Última Edição

1
0:05

Última Edição

2
1:28

PSD e CDS recusam antecipar Legislativas

3
2:00

Costa defende que Finanças devem ficar fora da agenda de longo prazo do país

4
2:03

Reclusos incendeiam cela durante visita de Assunção Esteves a prisão

5
2:20

Ministro diz que não sabe dos documentos desaparecidos de equipamentos militares

6
2:32

Guiné Equatorial já é membro da CPLP

7
3:00

Fuga da população tornou Donetsk numa cidade fantasma

8
1:21

Avião caiu em Taiwan depois de aterragem de emergência mal sucedida

9
1:26

Sporting goleia Achilles por 2-5

10
1:20

Benfica perde com Marselha por 2-1

11
0:32

Siza Vieira doa acervo à Gulbenkian, Serralves e ao Centro Canadiano de Arquitetura

12
3:56

Filme "O nosso vídeo proibido" chega às salas portuguesas

12:28 13.06.2011

Vila Pouca de Aguiar:Populares unem forças para arrastão de pedra com 12 toneladas no domingo

Vila Pouca de Aguiar, 13 jun (Lusa) -- As 18 freguesias de Vila Pouca de Aguiar vão unir forças no domingo para o arrastão de uma pedra de 12 toneladas, protagonizando uma tradição milenar que se insere na 10.ª edição da Feira do Granito.

Vila Pouca de Aguiar, 13 jun (Lusa) -- As 18 freguesias de Vila Pouca de Aguiar vão unir forças no domingo para o arrastão de uma pedra de 12 toneladas, protagonizando uma tradição milenar que se insere na 10.ª edição da Feira do Granito.

A Feira do Granito, que decorre entre sexta-feira e domingo, é organizada pela autarquia e pela Associação dos Industriais do Granito (AIGRA) e resulta do projeto Vila Pouca de Aguiar Capital do Granito.

O objetivo do certame é promover uma das principais atividades económicas do concelho, mas também a sua riqueza natural, patrimonial e histórica.

O ponto alto da 10.ª edição é o "Arrastão da Grande Pedra". Populares das 18 freguesias do concelho vão unir forças para arrastar as 12 toneladas desta rocha, tratando-se, segundo a organização, de um "regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era à força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

A rocha já está em exposição no centro da vila e será arrastada até ao local onde vai decorrer a feira, no pavilhão gimnodesportivo doutor Francisco Gomes da Costa.

Os mais pequenos não ficam de fora e participarão no "pequeno arrastão", transportando uma pedra de menores dimensões.

O primeiro ensaio do Arrastão da Grande Pedra decorreu no domingo e teve, segundo a organização, a participação de muitas pessoas que se agarraram às cordas que envolveram a rocha. Quinta-feira de manhã repete-se o ensaio, mas desta vez, com os mais pequenos.

Para "fortalecer" todos os participantes será servida, pelo "Grande Druida", uma "poção mágica" e a sopa de pedra.

Na feira estarão em exposição as três pedras certificadas do concelho -- a Cinza Pedras, Amarelo Real e Cinza Real, que já foram utilizadas um pouco por todo o mundo, desde a Casa da Música ou o Metro do Porto ao Parlamento Europeu em Bruxelas, podendo ainda encontrar-se na Irlanda, Luxemburgo, Angola e Alemanha.

Vila Pouca de Aguiar possui 62 empresas de extração de granito que produzem cerca de 4000 toneladas por ano, das quais entre 40 a 50 por cento são exportadas.

Este sector movimenta cerca de 100 milhões de euros e estima-se que 5000 pessoas estejam dependentes desta atividade, 2000 das quais de forma direta.

PLI.

Lusa/Fim

Comentários

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Publicidade

Facebook

Mais Populares

Comentários

Publicidade

Agora

Facebook

Mais Populares

Publicidade

Agora

Facebook

Mais Populares

CT: NEWS
X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .