sicnot

Perfil

Cartaz

A cultura na SIC Notícias

  • Willem Dafoe na corrida aos Óscares
    12:39

    Cartaz

    Willem Dafoe volta a estar em destaque na corrida aos Óscares: a sua interpretação em “The Florida Project” valeu-lhe mais uma nomeação na categoria de melhor actor secundário. João Lopes comenta ainda a estreia de “Black Panther”, nova aventura com chancela Marvel, destacando também o lançamento em DVD do filme “Lumiere!”, de Thierry Frémaux.

    Cartaz e João Lopes

  • Memórias de Hollywood com Annette Bening
    13:19

    Cartaz

    Annette Bening volta a exibir o seu sofisticado talento em “As Estrelas Não Morrem em Liverpool”, interpretando uma figura lendária de Hollywood: a actriz Gloria Grahame (1923-1981). João Lopes destaca ainda a estreia de dois documentários — “Olhares Lugares” e “Beuys” —, evocando também Gloria Grahame através da edição em DVD do clássico “Corrupção”.

    João Lopes e Cartaz

  • Será este o derradeiro filme de Daniel Day-Lewis?
    11:07

    Cartaz

    A notícia tem sido muito comentada nos últimos tempos: Daniel Day-Lewis terá terminado a sua carreira de actor com “Linha Fantasma”, de Paul Thomas Anderson — para já, o filme está nas salas portuguesas. João Lopes destaca também a estreia de “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, e “Sem Amor”, de Andrey Zvyagintsev — todos estes três filmes estão envolvidos na corrida aos Oscars (os dois primeiros concorrendo para melhor filme do ano, o terceiro para melhor filme estrangeiro).

    João Lopes e Cartaz

  • Spielberg celebra o trabalho jornalístico
    11:48

    Cartaz

    Com “The Post”, Steven Spielberg celebra o trabalho jornalístico e o direito à informação através da evocação de uma história da década de 70. João Lopes destaca também a estreia de dois documentários, “Faithfull” e “Gatos”, e ainda a edição em Blu-ray de um clássico de Frank Capra.

    João Lopes e Cartaz

  • Luca Guadagnino reinventa o cinema romântico
    11:16

    Cartaz

    Nome central na atual produção europeia, o italiano Luca Guadagnino assina agora “Chama-me pelo Teu Nome”, filme muito bem colocado na corrida aos Oscars. João Lopes destaca ainda a estreia de “As Lamas do Mississipi”, sobre o racismo na década de 1940, e o lançamento em DVD do documentário “Caminha Comigo”.

    João Lopes e Cartaz

  • Frances McDormand a acumular prémios e nomeações
    11:15

    Cultura

    O papel de Frances McDormand em “Três Cartazes à Beira da Estrada” valeu-lhe mais um prémio — Globo de Ouro de melhor actriz (drama) — e tudo indica que vai continuar a coleccionar nomeações até aos Oscars. João Lopes destaca ainda a estreia de “A Hora Mais Negra”, outra produção em evidência na temporada dos prémios, e “Pop Aye”, um pequeno e sensível filme vindo de Singapura.

    João Lopes e Cartaz

  • Chegou o filme húngaro que concorre aos Óscares
    4:25

    Cartaz

    É um dos grandes candidatos ao Óscar de melhor filme estrangeiro: “Corpo e Alma” chega esta semana aos ecrãs portugueses. João Lopes destaca ainda o lançamento de “Uma Mulher Fantástica”, outro candidato à mesma distinção, evocando, no DVD, um clássico americano da década de 40.

    João Lopes e Cartaz

  • Steve Carell mostra o seu lado dramático
    13:50

    Cartaz

    “Derradeira Viagem”, o novo filme de Richard Linklater, é um drama que começa com o reencontro de três veteranos da guerra do Vietname. João Lopes destaca ainda as estreias de “Wonder”, com Julia Roberts, e “Paddington 2”, uma sequela centrada na personagem do ursinho criado por Michael Bond.

    João Lopes e Cartaz