sicnot

Perfil

Carla Castelo

Carla Castelo

Jornalista

  • Quais são as celuloses a montante de Abrantes?

    País

    Sem apontar um responsável direto, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) responsabilizou esta quarta-feira as indústrias da pasta de papel, a montante de Abrantes, pela carga poluente no Tejo que se tornou visível no passado dia 24 no açude de Abrantes. A montante, em Vila Velha de Ródão, estão a funcionar atualmente três fábricas do setor da celulose: Celtejo, The Navigator Company e Paper Prime. A Celtejo é a maior, e cujo volume de efluente rejeitado no Tejo representa cerca de 90% do total das três fábricas.

    Carla Castelo

  • Lisboa também sentiu o sismo
    3:18

    País

    O sismo desta segunda-feira foi sentido em praticamente todo o território e registado nas estações da Rede Sísmica do Continente. Em Lisboa, a mais de 120 quilómetros de distância, também houve quem se tenha apercebido.

    Carla Castelo

  • "No bom caminho, mas longe dos objetivos"

    Cimeira do Clima

    Portugal é o 15.º quinto país desenvolvido com melhor desempenho na proteção do clima, segundo o Índice que será apresentado esta tarde, na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que está a decorrer em Bona, na Alemanha. A associação ambientalista Zero diz que o país está no caminho certo, mas longe do necessário para conter o aumento da temperatura média do planeta bem abaixo dos 2º C em relação à era pré-industrial.

    Carla Castelo

  • O verde e o negro
    14:04

    Reportagem Especial

    A maior mata nacional, a Mata Nacional de Leiria, no concelho da Marinha Grande, foi consumida quase por inteiro pelas chamas, sobrando menos de 15%. Depois do incêndio, todo o dinheiro da venda de madeira será agora reinvestido na própria mata, mas não faltam críticas ao que ficou para trás. Nesta Reportagem Especial, mostramos-lhe o que se perdeu e o longo caminho para a regeneração de uma mata emblemática, cuja história está ligada à História de Portugal.