sicnot

Perfil

Raquel Marinho

Jornalista

  • Contra a solidão
    20:32

    Reportagem Especial

    A Reportagem Especial desta semana aborda um dos grandes problemas que as pessoas mais velhas vivem hoje em dia, a solidão no fim da vida. Os últimos dados disponíveis revelam que pelo menos 35 mil idosos vivem sozinhos ou isolados, sem ninguém por perto. Seja no interior do país ou nas cidades, é possível encontrar respostas contra este drama social.

  • À conversa com José Luís Peixoto
    11:34

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    José Luís Peixoto foi o curador do Festival de Literatura-Mundo do Sal, um encontro de escritores e académicos que decorreu nos últimos dias na Ilha do Sal, e que reuniu convidados de 13 países. Agora que este primeiro festival literário em Cabo Verde terminou, esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

    Raquel Marinho

  • À conversa com José Luiz Tavares
    16:41

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    José Luiz Tavares nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde em 1967. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde reside, e publicou vários livros de poesia, que lhe valeram vários Prémios Literários. Foi um dos convidados do Festival de Literatura-Mundo do Sal, onde lançou o seu mais recente livro "Polaroides de Distintos Naufrágios", pela editora Rosa de Porcelana.Esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

    Raquel Marinho

  • À conversa com Inocência Mata
    18:10

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    Inocência Mata é Doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e professora da Faculdade de Letras na área de Literaturas, Artes, e Culturas. É membro da Associação Internacional de Estudos Africanos, membro fundador da União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe, sócia honorária da Associação de Escritores Angolanos e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa - Classe de Letras. Dá actualmente aulas na Universidade de Macau, e está em Cabo Verde, na Ilha do Sal, para participar no Festival Literatura-Mundo do Sal. Esta manhã, esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

    Raquel Marinho

  • À conversa com Germano Almeida
    24:46

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    "A minha ideia de escrever histórias é como se estivesse a contar histórias. Tenho sempre, digamos, alguém a quem estou a contar uma história. Por isso é que o estilo é coloquial." Germano Almeida, Ilha da Boavista, 1945, estreou-se como contista no início da década de 80 na revista Ponto & Vírgula, e tem uma obra de ficção de quase duas dezenas de livros. A sua obra está traduzida e publicada em vários países, sendo "O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo" um dos seus títulos mais conhecidos. É um dos convidados do Festival Literatura-Mundo do Sal, em Cabo Verde, onde conversou com a jornalista Raquel Marinho.

    Raquel Marinho

  • À conversa com Yolanda Castaño
    10:28

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    Yolanda Castaño nasceu em Santiago de Compostela em 1977. Começou a publicar poesia aos 17 anos, e tem desenvolvido um trabalho de divulgação cultural da poesia galega e internacional. Explica que optou por escrever em galego porque quer passar uma mensagem política, da mesma forma que considera o simples facto de ser poeta nos dias que correm uma atitude política. É uma das convidadas do Festival Literatura-Mundo do Sal a decorrer em Cabo Verde e esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

    Raquel Marinho