sicnot

Perfil

Cartaz

A cultura na SIC Notícias

  • Recordando o génio dos irmãos Lumière
    14:17

    Cartaz

    O trabalho de Louis e Auguste Lumière, os criadores do cinematógrafo, em finais do século XIX, é recordado no filme "Lumière!". João Lopes destaca também a reposição de “O Sabor da Cereja”, de Abbas Kiarostami, recordando ainda a edição em DVD de “Nunca Me Deixes”, de Mark Romanek, baseado num romance do Nobel da Literatura, Kazuo Ishiguro.

    João Lopes e Cartaz

  • O regresso apoteótico de “Blade Runner”
    12:26

    Cartaz

    “Blade Runner 2049” é uma apoteose de técnica e espectáculo, prolongando as aventuras narradas no filme original, lançado em 1982. João Lopes destaca ainda a estreia de “Borg vs. McEnroe”, sobre a rivalidade entre os dois tenistas, e a edição em DVD de três títulos portugueses com chancela da Academia Portuguesa de Cinema.

    João Lopes e Cartaz

  • Judi Dench interpreta a Rainha Vitória
    12:46

    Cartaz

    Já tinha acontecido em 1997, no filme “Mrs. Brown” — agora, Judi Dench volta a interpretar a Rainha Vitória em “Vitória e Abdul”. João Lopes destaca ainda a estreia de “Sea Sorrow”, um documentário assinado por Vanessa Redgrave, e o lançamento em Blu-ray do clássico “Gilda”.

    João Lopes e Cartaz

  • Filme português com drama, política e... música
    13:02

    Cartaz

    Vencedor de um prémio FIPRESCI (crítica internacional) no Festival de Cannes, “A Fábrica de Nada” já está nas salas de cinema. João Lopes destaca ainda a estreia de “Mãe!”, o novo e polémico filme de Jennifer Lawrence, realizado por Darron Aronofsky; no Blu-ray, o destaque vai para o clássico “Até à Eternidade”, de Fred Zinnemann.

    João Lopes e Cartaz

  • Quando Daniel Craig pintou o cabelo de branco...
    14:10

    Cartaz

    Inesperadamente (e ironicamente), Daniel Craig, o actual intérprete de James Bond, surge de cabelo pintado de branco em “Sorte à Logan”. Nas estreias, há também uma notável interpretação de Rooney Mara no drama “Negra Sedução”. João Lopes destaca ainda o lançamento em Blu-ray do clássico “Adivinha quem vem Jantar”, com Sidney Poitier.

    João Lopes e Cartaz

  • Quando Jonathan Demme filmou os Talking Heads
    13:02

    Cartaz

    Foi em finais de 1983 que Jonathan Demme filmou os Talking Heads em palco: o clássico "Stop Making Sense" está de volta aos ecrãs. Nas estreias, há uma nova aventura com Tom Cruise e um drama proveniente de Espanha. João Lopes destaca também o lançamento em DVD de "Vedações", de e com Denzel Washington.

    Cartaz e João Lopes

  • Nicolas Cage protagoniza “thriller” nostálgico
    12:15

    Cartaz

    Poucos dias depois da morte de Jerry Lewis, recordamos a sua obra extraordinária e a herança que deixou no domínio da comédia, tanto em cinema como televisão. Nas estreias, surge “Como Cães Selvagens”, um “thriller” de acções violentas, mas marcado pela nostalgia do cinema de Hollywood dos anos 1950/60 — Nicolas Cage lidera o elenco. João Lopes destaca também “Os Desastres de Sofia”, especialmente para o público infantil.

    Cartaz e João Lopes

  • O regresso de duas obras-primas do cinema musical
    11:53

    Cartaz

    As irmãs Catherine Deneuve e François Dorléac são as protagonistas de “As Donzelas de Rochefort”, um dos dois musicais clássicos assinados por Jacques Demy que surgem em reposição de Verão. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a estreia do thriller “Wind River” e, no mercado do Blu-ray, a edição da versão de “A Bela e o Monstro” produzida pelos estúdios Disney.

    Cartaz e João Lopes

  • Filme francês recria clássico da literatura
    5:23

    Cartaz

    Judith Chemla é a protagonista de “A Vida de uma Mulher”, nova adaptação do clássico “Une Vie”, de Guy de Maupassant, publicado em 1883. João Lopes comenta as principais novidades do mercado, incluindo a estreia de um “blockbuster” com Charlize Theron e a edição, em Blu-ray, de um filme de Stanley Kubrick.

    Cartaz e João Lopes