votos a favor e nenhum contra, uma lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Islândia passa a ser o nono país a permitir o casamento homossexual, depois da Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, América do Sul, Noruega, Suécia e Portugal.





Morre em Peniche, com 88 anos, monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, pároco emérito cuja ação social marcou o concelho durante mais de 60 anos.





O maior radiotelescópio do mundo, o LOFAR, é inaugurado perto de Assen, na província de Drenthe, nordeste da Holanda.









Dia 13

O empresário Sandro Rosell é eleito presidente do FC Barcelona, para um mandato de seis anos, substituindo Joan Laporta, ao conseguir 61,35 por cento dos votos.





Luiz Felipe Scolari, ex-selecionador de futebol de Portugal, é anunciado como novo treinador do Palmeiras, do Brasil.





O clube turco Besiktas anuncia a contratação do futebolista internacional português Ricardo Quaresma, que alinhava no Inter de Milão.





O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializa o nome de Dilma Rousseff como candidata à Presidência do Brasil, numa convenção que contou com a presença do presidente Lula da Silva.









Dia 15

António Guterres inicia o segundo mandato de cinco anos na liderança do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), depois de o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, ter proposto a sua recondução no cargo.









Dia 16

Entra em vigor a nova taxa de IRS a 45 por cento para rendimentos anuais superiores a 150 mil euros.









Dia 18

Morre, aos 87 anos, o escritor José Saramago, Nobel da Literatura.









Dia 19

O antigo primeiro ministro francês Dominique de Villepin lança em Paris o seu movimento político República Solidária, que se pretende como "alternativa" à atual maioria gaulista liderada pelo Presidente da República.









Dia 22





O ex-ministro português da Economia Manuel Pinho é nomeado presidente do Conselho de Administração da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.









Dia 23





Doze pessoas, com idades entre os 12 e os 50 anos, morrem trucidadas por um comboio, no apeadeiro da praia de Castelldefels, arredores de Barcelona.





José Manuel Barroso é eleito para presidir à agência europeia de fotografia (EPA), tornando-se o primeiro jornalista português a presidir ao organismo.









Dia 25





Morre, aos 66 anos, o músico Pete Quaife, baixista fundador da histórica banda britânica The Kinks, os criadores de "Sunny aftermoon" e "Waterloo sunset", nos anos de 1960.









Dia 27





Morre, aos 69 anos, o ator Luís Zagallo.









Dia 28





O Presidente da República dá 'luz verde' ao pacote de medidas de austeridade, entre as quais se encontram o aumento de um por cento em todas as taxas de IVA e ainda as subidas do IRS (retroativa ao início do ano, através da cobrança do adicional de 1 ou 1,5%).





Morre, aos 77 anos, o dramaturgo, poeta, crítico, ensaísta e artista plástico Jorge Guimarães.





Morre, aos 92 anos, Robert Byrd, congressista e senador de maior longevidade na história dos Estados Unidos, que passou do Ku Klux Klan para as fileiras democráticas, apoiando a guerra do Vietname e opondo-se à do Iraque.









Dia 29





O jornal 24 Horas sai para as bancas pela última vez.





A seleção nacional de futebol é eliminada nos oitavos de final do Campeonato do Mundo ao ser derrotada pela Espanha por uma bola a zero.





O Ministério da Educação e a Associação Nacional de Municípios assinam um protocolo de acordo relativo ao fecho de escolas com menos de 21 alunos.





China e Taiwan assinam um acordo comercial, considerado histórico, por ser o primeiro com sinal de reatamento de relações, entre o continente e a ilha, depois de 60 anos.









Dia 30





O jornal gratuito Global Notícias sai pela última vez.





Toma posse o novo Presidente filipino, Benigno Aquino.





Cerca de três mil jovens licenciados iniciam estágios na Função Pública, ao abrigo de "um programa inédito de estágios".





O Estado português usa a "golden share" da PT para impedir a venda da participação que o grupo de comunicações detém na brasileira Vivo à Telefónica espanhola, contrariando a vontade da maioria dos acionistas da empresa.

__________________________________________________________









JULHO









Dia 1





A Bélgica assume a presidência semestral da União Europeia.









Dia 2





Morre, aos 67 anos, Félix Pons, figura destacada do PSOE, presidente do Congresso (1986/1996) e ministro espanhol da Administração Interna (1985).





Morre, aos 56 anos, Mahfoud Ali Beiba, secretário geral adjunto da Frente Polisário e presidente do Parlamento saaraui.









Dia 3





Morre, aos 73 anos, Abu Daoud (ou Mohammed Oudeh, verdadeiro nome), professor de matemática e posteriormente advogado, considerado um dos cérebros do massacre da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.









Dia 4





Morre, aos 75 anos, Ayatollah Fadlallah, líder xiita do Líbano, mentor do Hezbollah, inimigo dos Estados Unidos e ex-apoiante da revolução islâmica iraniana. Promoveu a emancipação das mulheres e opôs-se aos crimes de honra.









Dia 5





João Moutinho realiza o primeiro treino no FC Porto.









Dia 6





Morre, aos 89 anos, a escritora Matilde Rosa Araújo, autora do "Cantar da Tila", renovadora da literatura infantil, defensora dos direitos da criança e fundadora da secção portuguesa da Unicef. Licenciada em Filologia Românica, foi professora no ensino secundário.





Jorge Humberto Fagundes, advogado de presos políticos durante a ditadura, morre aos 74 anos. Militou no MDP e aderiu, em 1974, ao partido da esquerda radical PRP/BR, ao lado de Isabel do Carmo.





Morre, aos 85 anos, Rudolf Leopold, médico oftalmologista e famoso colecionador de arte austríaco, considerado o descobridor e grande especialista de Egon Schiele (pintor austríaco ligado ao movimento expressionista).









Dia 8





Tribunal de Justiça da UE considera não justificadas as "restrições" no capital da Portugal Telecom , resultantes da "golden share" do Estado, dando razão à Comissão Europeia.









Dia 9





O texto final da comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o sistema de identificação eletrónica de veículos e o "chip" de matrícula é aprovado em votação final global.





O Parlamento aprova o alargamento das férias judiciais entre 15 de julho e 31 de agosto.





O diretor geral das Artes, Jorge Barreto Xavier, demite-se do cargo alegando "divergência" com a ministra da Cultura "sobre o modo de desenvolvimento das políticas de apoio às artes".









Dia 10





O parlamentar grego Petros Efthumiou é eleito presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE, sucedendo no cargo ao português João Soares.









Dia 11





A Espanha sagra-se campeã mundial de futebol, pela primeira vez, ao vencer a Holanda na final por uma bola a zero.





A seleção portuguesa de râguebi, variante de sete, sagra-se, pela sétima vez, campeã da Europa, ao derrotar na final a França por 12-05.





Atentado à bomba, no Uganda, faz 74 mortos e é reivindicado pelo grupo islamita somali al-Shabaab, com ligações à Al-Qaeda.





Eclipse solar, visto do sul do oceano Pacífico e de parte do extremo sul da América do Sul. O eclipse foi total nas Ilhas Cook, na Polinésia Francesa, na Ilha da Páscoa e no extremo sul do Chile e da Argentina. Não foi visível no hemisfério norte.









Dia 12





A permuta de terrenos do Parque Mayer com os da antiga Feira Popular, em Entrecampos, Lisboa, é anulada pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa (TACL). O negócio tinha sido celebrado em 2005, entre a Bragaparques e a Câmara Municipal de Lisboa.





O realizador de cinema Roman Polanski, em prisão domiciliária desde 04 de dezembro de 2009, é libertado. A justiça suíça rejeita o pedido de extradição para os EUA, no âmbito do mandado de captura emitido em 1978 pela justiça norte-americana, na sequência de um alegado caso de abuso sexual de uma menor de 13 anos, por parte de Polanski.





O Ministério da Cultura nomeia João Aidos para diretor geral das Artes, após a demissão de Jorge Barreto Xavier.





Morre, aos 81 anos, o fiscalista Rogério Fernandes Ferreira. Participou em várias reformas setoriais, tendo sido defensor do fim das distinções no IRS, catedrático do ISEG que leccionou ainda na Universidade Católica, Nova e ISG, e colaborador permanente do Semanário Sol.





Morre, aos 70 anos, o autor de banda desenhada norte-americano Hervey Pekar, conhecido pela série autobiográfica de uma vida banal "American Splendor", levada ao cinema em 2003.





Morre, aos 87 anos, Cesare Siepi, destacado baixo da ópera italiana, preferido do maestro Toscanini e referência na interpretação do personagem Don Giovanni de Mozart.









Dia 13





A Assembleia Nacional francesa aprova, por larga maioria, o projeto de lei que proíbe o uso do véu islâmico integral em espaços públicos.









Dia 14





Morre Charles Mackerras, 84 anos, maestro australiano que dirigiu a orquestra da BBC, a English National Opera e a Sinfónica de Sidney, pioneiro na modernização da interpretação das épocas barroca e clássica, um dos grandes regentes do século XX, intérprete privilegiado de Mozart e Beethoven, nas últimas cinco décadas, divulgador dos compositores checos como Dvorak ou Janacek. Entre os últimos discos do maestro contam-se os Concertos para piano e orquestra de Beethoven, gravados com o português Artur Pizarro, como solista.









Dia 15





A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) condena nove ex-administradores do BCP a coimas de 4,325 milhões de euros por informação falsa ao mercado, noticiou a Lusa. Jardim Gonçalves tem a multa mais elevada (1 milhão de euros) e fica inibido de exercer actividade bancária por cinco anos. Paulo Teixeira Pinto paga 200 mil euros e fica um ano inibido.









Dia 16





O presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, é eleito responsável máximo do Comité de Reguladores Europeus.





José Mourinho orienta, pela primeira vez, um treino da equipa do Real Madrid.





Pelo menos 43 pessoas, incluindo quatro norte-americanos e vários estrangeiros de países asiáticos, morrem no incêndio num hotel de Suleimaniyeh, no norte do Iraque.









Dia 17





Morre, aos 63 anos, Bernard Giraudeau, ator francês, cineasta, escritor e marinheiro que contracenou com Jean Gabin e Alain Delon em "Dois Homens na Cidade" (1973), trabalhando depois com realizadores como Etore Scola, Pinoteau ou Patrice Leconte.









Dia 19





Morre, aos 85 anos, o australiano David Warren, inventor da caixa negra dos aviões que regista toda a atividade da navegação, após a morte do pai num acidente aéreo.





Morre, aos 65 anos, Stephen Schneider, pioneiro dos estudos de climatologia, fundador da revista "Climate Change", académico, consultor da Casa Branca desde a presidência de Richard Nixon, membro, com Al Gore, do "Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU", que recebeu o Nobel da Paz de 2007.





Morre, aos 81 anos, Cécile Aubry, atriz francesa famosa na década de 50, que posteriormente se tornou escritora de livros infantis que adaptou à televisão.





Dia 20





Morre, aos 18 anos, Tiago Alves, judoca internacional português. Competia na categoria de 66 quilos e foi medalha de bronze na Taça da Europa de Esperanças que decorreu na Estónia em Abril de 2010, onde se qualificou para os campeonatos europeus e mundiais.





Morre, aos 83 anos, o jornalista Américo Saraiva Mendes, crítico tauromáquico e um dos fundadores do Correio da Manhã.





Morre, aos 60 anos, Simon Stanciu Syrinx, músico romeno especialista na flauta de pã, instrumento para que compôs e adaptou numerosas obras, e cuja música foi incluída pelo realizador francês Jean-Jacques Annaud em "A Guerra do Fogo" (1981).





Dia 22





Entra em vigor o novo regime excecional de contratação de médicos reformados, que define as condições em que podem ser contratados e trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.





O Tribunal Internacional de Justiça de Haia considera, através de parecer consultivo, que a independência do Kosovo "não viola o direito internacional geral".





A 4.ª Vara Criminal do Porto condena a prisão efetiva, com penas que oscilam entre os quatro anos e meio e os nove meses de cadeia, treze dos quinze arguidos "Gangue de Valbom". A acusação incluía roubo de objetos de ouro e prata a ourives e em ourivesarias, quantias em dinheiro e roubo de veículos pelo método de carjacking.





É aprovado no Parlamento o texto final relativo aos projetos do PSD e do PCP sobre as férias judiciais, com os votos a favor de todas as bancadas, menos a do PS. O texto estipula que as férias judiciais decorrem de 22 de dezembro a 3 de janeiro, de domingo de Ramos à segunda feira de Páscoa e de 16 de julho a 31 de agosto.





Morre, aos 62 anos, o jornalista e político açoriano Jorge Cabral. Foi diretor do Correio dos Açores e deputado autonómico do PSD.





Dia 23





Morre, aos 74 anos, o socialista Ladislau Teles Bota, primeiro presidente da Câmara de Santarém eleito a seguir ao 25 de Abril e sucessivamente reeleito até abandonar o cargo (1977/1992).





São apresentados os testes de stress da banca europeia. A solidez das quatro instituições financeiras portuguesas (BCP, BPI, CGD e Espírito Santo Financial Group) foi avaliada com nota positiva.





Dia 24





É inaugurado o Centro de Alto Rendimento do Jamor. A nave para treino, construída na pista n.º 2 do Estádio Nacional, contempla a pista coberta, a remodelação das pistas principal e n.º2, uma nova pista de crosse, uma sala de musculação, balneários, um gabinete médico e outras salas dedicadas à fisioterapia, psicologia e recuperação física.





Dia 25





Portugal conquista o Mundial Universitário de Râguebi de Sevens, no Estádio do Bessa, no Porto, ao vencer a congénere russa por 35-27.





Morre, aos 78 anos, Almeida e Costa, antigo governador de Macau (134.º Governador de Macau, entre junho de 1981 e maio de 1986), após doença prolongada. Fernando Vasco Leote de Almeida e Costa nasceu em 1932. Foi ministro da Administração Interna durante o governo de Pinheiro de Azevedo, de setembro de 1975 a julho de 1976. Em 23 de junho de 1976, tornou-se primeiro ministro interino depois de Pinheiro de Azevedo ter sofrido um ataque cardíaco.





Dia 27





Diego Maradona deixa de ser selecionador da Argentina, por decisão da Associação de Futebol da Argentina.





A juíza do 5.º juízo do Tribunal de Instrução Criminal decide que Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Cristopher de Beck e António Rodrigues vão responder pelos crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos, tendo caído a acusação de burla qualificada.





Português João Vieira conquista, em Barcelona, a medalha de bronze dos Europeus de atletismo ao ar livre nos 20 quilómetros marcha.





Termina o segredo de Justiça do processo Freeport. Charles Smith e Manuel Pedro são acusados de extorsão, sendo os outros cinco arguidos do processo ilibados.





Morre, aos 88 anos, Theo Albrecht, dono de uma das maiores fortunas do mundo e um dos proprietários, a par do irmão, da cadeia de supermercados Aldi que domina o mercado alemão e que teve origem na mercearia da mãe de ambos.









Dia 28





O conselho de administração da Portugal Telecom chega a acordo com a Telefónica para a compra da Vivo. Decide ainda manter a presença no mercado brasileiro com a entrada no capital da Oi com uma participação de 22,4 por cento. A venda da Vivo é concretizada por um valor total de 7,5 mil milhões de euros. A entrada no capital da Oi, para uma parceria estratégica, representa um investimento máximo de 8,4 mil milhões de reais (3,7 mil milhões euros), implicando uma participação direta e indireta de 22,38 por cento. A PT terá ainda uma participação na gestão da Telemar Participações e das subsidiárias, nomeando dois administradores.





Um avião da companhia Airblue que transportava 152 passageiros, despenha-se no Paquistão, nas imediações de Islamabad, quando fazia a ligação entre Karachi e a capital paquistanesa sob chuvas fortes e nevoeiro.





Naide Gomes conquista a medalha de prata na prova de salto em comprimento no Campeonato da Europa de Atletismo, ao saltar 6,92 metros.





Dia 29





O ator António Feio morre, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado. Tinha 55 anos.





A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) considera que não ficou demonstrado que a decisão da TVI de suspender o Jornal Nacional de Sexta tenha sido determinada por interferências políticas, mas sim por influência dos administradores da Media Capital.





A Igreja Universal do Reino de Deus inaugura, no Porto, a primeira catedral construída de raiz em Portugal.





Morre, aos 92 anos, Bernie West, guionista e produtor de séries televisivas como "Família às Direitas" e "Jeffersons".





Dia 30





A dupla Fernando Pimenta/João Ribeiro sagra-se campeã da Europa sub-23 de canoagem, enquanto o K1 500 Teresa Portela e o K2 Teresa Portela/Joana Vasconcelos conquistaram a prata em Moscovo, Rússia.





É inaugurado o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, 15 anos após os protestos de ambientalistas e especialistas em arte rupestre que ditaram a suspensão, pelo governo socialista presidido por António Guterres, da construção da barragem.









Dia 31





Chelsea Clinton, a única filha de Hillary e Bill Clinton, casa-se em Rhinebeck, a norte de Nova Iorque, com Marc Mezvinsky, um investidor bancário de 32 anos.





Morre, aos 68 anos, vítima de cancro, Tom Mankiewicz, realizador e argumentista norte-americano, autor de argumentos para a saga "James Bond" e de "Super-Homem".





Morre, aos 96 anos, Suso Cecchi d'Amico, dita a "rainha dos argumentistas", figura fundamental do cinema italiano do pós-guerra e do movimento neo-realista, que assinou obras de Visconti, Rosselllini e De Sica. Em 1994, recebeu o Leão de Ouro de homenagem à carreira no Festival de Veneza.

__________________________________________________________









AGOSTO









Dia 1





O maestro Martin André inicia funções como diretor artístico do Teatro Nacional de S. Carlos





A Holanda retira as suas tropas do Afeganistão (onde há nove anos os aliados combatem os talibãs e a Al-Qaeda) tornando-se o primeiro país membro da NATO a fazê-lo.





Entra em vigor a convenção internacional que proíbe a produção, uso, armazenamento e transporte de bombas de fragmentação.





Sara Moreira conquista a medalha de bronze dos 5000 metros no Campeonato da Europa de Atletismo, que decorreu em Barcelona (Espanha).





Morre, aos 111 anos, Maria Virgínia Pestana. Foi membro da primeira turma de mulheres a entrar no ensino superior português, em 1917, e fundadora da primeira república estudantil feminina de Coimbra. Viúva de Ernesto Pestana, governador civil de Coimbra nos anos 50.





Dia 2





Morre, aos 58 anos, Mário Bettencourt Resendes, jornalista, comentador, provedor do leitor do Diário de Notícias à data da sua morte.





Dia 3





Morre Elvira Sellerio, editora italiana, fundadora da prestigiada editora com o mesmo nome, em Palermo, na Sicília, aos 74 anos.





Dia 4





As trabalhadoras independentes e os respetivos parceiros passam a estar formalmente abrangidos pelo direito à licença por maternidade, com a entrada em vigor da diretiva (lei europeia) 2010/41/UE.





Morre, aos 72 anos, Orlando Worm, desenhador de luz, diretor técnico e fundador da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.





Dia 6





O historiador de origem britânica Tony Judt morre em Nova Iorque. Tinha 62 anos. É o autor da "História da Europa do Pós Guerra", de "O Século XX Esquecido" e de "Um Tratado dos Nossos Atuais Descontentamentos", obras editadas em Portugal pelas Edições 70/Almedina.





Dia 7





O FC Porto vence a Supertaça Cândido Oliveira no Estádio de Aveiro, ao derrotar o Benfica por 2-0.





Toma posse o novo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.





Dia 8





Morre, aos 84 anos, vítima de cancro no pulmão, a atriz norte-americana Patricia Neal, protagonista de "Vontade Indómita", de King Vidor, com Gregory Peck.





Dia 9





A primeira polícia municipal dos Açores, formalmente criada em fevereiro de 2009, inicia a patrulha das ruas da cidade de Ponta Delgada.





Dia 10





A Organização Mundial de Saúde (OMS) comunica o fim da primeira pandemia de gripe do século XXI. A gripe A (H1N1) causou 18 500 mortos em todo o mundo desde que foi descoberta em abril de 2009, disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan.





O checo Radomir Simunek, antigo campeão mundial de ciclocrosse, morre aos 48 anos em Kamenice, arredores de Praga, na sequência de doença.





O antigo velocista norte-americano Antonio Pettigrew, desapossado da medalha de ouro olímpica das estafetas 4x400 metros de Sidnei2000 após confessar recurso a doping, é encontrado morto.





O antigo senador republicano e político mais conhecido do Alasca, Ted Stevens, de 86 anos, morre vítima da queda de uma avioneta privada que se despenhou numa região próxima da localidade de Dillingham, no sudoeste daquele remoto estado norte-americano, e que por causa do mau tempo permaneceu inacessível às equipas de resgate e socorro de emergência durante mais de 12 horas.





Dia 11





David L. Wolper, produtor de filmes e séries, com destaque para a série "Raízes" de 1977, morre aos 82 anos em casa, em Beverly Hills.





O escritor António Pocinho, de 52 anos, morre em Tomar.





Dia 12





Entra em vigor a lei que obriga o pão português a conter menos sal.





Ruy Duarte de Carvalho, escritor, poeta, cineasta, artista plástico, ensaísta e antropólogo é encontrado morto na sua casa na Namíbia. Tinha 69 anos. Nasceu em Portugal, naturalizou-se angolano em 1975.





Dia 13





O pintor, escultor e poeta Figueiredo Sobral, morre no Hospital de S. José, em Lisboa, aos 84 anos.





O general Alberto Müller Rojas, de 75 anos, um dos ícones da revolução boliviana e homem de confiança do presidente Hugo Chávez, morre vítima de doença prolongada.





Dia 14





O Museu da Arte Islâmica do Cairo, o maior do mundo, é inaugurado após oito anos de restauro.





Patrice Emery Trovoada, eleito primeiro ministro nas eleições de 01 de agosto, toma posse juntamente com os 10 ministros e um secretário de estado.





A cantora e compositora de jazz Abbey Lincoln morre em Nova Iorque, aos 80 anos.





Dia 15





Ciclismo: termina a 72.ª edição da Volta a Portugal, com a vitória do espanhol David Blanco.





Dia 17

Morre Francesco Cossiga, antigo presidente italiano, aos 82 anos devido a problemas cardíacos e respiratórios.





Morre Ludvik Kundera, poeta, dramaturgo e tradutor checo, membro da vanguarda literária que se notabilizou pela poesia surrealista, aos 90 anos.





Mário Machado, dirigente da Frente Nacional (FN), movimento conotado com a extrema direita, é condenado a sete anos e dois meses de prisão efetiva por crimes de coação, roubo, sequestro e posse ilegal de arma.





Dia 18





O Ministério da Educação divulga a lista de 701 escolas do primeiro ciclo que fecham portas.





Dia 19





A última brigada de combate norte-americana retira-se do Iraque, quase sete anos e meio após a invasão do país para derrubar Saddam Hussein.





A direção da Federação Portuguesa de Futebol decide aceitar a decisão do Conselho de Disciplina de suspender Carlos Queiroz durante um mês.





A França inicia uma operação de repatriação de ciganos de origem romena.





Dia 21





Morre, aos 83 anos, António Telmo, filósofo, escritor, autor de obras como Filosofia e Kaballah, História Secreta de Portugal ou Luís de Camões.





Dia 23





Dia negro nas estradas portuguesas:

-Na A25, 50 automóveis envolveram-se em dois choques em cadeia, cerca das 16:00, na zona de Talhadas (Sever do Vouga) numa altura em que chovia e havia nevoeiro intenso. O balanço resultou em cinco mortes e 72 feridos, 24 em estado grave. Duas das vítimas mortais eram crianças.

- Um outro acidente, em Sátão (Viseu), provocou um morto e três feridos ligeiros ao início da tarde. A colisão, que envolveu dois veículos, deu-se na EN229, deveu-se ao despiste de um dos carros, que invadiu a faixa contrária.

- Um choque em cadeia na Via Rápida Vitorino Nemésio( Ilha Terceira, Açores), e que envolveu mais de uma dezena de viaturas, alegadamente provocado pelo nevoeiro, provocou sete feridos.

- Em Espanha, uma colisão frontal entre dois veículos resultou na morte de quatro portugueses. Um veículo que viajava em direção a França, com três ocupantes, atravessou o separador central da A62 e embateu num outro veículo de matrícula belga, onde viajava um casal também de nacionalidade portuguesa que se dirigia para Portugal, provocando a morte da mulher.





O Presidente da República promulga os decretos da Assembleia da República que integram o chamado "pacote" anticorrupção.





A Comissão Arbitral das Agências de Viagens condena a Marsans a reembolsar 12 dos 21 clientes cujas reclamações foram hoje analisadas, decidindo acionar a caução da agência, informou a entidade, em comunicado.





Dia 24





O PCP anuncia a candidatura de Francisco Lopes às eleições presidenciais de 23 de janeiro de 2010.





O músico e compositor norte-americano George David Weiss, criador de "What a Wonderful World", imortalizada por Louis Armstrong, morre aos 89 anos de causas naturais.





Morre, aos 73 anos, a atriz Maria Dulce.





O Sporting de Braga apura-se pela primeira vez na história para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer em Sevilha por 4-3, depois de ter ganhado também casa no jogo da primeira mão por 1-0.





Dia 25





O Presidente da República promulga o diploma que altera o Código de Execução de Penas, que inclui mudanças no regime aberto ao exterior e licenças de saída da cadeia.









Dia 26





O Presidente da República promulga o diploma sobre o sistema de identificação eletrónica de veículos e o "chip" de matrícula, aprovado pelo PS e PSD.









Dia 27





Simão Sabrosa renuncia à seleção portuguesa, numa missiva endereçada ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol.





Dia 30





O realizador francês Alain Corneau, que rodou filmes como "Nocturno Indiano" ou "Tous les matins du monde", morre aos 67 anos, em Paris.





A Autoridade Antidopagem de Portugal suspende Carlos Queiroz por seis meses.





Dia 31





O antigo ciclista francês Laurent Fignon, duas vezes vencedor do Tour de França (1983, 1984), morre vítima de cancro, aos 50 anos.

__________________________________________________________









SETEMBRO





Dia 2





O Governo aprova decreto lei que regula a possibilidade de abertura de farmácias 24 horas por dia, todos os dias da semana.





Dia 3





O antigo futebolista internacional português José Torres, que sofria de doença de Alzheimer há vários anos, morre, aos 71 anos.





É lida a sentença do processo Casa Pia. Apenas Gertrudes Nunes, proprietária da casa em Elvas onde ocorreram abusos sexuais de menores, foi absolvida das 26 acusações de lenocínio (fomento da prostituição) que lhe eram imputadas. Os restantes arguidos receberam as seguintes penas: Carlos Silvino: 18 anos; Carlos Cruz: 7 anos; Ferreira Diniz: 7 anos; Jorge Ritto: 6 anos e 8 meses; Hugo Marçal: 6 anos e 2 meses e Manuel Abrantes: 5 anos e 9 meses. Acórdão é entregue aos advogados a 13 de setembro, dez dias após a leitura.





Dia 4





Paul Conrad morre, aos 86 anos. O cartoonista norte-americano, distinguido por três vezes com o prémio Pulitzer, morre em sua casa, em Rancho Palos Verdes, Califórnia.





Dia 8





Glenn Shadix, o ator conhecido pelo seu porte físico corpulento e pela participação na comédia "Beetlejuice" morre aos 58 anos.





Nove portugueses morrem e 36 ficam feridos quando um autocarro de turismo onde seguiam caiu numa ravina, em Ceuta, em território marroquino. O autocarro do Cruzeiro do Fado do Paquete Funchal seguia para Tétouan, Marrocos.





Dia 9





A Federação Portuguesa de Futebol despede Carlos Queiroz.





Dia 12





Morre o cineasta francês Claude Chabrol, 80 anos, símbolo do cinema "à francesa".





Dia 14





Toma posse a primeira ministra da Austrália, Julia Gillard, primeira mulher eleita a assumir a chefia de um Governo australiano.





Morre o violoncelista Francisco Ribeiro, fundador dos Madredeus, aos 45 anos, vítima de cancro.





O Parlamento francês aprova definitivamente, com o voto do Senado, o projeto de lei que interdita o uso do véu islâmico integral em espaços públicos, a entrar em vigor na primavera de 2011.





Dia 16





O Papa Bento XVI inicia uma visita de quatro dias ao Reino Unido, a primeira visita de Estado de um líder do Vaticano ao país maioritariamente anglicano em 500 anos.





Dia 17

O Governo japonês liderado por Naoto Kan apresenta a demissão em bloco -- uma formalidade para permitir uma remodelação no Executivo de Tóquio pretendida pelo chefe do Governo.





Dia 18





Realizam-se eleições parlamentares no Afeganistão.





Dia 20





Manuel Maria Carrilho termina funções como representante de Portugal na UNESCO, sendo substituído pelo embaixador Luís Castro Mendes, no âmbito da rotação diplomática de 2010.





Dia 21





Um dos principais conselheiros económicos do presidente dos Estados Unidos, Lawrence Summers, anuncia a sua demissão até ao fim do ano, na que é a terceira baixa importante na equipa em três meses.





Dia 25





O Lehman Brothers, cuja falência em 2008 marcou o início da crise financeira global, leiloa 160 obras de arte para pagar aos credores, permitindo angariar 7,5 milhões de euros.





Dia 26





O antigo guarda-redes internacional português António Jesus morre aos 55 anos, de ataque cardíaco à porta de casa, na cidade de Espinho.





Dia 29





Morre, aos 79 anos, D. Armindo Lopes Coelho, bispo do Porto entre 1997 e 2007.





Morre, aos 85 anos, o ator norte-americano Tony Curtis, conhecido pelos desempenhos em filmes como "Os Homens Preferem as Loiras", onde contracenava com Marilyn Monroe, ou "Tarass Bulba".





PEC III. José Sócrates e Teixeira dos Santos anunciam as medidas de austeridade para 2011 que vão moldar o Orçamento do Estado.

__________________________________________________________









OUTUBRO





Dia 03





Primeira volta das Presidenciais brasileiras. Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores de Lula da Silva, e José Serra, do PMDB, passam à segunda volta. Decisão fica marcada para dia 30.





Dia 4





O prémio Nobel da Medicina 2010 é atribuído ao investigador britânico Robert G. Edwards, de 85 anos, pelo seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento da fertilização "in vitro".





O advogado e escritor Henrique de Senna Fernandes, autor de "A Trança Feiticeira" e "Amor e Dedinhos de Pé" morre em Macau, aos 86 anos.









Dia 5





O Prémio Nobel da Física 2010 é atribuído aos pesquisadores russos Andrei Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, Reino Unido, pela de descoberta do grafeno.





Dia 7





O Prémio Nobel de Literatura é atribuído ao escritor peruano Mario Vargas Llosa.





Dia 8





O Prémio Nobel da Paz 2010 é atribuído ao dissidente chinês Liu Xiaobo, pela "sua longa e pacífica luta por direitos humanos fundamentais na China".





Dia 09





Morre Paulo-Guilherme D'Eça Leal, escritor, pintor e cenarista de teatro e cinema, aos 82 anos, vítima de doença prolongada.





Dia 10





Morre o cantor e compositor soul Solomon Burke, aos 70 anos, no aeroporto de Schipol Amesterdão.





Morre, aos 99 anos, em França, Maurice Allais, prémio Nobel em 1988.





Morre a soprano australiana Joan Sutherland, "La Stupenda", a grande intérprete da "Lúcia de Lamermoor", de Donizetti. Aos 83 anos, na Suíça.





Dia 11





O Prémio Nobel de Economia 2010 é concedido a Peter Diamond, Dale Mortensen e Christopher Pissarides, pela sua contribuição para o entendimento da persistência do desemprego nas economias desenvolvidas.





Dia 12





Morre, aos 82 anos, em Lisboa, vítima de enfarte, Alfredo Margarido, poeta e tradutor de, entre outros, Faulkner, James Joyce, Steinbeck, Dylan Thomas, Nietzche e Saint-John Perse.





Morre a cantora lírica Cristina de Castro, aos 79 anos.





Dia 13





São resgatados os 33 mineiros chilenos que se encontravam soterrados há 69 dias (desde 5 agosto), a 700 metros de profundidade, na mina de São José, no Chile.





Portugal é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.





Dia 15





O treinador inglês Malcolm Allison, campeão português e vencedor da Taça de Portugal ao comando do Sporting em 1981/82, morre aos 83 anos.





Dia 17





Kim Jong-un, o filho mais novo do atual líder da Coreia do Norte, é apresentado às massas, presenciando aquela que terá sido a maior parada militar do país.





Dia 20





Mariana Rey Monteiro morre, aos 87 anos, em sua casa, de causa natural. A atriz tornou-se conhecida do grande público pela participação em novelas como a Vila Faia ou Roseira Brava.





Morre, aos 70 anos, Farooq Leghari, antigo Presidente paquistanês que afastou Benazir Bhutto do cargo de primeira-ministra há 14 anos.





Dia 21





O Parlamento Europeu atribuiu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento ao dissidente cubano Guillermo Fariñas, que se manteve em greve de fome contra o governo dos irmãos Castro durante mais de quatro meses.





A biblioteca particular de Fernando Pessoa, a primeira biblioteca portuguesa a ser integralmente digitalizada, passa a estar disponível online, por iniciativa da Biblioteca Nacional de Portugal.





Morre, aos 96 anos, o jornalista Afonso Serra.





O fadista Manuel Domingues, que venceu o Prémio Amália Rodrigues de fado amador em 2006, morre em Oeiras, aos 62 anos





Dia 23





Governo e PSD iniciam negociações para aprovação do Orçamento do Estado para 2011.





A WikiLeaks inicia a publicação de documentos secretos relativos à invasão do Iraque, em 2003, e à sua ocupação, pelas tropas norte-americanas, desde essa data.





Dia 26





Cavaco Silva anuncia a sua recandidatura à Presidência da República, no Centro Cultural de Belém.





Dia 27





Morre Nestor Kirchner, antigo Presidente da Argentina (2003-2007) e marido da atual chefe de Estado argentina Cristina Kirchner, aos 60 anos, na sequência de um ataque cardíaco.





Chegam ao fim, sem sucesso, as negociações entre Governo e PSD para aprovação do Orçamento do Estado para 2011.





Dia 29





O diretor artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, João Paulo Seara Cardoso, morre aos 54 anos, depois de complicações provocadas por um cancro do pulmão.





Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga assinam um acordo para viabilização do Orçamento do Estado para 2011.









Dia 31





Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), é eleita a primeira mulher Presidente do Brasil, com a ajuda do padrinho político, Lula da Silva, também o primeiro operário a presidir o país.

__________________________________________________________









NOVEMBRO





Dia 1





O escultor e cenógrafo Carlos Amado, professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, morre, no dia em que cumpriu 74 anos, num hotel na Ericeira onde festejara o aniversário.





Dia 2





O realizador de televisão Ruy Ferrão morre em sua casa, em Lisboa, aos 92 anos.





Jesualdo Ferreira deixa o comando técnico do Málaga.





O surfista havaino Andy Irons, 32 anos, campeão do Mundo em 2002, 2003 e 2004, more vítima de dengue, em Dallas, nos Estados Unidos.





Morre, aos 86 anos, o maestro russo Rudolf Barshai.





Dia 3





A Igreja Católica de Cuba inaugura o primeiro seminário em 50 anos, na presença do presidente Raúl Castro, o que ilustra uma aproximação inédita entre o Estado comunista e esta religião.





O ex-primeiro-ministro russo, Victor Chernomirdin, morre aos 72 anos, depois de doença prolongada.





Dia 5





A atriz norte-americana Jill Clayburgh, protagonista de "La Luna", de Bernardo Bertolucci, morre aos 66 anos, vítima de leucemia.





Um avião da companhia aérea cubana Aerocaribbean cai, em Cuba, matando seus 68 ocupantes, entre eles 28 estrangeiros.





A cantora de ópera americana Shirley Verrett morre aos 79 anos. Verrett começou carreira como meio soprano, antes de ganhar fama nos palcos pelo registo mais agudo de soprano, em papéis como Lady Macbeth, de "Macbeth", de Verdi, que ela apresentou no Scala de Milão em 1975. Depois dessa atuação, a crítica da ópera italiana a batizou de "A Callas negra".





Dia 6





O presidente chinês Hu Jintao inicia uma visita de dois dias a Portugal.





Dia 7





Morre Manuel Cintra Ferreira, crítico de cinema do Expresso e programador da Cinemateca Portuguesa, que integrou o núcleo fundador do diário Público, onde se manteve até 1992, para acompanhar então a programação de cinema da SIC. Cintra Ferreira tinha 68 anos e morreu em Lisboa, vítima de cancro.





Dia 8





O Conselho Superior do Ministério Público aprova Isabel São Marcos como Vice-Procuradora Geral da República.





Dia 9





Morre, aos 82 anos, Fernando Aires, professor, escritor, poeta, ensaísta, cronista em muitos jornais.





Dia 10





João Manuel Serra, conhecido como "Senhor do Adeus", por acenar a quem passava na zona do Saldanha, em Lisboa, morre aos 79 anos.





Dino de Laurentiis, produtor de filmes de realizadores como Federico Fellini e Roberto Rosselini, considerado o representante máximo do cinema italiano do pós-guerra, morre em Los Angeles, aos 91 anos. "Arroz amargo", "As noites de Cabíria", "Barbarella", "Hannibal", "Dune" ou "Veludo Azul" são alguns dos filmes produzidos por de Laurentis.





Dia 13





A opositora birmanesa Auung San Suu Kyi é libertada pela junta militar.





Dia 14





Sebastian Vettel sagra-se campeão mundial de Fórmula 1, tornando-se o mais jovem a conquistar este título, aos 23 anos.





Dia 19





Lisboa acolhe durante dois dias a Cimeira da NATO. O processo de transição no Afeganistão, o início de uma nova relação da Aliança com Moscovo e o estabelecimento de um plano de redução dos efetivos marcam a Cimeira de Lisboa.





Dia 20





O dirigente comunista Joaquim Gomes, um dos participantes na fuga da cadeia de Peniche com Álvaro Cunhal, morre aos 93 anos.





Pela primeira vez, um Papa admite a utilização do preservativo "em certos casos", desde que "para reduzir os riscos de contaminação do vírus da sida. A declaração é de Bento XVI.





Dia 21





A Irlanda faz um pedido formal à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) por ajuda para sanar as suas contas públicas.





Dia 23





As duas Coreias trocam disparos de artilharia junto à fronteira marítima entre os dois países, num dos mais graves incidentes entre os dois vizinhos desde o final da guerra da Coreia. As hostilidades foram iniciadas pela Coreia do Norte, que disparou três barragens de artilharia contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, situada a cerca de 12 quilómetros da fronteira marítima entre os dois países.





Dia 24





Greve geral junta novamente as duas centrais sindicais (CGTP e UGT), 22 anos depois. Em causa, as medidas de austeridade aprovadas no âmbito do PEC III e do Orçamento do Estado.





Dia 28





O site WikiLeaks inicia a publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado, com apreciações privadas e diretas de líderes e governos estrangeiros. Uma parte dos documentos revelados pela Wikileaks provém do sistema SIPRNet (Secret Internet Protocol Router Network), rede destinada a melhorar a partilha das informações entre os diferentes ramos do governo dos Estados Unidos. Duas semanas depois, a publicação prossegue.





O ator cómico Leslie Nielsen, estrela de filmes como "Aeroplano" e "Onde para a Polícia?", morre, aos 84 anos, na Florida, Estados Unidos.

__________________________________________________________





DEZEMBRO





Dia 1





Os trabalhadores independentes deixam de ser obrigados a comprar cadernetas de recibos verdes, podendo preenchê-los na internet. O recibo verde eletrónico tornar-se-á obrigatório a 01 de julho de 2011.





Dia 2





O economista Ernâni Lopes morre aos 68 anos. Era, à data da morte, diretor e professor do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica e sócio-gerente da consultora SaeR, mas ficou conhecido dos portugueses pela sua passagem pelo Governo do bloco central liderado por Mário Soares (1983 a 1985), onde desempenhou o cargo de ministro das Finanças. Negociou o dossier de adesão de Portugal à CEE, depois de ter sido o embaixador de Portugal junto das instituições europeias e o representante da nova democracia portuguesa em Bona, na Alemanha.





A FIFA atribui a organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 à Rússia e, o de 2022, ao Qatar, depois da votação da Comissão Executiva, em Zurique, na Suíça.





Dia 4





O escritor e músico basco Xabier Lete morre num hospital de Donostia, na sequência de uma doença grave e prolongada. Tinha 66 anos.





Dia 5





O Fluminense, sem o internacional português Deco, lesionado, sagra-se campeão do Brasil de futebol, terminando um jejum de 26 anos, ao vencer em casa o Guarani, por 1-0.





Morre, aos 93 anos, o ator madeirense Virgílio Teixeira, após vários meses de internamento no Hospital João de Almada.





Dia 6





Morre, aos 88 anos, D. Júlio Tavares Rebimbas, bispo emérito do Porto. D. Júlio Tavares Rebimba foi ordenado sacerdote em 1945 e 20 anos mais tarde foi eleito bispo pelo Papa Paulo VI, tomando posse da diocese do Algarve.





Morre, aos 78 anos, o fadista Alcindo de Carvalho.





Dia 7





O fundador da Wikileaks, Julian Assange, é detido pela polícia britânica, no âmbito de um mandado europeu, emitido pelas autoridades suecas.





O juiz desembargador Pedro Lima Gonçalves toma posse como novo diretor-geral da Administração da Justiça, substituindo José António Rodrigues da Cunha, que se demitiu.





Municípios de Ferreira do Zêzere e Tomar, no distrito de Santarém, e da Sertã, no distrito de Castelo Branco, sentem, durante alguns minutos, cerca das 14h30, um tornado que deixou um rasto de destruição à sua passagem num raio de 30 quilómetros.





Dia 9





A banda portuguesa Da Weasel anuncia o fim do projeto, 17 anos depois da fundação.





Dia 11





Fernando Mendonça, presidente do conselho da administração da Agros, morre aos 75 anos, vítima de doença repentina. O comendador liderava também a Confagri, que reúne as cooperativas agrícolas.





Morre, com 97 anos, José dos Santos Garcia, bispo emérito de Porto Amélia (Pemba), em Moçambique.





Dia 12





Portugal obtém a melhor prestação de sempre numa competição europeia de corta-mato, ao obter sete medalhas nas Açoteias, Albufeira. Em termos coletivos, a seleção nacional consegue o terceiro triunfo consecutivo em seniores femininos, e Jessica Augusto arrecada o primeiro ouro a título individual.





Dia 14





Morre Richard Holbrooke, 69 anos, enviado especial dos Estados Unidos para o Afeganistão e Paquistão, mentor do acordo de paz de Dayton, que pôs fim à guerra na Bósnia, em 1995.





Dia 15





O Governo aprova em Conselho de Ministros um conjunto de 50 medidas para melhorar a competitividade e promover o emprego, em torno de cinco eixos essenciais: competitividade da economia e apoio às exportações; simplificação administrativa e redução dos custos de contexto para as empresas; competitividade do mercado de trabalho; reabilitação urbana e dinamização do mercado de arrendamento; e combate à informalidade, fraude e evasão fiscal e contributiva.





Morre, aos 66 anos, o jornalista Carlos Pinto Coelho, após uma operação à artéria aorta no Hospital de Santa Marta. Na televisão, ficou conhecido pelo programa cultural "Acontece", que apresentou durante quase 10 anos, tendo durante a sua carreira também assinado um programa de debate semanal na TSF, o "Direto ao Assunto".





Dia 16





Larry King realiza o seu último programa, depois de 25 anos de presença na cadeia de televisão norte-americana CNN.





Dia 17





A cientista Maria do Carmo Fonseca vence o Prémio Pessoa 2010.





A ex-manequim e atriz de comédia francesa Isabelle Caro, que se fez fotografar nua contra a anorexia, doença de que padecia, morre, aos 28 anos.





Dia 19





A primeira ligação através dos comboios de alta velocidade entre Espanha e França é inaugurada na estação de Figueres, perto de Barcelona.





Morre, aos 84 anos, Correia dos Santos, o último sobrevivente dos cinco violinos do Hóquei em Patins.





Dia 20





Morre, aos 91 anos, o jornalista desportivo Aurélio Márcio.





Enzo Bearzot, treinador campeão do Mundo de futebol com a Itália em 1982, morre em Milão, aos 83 anos.





Dia 21





Morre, aos 70 anos, Pôncio Monteiro, membro do Conselho Superior do FC Porto. Estava internado no Hospital de Santo António, no Porto, depois de ter sofrido um AVC.





O primeiro-ministro do Montenegro, Milo Djukanovic, o líder político há mais tempo no poder na região dos Balcãs, anuncia a sua demissão.





Dia 24





A jornalista Isabel Oliveira, mulher do maestro Pedro Osório, morre, aos 47 anos, vítima de cancro.





Dia 25





O maestro, compositor, musicólogo e historiador Manuel Ivo Cruz morre, aos 75 anos, no Hospital de Santo António, no Porto.





O antigo presidente da Venezuela Carlos Andrés Pérez morre em Miami, nos Estados Unidos, aos 88 anos, vítima de um ataque cardíaco.





John Warhola, que apoiou a ascensão do irmão mais novo, Andy Warhol, a ícone pop, e foi um dos fundadores do museu com o nome do artista plástico, morre, aos 85 anos, nos Estados Unidos.





Dia 26





O cantor e compositor cabo-verdiano Norberto Tavares morre, aos 54 anos, vítima de doença prolongada, em New Bedford, Massachusetts, onde residia.





A cantora norte-americana soul e r&b Teena Marie morre durante o sono, aos 54 anos, em Pasadena, nos Estados Unidos.





O presidente do Centro de Estudos da História do Atlântico (CEHA) e antigo diretor da Torre do Tombo, José Pereira da Costa, morre, no Funchal. Tinha 88 anos.





Dia 27





Cavaco Silva promulga o diploma que regula apoio do Estado aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, após diálogo que deu origem a novo texto.





O ator francês Bernard-Pierre Donnadieu, que trabalhou com realizadores de renome como Claude Lelouch e Roman Polanski, morre em Paris, aos 61 anos, vítima de cancro. A última aparição de Donnadieu no cinema foi em 2009, em "Faubourg 36", do realizador Christophe Barratier.





Dia 28





Morre, aos 60 anos, Joaquim Sequeira, técnico do Farense, clube por onde passou enquanto jogador.





Dia 29





O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, decide abrir um processo disciplinar a magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal responsáveis pela investigação do caso Freeport.





__________________________________________________________





*** Este documento foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

__________________________________________________________





Lusa/Fim.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.