sicnot

Perfil

Carla Castelo

Carla Castelo

Jornalista

  • "No bom caminho, mas longe dos objetivos"

    Cimeira do Clima

    Portugal é o 15.º quinto país desenvolvido com melhor desempenho na proteção do clima, segundo o Índice que será apresentado esta tarde, na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que está a decorrer em Bona, na Alemanha. A associação ambientalista Zero diz que o país está no caminho certo, mas longe do necessário para conter o aumento da temperatura média do planeta bem abaixo dos 2º C em relação à era pré-industrial.

    Carla Castelo

  • Noite ao relento

    SIC 25 Anos

    Em janeiro de 1993 - tinha a SIC escassos três meses de vida e eu apenas 22 anos -, uma ordem de despejo pôs na rua 650 pessoas que viviam no chamado Lar Panorâmico de Camarate, no concelho de Loures. Pessoas que tinham ali sido alojadas quando vieram das ex-colónias depois do 25 de abril, e outras que, entretanto, tinham ido para ali viver.

    Carla Castelo

  • Almaraz: Nuclear Até Quando?

    Reportagem Especial

    Nos anos de 1970 e 80, Portugal recusou a opção nuclear para produzir eletricidade. Mesmo ao lado, Espanha já tinha em marcha, desde a década de 60, um programa nuclear ambicioso, que chegou a prever 13 centrais de potência. A moratória nuclear espanhola travou sete projetos, nos anos 90, mas o país vizinho mantém em funcionamento cinco centrais nucleares, num total de sete reatores. Dois desses reatores, os da central nuclear de Almaraz, funcionam a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

    Carla Castelo

  • Missão internacional apontou falhas de segurança ao reator nuclear português

    País

    Portugal não tem centrais nucleares para produção de eletricidade, mas dispõe de um reator nuclear de investigação, da responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST). Foi construído em Sacavém, junto a Lisboa, e começou a funcionar em 1961. Mas está parado há quase 10 meses, após uma missão da Agência Internacional de Energia Atómica ter recomendado uma série de reparações e melhoramentos de segurança.

    Carla Castelo

  • Falhas de segurança no reator nuclear português
    2:32

    País

    Portugal não tem centrais nucleares para produção de eletricidade, mas dispõe de um reator nuclear de investigação, da responsabilidade do Instituto Superior Técnico. Foi construído em Sacavém, junto a Lisboa, e começou a funcionar em 1961. Mas está parado há quase 10 meses, após uma missão da Agência Internacional de Energia Atómica ter recomendado uma série de reparações e melhoramentos de segurança.

    Carla Castelo