Última Edição

0
0:05

Última Edição

1
0:54

Paulo Núncio diz que receita da fiscalidade verde pode reduzir sobretaxa do IRS

2
0:33

Passos Coelho rejeita pressa na venda do Novo Banco mas adverte para riscos financeiros

3
1:47

Seguro voltou a insistir que quer separar política dos negócios

4
1:39

António Costa não quer "agravar nem abrir mais feridas" no PS

5
1:21

Dois mísseis terão atingido fábrica de explosivos e de munições em Donetsk

6
1:30

Centenas de apoiantes do "não" expulsaram independentistas escoceses do centro de Glasgow

7
1:26

Fumo na cabina de avião provoca pânico entre passageiros

8
0:58

Paulo Bento diz que decisão de sair partiu da FPF

9
0:39

Presidente do Sporting apela à calma para não "matar" a equipa

10
1:05

UEFA escolheu as 13 cidades europeias que vão receber os jogos do Euro 2020

11
3:08

Nova escola de rock associada à Rockschool inglesa abre em Lisboa

12:28 13.06.2011

Vila Pouca de Aguiar:Populares unem forças para arrastão de pedra com 12 toneladas no domingo

Vila Pouca de Aguiar, 13 jun (Lusa) -- As 18 freguesias de Vila Pouca de Aguiar vão unir forças no domingo para o arrastão de uma pedra de 12 toneladas, protagonizando uma tradição milenar que se insere na 10.ª edição da Feira do Granito.

Vila Pouca de Aguiar, 13 jun (Lusa) -- As 18 freguesias de Vila Pouca de Aguiar vão unir forças no domingo para o arrastão de uma pedra de 12 toneladas, protagonizando uma tradição milenar que se insere na 10.ª edição da Feira do Granito.

A Feira do Granito, que decorre entre sexta-feira e domingo, é organizada pela autarquia e pela Associação dos Industriais do Granito (AIGRA) e resulta do projeto Vila Pouca de Aguiar Capital do Granito.

O objetivo do certame é promover uma das principais atividades económicas do concelho, mas também a sua riqueza natural, patrimonial e histórica.

O ponto alto da 10.ª edição é o "Arrastão da Grande Pedra". Populares das 18 freguesias do concelho vão unir forças para arrastar as 12 toneladas desta rocha, tratando-se, segundo a organização, de um "regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era à força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

A rocha já está em exposição no centro da vila e será arrastada até ao local onde vai decorrer a feira, no pavilhão gimnodesportivo doutor Francisco Gomes da Costa.

Os mais pequenos não ficam de fora e participarão no "pequeno arrastão", transportando uma pedra de menores dimensões.

O primeiro ensaio do Arrastão da Grande Pedra decorreu no domingo e teve, segundo a organização, a participação de muitas pessoas que se agarraram às cordas que envolveram a rocha. Quinta-feira de manhã repete-se o ensaio, mas desta vez, com os mais pequenos.

Para "fortalecer" todos os participantes será servida, pelo "Grande Druida", uma "poção mágica" e a sopa de pedra.

Na feira estarão em exposição as três pedras certificadas do concelho -- a Cinza Pedras, Amarelo Real e Cinza Real, que já foram utilizadas um pouco por todo o mundo, desde a Casa da Música ou o Metro do Porto ao Parlamento Europeu em Bruxelas, podendo ainda encontrar-se na Irlanda, Luxemburgo, Angola e Alemanha.

Vila Pouca de Aguiar possui 62 empresas de extração de granito que produzem cerca de 4000 toneladas por ano, das quais entre 40 a 50 por cento são exportadas.

Este sector movimenta cerca de 100 milhões de euros e estima-se que 5000 pessoas estejam dependentes desta atividade, 2000 das quais de forma direta.

PLI.

Lusa/Fim

Comentários

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Publicidade

Agora

Facebook

Mais Populares

Comentários

Publicidade

Agora

Facebook

Mais Populares

Publicidade

Agora

Facebook

Mais Populares

CT: NEWS
X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .