sicnot

Perfil

Reportagem Especial

Espaço de reportagem a temas de actualidade. Uma análise rigorosa dos assuntos que marcam as notícias para que os factos não fiquem por explicar.

  • Capitães da Areia
    29:45

    Reportagem Especial

    O vice-campeão nacional de surf e uma psicóloga clínica criaram um projecto terapêutico para crianças e jovens em risco, que foi considerado um dos cinco projetos de Terapia pelo Surf mais promissores em todo o mundo. "Capitães da Areia" é a Reportagem Especial desta quarta-feira à noite.

    Reportagem Especial

  • Danos Colaterais 
    18:55

    Reportagem Especial

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.

    Reportagem Especial

  • A Minha Outra Pátria
    29:53

    Reportagem Especial

    Quase cinco mil emigrantes regressaram à Madeira nos últimos meses, por causa da crise económica, social e política na Venezuela. Os pedidos de ajuda ao Governo Regional dispararam. Muitos luso-venezuelanos voltaram às origens com pouco mais do que a roupa que traziam no corpo. Muitos não têm casa e nem dinheiro para comer. Às escolas madeirenses chegam alunos com fome e sem qualquer documento. 

    Reportagem Especial

  • Um ano de campeões europeus
    14:29

    Euro 2016

    O percurso da seleção nacional no Euro 2016 foi atribulado. A prova disso é que nos sete jogos que disputou, a equipa de Fernando Santos conseguiu apenas uma vitória nos 90 minutos. Ainda assim, a prova acabou em glória com o golo de Éder. Um desfecho que, por acaso, até tinha sido previsto, um mês antes, por um jornalista da Antena 1.

    Reportagem Especial

  • Depois do Fogo
    23:30

    Reportagem Especial

    Foi o incêndio mais mortífero de que há memória. No dia 17 de junho, as chamas apanharam desprevenidos moradores de vários concelhos e fizeram pelo menos 64 mortos. O incêndio prolongou-se durante vários dias deixando um rasto de histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de um sem número de pessoas anónimas.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

    Reportagem Especial

  • Sozinhos na net
    19:47

    Sozinhos na Net

    A internet revolucionou o mundo, a forma como trabalhamos, comunicamos e até como nos divertimos. Mas para crianças e jovens, esta rede virtual é uma fonte de perigos bem reais: publicação de agressões e ameaças, chantagem e vingança com imagens de cariz sexual ou difusão de conteúdos pornográficos e pedófilos. É ainda mais preocupante porque as crianças têm acesso a um telemóvel ou smartphone cada vez mais cedo. Estes são os temas de reflexão na Reportagem Especial que exibimos agora: "Sozinhos na net" é sobretudo um alerta para os perigos que afetam a chamada "geração digital".

    Reportagem Especial

  • À prova de fogo
    12:11

    Reportagem Especial

    É na chamada época oficial de incêndios florestais que mais se ouve falar da floresta, mas há quem cuide dela durante todo o ano. A SIC foi conhecer dois projetos de associações de conservação da natureza que gerem terrenos florestais de forma a torná-los mais resilientes aos incêndios. O objetivo, dizem, não é conseguir que não haja fogos, mas sim tornar a floresta capaz de recuperar mais rapidamente após um incêndio.

    Reportagem Especial

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41

    Reportagem Especial

    Um em cada 10 alunos portugueses já foi vítima de cyberbullying. Os números constam de um estudo da investigadora Luzia Pinheiro da Universidade do Minho, que se baseou em cerca de 200 inquéritos. O cyberbullying caracteriza-se pelo ataque através de insultos, difamação, intimidação, ameaça ou perseguição intencional e sistemática na Internet e não acontece apenas entre jovens.

    Reportagem Especial