sicnot

Perfil

Bernardo Ferrão

Bernardo Ferrão

Subdiretor de Informação

  • Pedrógão e o Governo das culpas dos outros

    Opinião

    Depois das revelações do ‘Expresso’ e do ‘i’, o primeiro-ministro e os ministros saíram à rua com uma estratégia muito bem definida: desmentir a existência de listas secretas e centrar as atenções no Ministério Público. Ao mesmo tempo, nas redes sociais, está em curso (mais) uma campanha contra os jornalistas. Os anónimos, com cartão de militante, que escrevem nessas páginas acusam os jornais das “mais rebuscadas teorias da conspiração”. Nada de novo portanto.

    Bernardo Ferrão

  • "Este Governo é frágil sem o seu primeiro-ministro"
    6:26

    Opinião

    José Gomes Ferreira e Bernardo Ferrão da SIC foram convidados do Jornal da Noite para analisar a exoneração dos três secretários de Estado por causa das viagens pagas pela Galp, durante o Euro2016. José Gomes Ferreira diz que Rocha Andrade foi sempre o mais fragilizado em todo o processo. Bernardo Ferrão defende que o Governo fica fragilizado quando António Costa está ausente.

    Bernardo Ferrão e José Gomes Ferreira

  • Demissões de secretários de Estado são "uma jogada de antecipação"
    9:06

    Opinião

    Os pedidos de exoneração de funções feitos por três secretários de Estado estiveram em análise no Jornal da Noite deste domingo. Bernardo Ferrão considera que "há uma clara jogada de antecipação" nestes pedidos de exoneração. Já José Gomes Ferreira defende que esta decisão foi tomada porque os próprios governantes "não queriam continuar a cozer em lume brando" na opinião pública.

    Bernardo Ferrão

  • Sr. Presidente, ponha ordem no paiol!

    Opinião

    O assalto a Tancos e a tragédia de Pedrógão vieram interromper a marcha triunfal de António Costa. Mostraram um governo descoordenado e frágil na reação à crise. E um primeiro-ministro que, em vez de dar a cara, preferiu manter-se nas areias quentes de Palma de Maiorca. Marcelo mostrou-se ao comando. E distribui recados. De cima a baixo, tudo tem de ser investigado. A fatura virá mais tarde?

    Bernardo Ferrão

  • "As questões de soberania parecem ter ficado para segundo plano"
    8:02

    Opinião

    Bernardo Ferrão critica a atuação do Governo no caso do furto de armamento em Tancos, além da tragédia de Pedrógão Grande. Para o subdiretor de informação da SIC, os partidos políticos têm estado concentrados nas questões financeiras e deixaram para trás as questões de soberania. Bernardo Ferrão estranha também a ausência do primeiro-ministro.

    Bernardo Ferrão

  • "O que mais tem havido nesta altura são respostas precipitadas"
    7:21

    Opinião

    Foi um "debate contido" o de hoje, no Parlamento, sobretudo no frente-a-frente entre António Costa e Passos Coelho, na opinião de Bernardo Ferrão. O subdiretor de informação da SIC sublinha uma declaração "mortal" do primeiro-ministro, quando este disse que "ninguém quer respostas precipitadas". Por outro lado, a comissão técnica independente pedida pelo PSD pode virar-se contra o próprio partido.

    Bernardo Ferrão

  • "Foi mau demais o que Passos Coelho fez"
    9:20

    Opinião

    Bernardo Ferrão considera que a situação em que Passos Coelho falou sobre um suicídio em Pedrógão Grande, que afinal não existiu, foi "má demais" e "sem sentido nenhum". Para o subdiretor de informação da SIC, o país deveria estar a focar-se no que é que se "passou naquele sábado".

    Bernardo Ferrão

  • Opinião

    Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão