Lusa

Mali: Governo condena destruição de mausoléus islâmicos e promete perseguir autores

Susana Venceslau

Bamako, 30 jun (Lusa) -- O governo do Mali condenou a "fúria destrutiva semelhante a crimes de guerra" do grupo islamita armado Ansar Dine, que demoliu hoje vários mausoléus muçulmanos em Tombouctou, e ameaçou perseguir os autores destes ataques tanto no Mali como no estrangeiro.

"O Governo condena esta fúria destrutiva semelhante a crimes de guerra e prepara-se para tomar medidas legais contra os autores tanto no plano nacional como internacional", lê-se num comunicado divulgado pela agência de notícias francesa AFP.

Os mausoléus de santos muçulmanos em Tombouctou, no norte do país, são encarados como protetores desta cidade mítica, classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como património mundial da humanidade em risco.

  • "Sou assim, genuíno e frontal". O resumo da entrevista de Bruno de Carvalho à SIC Notícias
    3:47
  • Terá mesmo valido a pena tomar óleo de fígado de bacalhau na infância?

    Mundo

    Os suplementos de ómega 3 não trazem grandes benefícios na prevenção de enfartes, acidente vascular cerebral (AVC) ou morte prematura, concluiu um estudo a pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS). A geração que foi obrigada pelos pais a tomar óleo de fígado de bacalhau não está assim muito mais protegida destas doenças que as outras.

  • Rádio Escuta dá voz aos imigrantes que vivem em Lisboa
    4:02
  • Centenas de pessoas no funeral de João Semedo
    2:22
  • Quem é a nova líder da Sonae?
    2:16

    Economia

    Aos 49 anos, a filha mais nova de Belmiro de Azevedo é a nova líder do grupo Sonae. Quem a conhece diz que Cláudia Azevedo herdou o feitio do pai. Também não gosta de ouvir "não" e tem bom humor.