sicnot

Perfil

Ana Rute Carvalho

Jornalista

  • As memórias de quem deixou a Coreia do Norte para trás

    Mundo

    De tempos a tempos, ouvimos a história de um norte-coreano que arriscou tudo para fugir do seu país natal em busca de uma vida melhor. A maior parte destes "fugitivos" atravessam a fronteira através dos rios que separam a Coreia do Norte da China e da Coreia do Sul. Estas são as histórias de oito norte-coreanos e as suas memórias.

    Ana Rute Carvalho

  • As "gordas" da semana

    País

    Com a semana a chegar ao fim, mostramos as "gordas", que é como quem diz reunimos os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou apenas recordar, o que aconteceu de mais importante no mundo e no país durante a semana.

    Ana Rute Carvalho

  • Porque é que a Síria está em guerra?

    Mundo

    Aquilo que começou por ser uma rebelião pacífica contra o Presidente da Síria tornou-se numa guerra civil. Sete anos depois do início da guerra, mais de 350 mil civis morreram, entre eles 20 mil crianças, e os bombardeamentos deixaram um país em ruínas.

    Ana Rute Carvalho

  • O jogador de futebol que se tornou Presidente de um país

    Mundo

    George Weah tomou posse esta segunda-feira como Presidente da Libéria. Foi a segunda vez que o antigo futebolista concorreu ao cargo, depois de em 2005 ser derrotado pela candidata Ellen Johnson-Sirleaf. Foi o primeiro e único futebolista africano a receber uma Bola de Ouro. A história de George Weah também passou por Portugal, onde ficou conhecido pela agressão ao ex-jogador do FC Porto, Jorge Costa, em 1996.

    Ana Rute Carvalho

  • O rosto da tragédia

    Revista do Ano 2017

    Pais perderam filhos. Filhos perderam pais. Netos perderam avós. Avós perderam netos. Famílias inteiras foram destruídas. O incêndio começou a 17 de junho em Pedrógão Grande e alastrou a Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Penela, Pampilhosa da Serra e Sertã e causou 64 mortos, mais de 200 feridos e prejuízos de centenas de milhões de euros. Um dos rostos da tragédia é Mário Pinhal, que durante a fuga às chamas viveu um autêntico inferno e que acabou por perder a mulher e as duas filhas.

    Ana Rute Carvalho

  • O campeonato dos e-mails

    Revista do Ano 2017

    O futebol português ficou marcado pelo caso dos alegados e-mails de dirigentes do Benfica, expostos pelo diretor de comunicação do FC Porto. Durante meses, Francisco J. Marques usou um programa do Porto Canal para denunciar aquilo a que chamou de "um esquema de corrupção para beneficiar o Benfica", no qual foram envolvidos vários árbitros do futebol português. O caso não está nem perto de terminar, com as investigações da Polícia Judiciária e da Federação Portuguesa de Futebol ainda em aberto.

    Ana Rute Carvalho

  • O escândalo Harvey Weinstein

    Revista do Ano 2017

    Harvey Weinstein foi um dos nomes mais ouvidos em 2017. Não só pelo escândalo em que se viu envolvido, com mais de 80 mulheres a dizerem ter sido assediadas ou violadas pelo produtor, mas também pelo que resultou do caso. Homens e mulheres sentiram-se confiantes para denunciar as agressões sexuais que sofreram. Atores, políticos ou realizadores foram acusados de assédio sexual, com centenas - ou talvez, milhares - de mulheres e homens a contarem a sua história.

    Ana Rute Carvalho