sicnot

Perfil

Reportagem Especial

Espaço de reportagem a temas de actualidade. Uma análise rigorosa dos assuntos que marcam as notícias para que os factos não fiquem por explicar.

  • Sozinhos na net
    19:47

    Sozinhos na Net

    A internet revolucionou o mundo, a forma como trabalhamos, comunicamos e até como nos divertimos. Mas para crianças e jovens, esta rede virtual é uma fonte de perigos bem reais: publicação de agressões e ameaças, chantagem e vingança com imagens de cariz sexual ou difusão de conteúdos pornográficos e pedófilos. É ainda mais preocupante porque as crianças têm acesso a um telemóvel ou smartphone cada vez mais cedo. Estes são os temas de reflexão na Reportagem Especial que exibimos agora: "Sozinhos na net" é sobretudo um alerta para os perigos que afetam a chamada "geração digital".

    Reportagem Especial

  • À prova de fogo
    12:11

    Reportagem Especial

    É na chamada época oficial de incêndios florestais que mais se ouve falar da floresta, mas há quem cuide dela durante todo o ano. A SIC foi conhecer dois projetos de associações de conservação da natureza que gerem terrenos florestais de forma a torná-los mais resilientes aos incêndios. O objetivo, dizem, não é conseguir que não haja fogos, mas sim tornar a floresta capaz de recuperar mais rapidamente após um incêndio.

    Reportagem Especial

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41

    Reportagem Especial

    Um em cada 10 alunos portugueses já foi vítima de cyberbullying. Os números constam de um estudo da investigadora Luzia Pinheiro da Universidade do Minho, que se baseou em cerca de 200 inquéritos. O cyberbullying caracteriza-se pelo ataque através de insultos, difamação, intimidação, ameaça ou perseguição intencional e sistemática na Internet e não acontece apenas entre jovens.

    Reportagem Especial

  • Os filhos do divórcio
    20:50

    Reportagem Especial

    Os tribunais de Família e Menores recebem em média 10 mil processos por ano. Portugal não tem estatísticas do número de crianças envolvidas, mas serão milhares os filhos de divórcios marcados pelo conflito. Na maior parte dos casos, a discussão está relacionada com as responsabilidades parentais, mas são cada vez mais as situações em que os adultos invocam falsos abusos sobre os filhos para afastarem um dos progenitores. São processos longos e dramáticos que deixam marcas para a vida e que mostramos nesta Reportagem Especial.

    Reportagem Especial

  • As mudanças no Tua: episódio 2
    8:13

    Reportagem Especial

    A partir de junho, o comboio vai regressar à Linha do Tua num troço de 36km entre a Brunheda e Mirandela. E  barco fará o percurso de 22km correspondente à parte da via férrea que ficou submersa O plano de mobilidade turística do Vale do Tua é uma das medidas compensatórias pela construção da barragem. 

    Reportagem Especial

  • As mudanças no Tua: episódio 1
    7:27

    Reportagem Especial

    Depois de ter enchido a uma cota de 170 metros, a barragem do Tua, em Trás-os-Montes, já entrou em fase de testes para começar a funcionar este verão. Os impactos da obra foram minimizados, mas os ambientalistas continuam a falar de grandes prejuízos para a natureza e para a região. As populações ainda estão à espera do desenvolvimento prometido em troca da linha férrea que ficou submersa.

    Reportagem Especial

  • Acidentes com tratores agrícolas
    12:00

    Reportagem Especial

    Os acidentes com tratores agrícolas não param de aumentar. Em 2016 morreram 71 pessoas, mais 13 que no ano anterior. O Governo está a preparar medidas para combater a elevada sinistralidade e as autoridades insistem em ações de sensibilização junto dos agricultores. Na Reportagem Especial desta sexta-feira vamos tentar perceber esta negra realidade, através de testemunhos de pessoas que sobreviveram a acidentes com tratores.

    Reportagem Especial

  • SOS no Parque
    12:06

    Reportagem Especial

    Com a chegada do bom tempo aumentam as visitas ao Parque Nacional da Peneda Gerês, e aumentam também os resgates de pessoas que se perdem em passeios ou atividades desportivas. Um dos principais problemas é a falta de cobertura de rede móvel em algumas zonas do parque mas não é o único. Saiba mais na Reportagem Especial desta quarta-feira, SOS no Parque.

    Reportagem Especial