sicnot

Perfil

Lusa

UNESCO: Diplomacia "salva" Elvas de chumbo e consegue classificação - embaixador Seixas da Costa

Paula Lima

Vila Real, 30 jun (Lusa) - O embaixador português na UNESCO, Francisco Seixas da Costa, revelou hoje que foram as diligências diplomáticas portuguesas realizadas esta semana que permitiram a classificação como Património Mundial das Fortalezas e do Centro Histórico de Elvas.

Na reunião do Comité do Património da UNESCO em São Petersburgo que decorre esta semana, estava em cima da mesa uma proposta do Centro do Património Mundial (o organismo que gere os processos de concurso deste tipo) de chumbar a candidatura portuguesa, revelou à Lusa Seixas da Costa, considerando que a classificação daquela que é a maior fortificação abaluartada do mundo era de "toda a justiça".

O embaixador explicou que foi só depois de várias diligências feitas pela delegação portuguesa, é que se conseguiu convencer os elementos do comité. Entre os países participantes no encontro, foi possível uma "unanimidade" na recusa daquela proposta do Centro do Património Mundial e "Elvas passou a entrar no Património Mundial, conforme era o nosso desejo", salientou.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27