sicnot

Perfil

Grande Reportagem

Viaje por cenários de guerra e de paz, de amor e de ódio.

  • A caminho dos 100 anos 
    44:52

    Grande Reportagem SIC

    Milhões de fiéis rumam todos os anos a Fátima desde 1917. A maioria é do norte de Portugal. Os retratos mediáticos das multidões de peregrinos a pé centram-se sobretudo na caminhada, na emoção do momento, na explicação das motivações. A Grande Reportagem foi mais longe. Acompanhou por dentro dois grupos de peregrinos, de Vila Real e de Évora, e foi depois ao encontro do quotidiano de cada um.

    Grande Reportagem

  • Muros em 360º

    Grande Reportagem SIC

    Muros. A queda do Muro de Berlim em 1989 marcava o fim da Guerra Fria. Nessa altura existiam 15 muros no mundo. Hoje existem quase 70, muitos deles crescem numa Europa mergulhada em dúvidas e intolerâncias. Neste ano de 2017 , a União Europeia está em plena crise dos 60, cortada por decisivas eleições em França e na Alemanha. Veja em 360º os três principais muros da Europa numa reportagem SIC/Expresso.

    Grande Reportagem

  • Muros 
    40:43

    Grande Reportagem SIC

    As eleições em França serão um teste ao futuro da União Europeia. Os partidos tradicionais perdem terreno para os movimentos mais extremistas. No próximo outono será a Alemanha a ir a eleições. O coração da Europa tem sido abalado por atentados e vagas de refugiados. Face a esta realidade vários países da Europa têm erguido muros. 

    Grande Reportagem

  • Grande Reportagem - "Muros"

    Grande Reportagem SIC

    Em ano de eleições em França e na Alemanha, a Grande Reportagem viaja por estes dois países e também pela Hungria. Procura tomar o pulso aos europeus neste ano decisivo, perceber o impacto dos refugiados no velho continente, saber dos muros reais e imaginários que se erguem.

    Grande Reportagem

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13

    A verdade sobre a mentira

    A Grande Reportagem SIC "A Verdade sobre a Mentira" desmonta uma realidade com a qual nos cruzamos todos os dias: notícias falsas que circulam na Internet. Por exemplo, o suposto apoio do Papa a Donald Trump ou que Francisco cancelou a visita a Portugal; os migrantes autores de abusos sexuais, na última passagem de ano em Frankfurt, ou que o hino nacional iria ser mudado para uma versão mais atual. Nada disto é verdade. São notícias fabricadas com o registo de sátira, ou por motivos financeiros e políticos, e que vão ao encontro das expetativas e emoções de quem as lê. "A Verdade sobre a Mentira" mostra quem as faz e quem as partilha, bem como os riscos que representam para a democracia.

    Grande Reportagem

  • A verdade sobre a mentira

    Grande Reportagem SIC

    "Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade calça os seus sapatos" O suposto apoio do Papa a Donald Trump. O santo Padre que teria cancelado a viagem a Portugal. A alegada ligação entre Hillary Clinton e um agente do FBI que se suicidou. Manifestantes pagos para protestarem contra o presidente dos Estados Unidos da América. Refugiados apontados como terroristas. Migrantes e abusos sexuais na Alemanha. O hino de Portugal e a possibilidade de uma nova versão, mais atual. Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade.

    Grande Reportagem

  • Assalto ao Castelo

    Grande Reportagem SIC

    O sistema financeiro português acumula prejuízos. Nos últimos 9 anos o país suportou uma nacionalização, uma falência, duas resoluções, e diversas recapitalizações com empréstimos avalizados pelo Estado. A conta não para de somar números no vermelho. E não se prevê que pare tão cedo. Uma interminável lista de devedores correu todas as capelinhas da banca a pedir dinheiro que nunca foi pago. Essas dívidas, vindas do tempo do dinheiro fácil, forçaram este ambiente pré-comatoso da banca portuguesa. No tempo em que foi possível distribuir lucros, os acionistas encaixaram; quando chegou o tempo dos prejuízos, estes chegaram aos bolsos do país inteiro. No topo da pirâmide deste mundo insólito está a entidade a quem o legislador entregou a tarefa de supervisionar, monitorizar, avaliar o comportamento da banca e dos banqueiros. No topo dessa pirâmide está o Banco de Portugal. Ao longo destes quase dez anos, a instituição liderada, desde 2010, por Carlos Costa não conseguiu travar este impulso da banca para o abismo. A equipa de jornalistas que investigou o BPN, a Parvalorem e o Banif insiste na banca. Desta vez escrutinamos o trabalho do Banco de Portugal no caso BES.

    Grande Reportagem