Última Edição

0
0:05

Última Edição

1
2:19

Academia de Coimbra conquistou 4 medalhas no Dance World Cup na Roménia

2
2:20

Tsipras pede perdão de 30% e mais 20 anos para reembolso

3
2:24

O que disseram hoje Passos e Costa sobre a Grécia

4
0:48

Ativistas pró-Grécia interrompem Merkel em Berlim

5
2:10

Gregos estão divididos e austeridade pode levar muitos a votar não

6
2:34

Paulo Portas reafirma que a situação portuguesa é diferente da grega

7
3:25

Cinco dias seguidos e um recorde em avião a energia solar

8
1:59

Ainda não são conhecidas as medidas de coação na "Operação Fénix"

9
2:05

Varoufakis acusa Europa de fazer terrorismo

10
0:38

Costa diz que paralisação do Túnel do Marão tornou obra mais cara

11
1:54

Porto recebe este fim-de-semana um escorrega gigante de água

12
4:03

O último adeus ao "Rei"

13
2:05

Cavaco Silva diz que hoje se faz justiça a Eusébio

14
1:48

Cerimónias de trasladação no cemitério foram privadas

12:28 13.06.2011

Vila Pouca de Aguiar:Populares unem forças para arrastão de pedra com 12 toneladas no domingo

Vila Pouca de Aguiar, 13 jun (Lusa) -- As 18 freguesias de Vila Pouca de Aguiar vão unir forças no domingo para o arrastão de uma pedra de 12 toneladas, protagonizando uma tradição milenar que se insere na 10.ª edição da Feira do Granito.

Vila Pouca de Aguiar, 13 jun (Lusa) -- As 18 freguesias de Vila Pouca de Aguiar vão unir forças no domingo para o arrastão de uma pedra de 12 toneladas, protagonizando uma tradição milenar que se insere na 10.ª edição da Feira do Granito.

A Feira do Granito, que decorre entre sexta-feira e domingo, é organizada pela autarquia e pela Associação dos Industriais do Granito (AIGRA) e resulta do projeto Vila Pouca de Aguiar Capital do Granito.

O objetivo do certame é promover uma das principais atividades económicas do concelho, mas também a sua riqueza natural, patrimonial e histórica.

O ponto alto da 10.ª edição é o "Arrastão da Grande Pedra". Populares das 18 freguesias do concelho vão unir forças para arrastar as 12 toneladas desta rocha, tratando-se, segundo a organização, de um "regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era à força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

A rocha já está em exposição no centro da vila e será arrastada até ao local onde vai decorrer a feira, no pavilhão gimnodesportivo doutor Francisco Gomes da Costa.

Os mais pequenos não ficam de fora e participarão no "pequeno arrastão", transportando uma pedra de menores dimensões.

O primeiro ensaio do Arrastão da Grande Pedra decorreu no domingo e teve, segundo a organização, a participação de muitas pessoas que se agarraram às cordas que envolveram a rocha. Quinta-feira de manhã repete-se o ensaio, mas desta vez, com os mais pequenos.

Para "fortalecer" todos os participantes será servida, pelo "Grande Druida", uma "poção mágica" e a sopa de pedra.

Na feira estarão em exposição as três pedras certificadas do concelho -- a Cinza Pedras, Amarelo Real e Cinza Real, que já foram utilizadas um pouco por todo o mundo, desde a Casa da Música ou o Metro do Porto ao Parlamento Europeu em Bruxelas, podendo ainda encontrar-se na Irlanda, Luxemburgo, Angola e Alemanha.

Vila Pouca de Aguiar possui 62 empresas de extração de granito que produzem cerca de 4000 toneladas por ano, das quais entre 40 a 50 por cento são exportadas.

Este sector movimenta cerca de 100 milhões de euros e estima-se que 5000 pessoas estejam dependentes desta atividade, 2000 das quais de forma direta.

PLI.

Lusa/Fim

Comentários

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Publicidade

Agora

Inquérito

Facebook

Mais Populares

Comentários

Publicidade

Agora

Inquérito

Facebook

Mais Populares

País

Publicidade

Agora

Inquérito

Facebook

Mais Populares

CT: NEWS
X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .