sicnot

Perfil

Lusa

Christine Lagarde diz que países emergentes devem preparar-se para subida dos juros nos Estados Unidos

Os mercados emergentes devem preparar-se para o impacto de uma subida das taxas de juro nos Estados Unidos, alertou hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, durante uma visita à Índia.

© Osman Orsal / Reuters

Lagarde falava em Bombaim, onde se reuniu com o governador do banco central da Índia, Raghuram Rajan, e considerou que o alarme causado em 2013 nos países emergentes quando a Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, sinalizou o início da redução do seu programa de estímulos, poderá repetir-se.

"Mesmo que este processo seja corretamente gerido, a provável volatilidade nos mercados financeiros pode provocar um aumento de riscos para a estabilidade", advertiu.

"Os mercados emergentes devem preparar-se com antecedência para enfrentarem a incerteza", disse Lagarde.

A subida das taxas de juro por parte da Fed tem sido apontada como provável para os próximos meses, esperando-se que na quarta-feira, no final de uma reunião de dois dias do banco central dos EUA, surjam sinais sobre a normalização da sua política monetária, depois de manter as taxas de juro próximas de zero desde 2008.

"O perigo é que as vulnerabilidades acumuladas durante o período de uma política monetária muito flexível possam expandir-se rapidamente quando se revertem essas políticas, criando uma substancial volatilidade nos mercados", afirmou Lagarde.

Lusa
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15