A Ruína

A equipa de jornalistas da SIC que realizou a série de Grande Reportagem “Assalto ao Castelo” regressa com "A Ruína" e "Saco Azul". O fio condutor é de novo o universo Espírito Santo e a forma como 8 mil emigrantes foram lesados pelo BES.

  • A Ruína - Episódio 4: Saco Azul
    30:46

    A Ruína

    As poupanças de Francisco Fonseca perderam-se entre a Suíça e a conta à ordem em Portugal, onde nunca chegaram. Onde terão ido parar? A investigação da SIC conclui que o empresário do Porto ajudou a engordar o chamado saco azul do BES.

    A Ruína

  • A Ruína - a série completa de reportagens

    A Ruína

    A Grande Reportagem "A Ruína", emitida em três episódios, detalha a forma como o banco de Ricardo Salgado conseguiu convencer 8 mil emigrantes a comprarem 723 milhões de euros de ações preferenciais de veículos financeiros esculpidos pelo BES

    A Ruína

  • A Ruína - Episódio 3: Gato Escaldado
    31:02

    A Ruína

    No terceiro episódio da Grande Reportagem "A Ruína", acompanhamos a relação comercial que o Novo Banco tem mantido com os clientes emigrantes, lesados do BES. O banco, entretanto vendido aos americanos da Lonestar, apresentou um último acordo a estes clientes em pleno mês de agosto. A maioria assinou, mas desconfia. Mas nesta longa família de emigrantes lesados uns são filhos, outros enteados.

    A Ruína

  • Por que razão o Novo Banco está "empenhado" em fazer um novo acordo com os emigrantes? Pedro Coelho explica
    3:04

    A Ruína

    O Novo Banco propôs aos emigrantes lesados um acordo que 80% assinou mas que se limita a perpetuar o esquema criado pelo BES e que enganou estes 8 mil emigrantes. Na prática só receberão as poupanças perdidas em 2051. Neste descomplicador, o jornalista da SIC, Pedro Coelho explica que acordo é este e por que razão está o Novo Banco "empenhado" em fazer um novo acordo com os emigrantes.

    A Ruína

  • "Temos sido muito pacíficos, temos de tomar outras atitudes"
    0:29

    A Ruína

    O desespero de quem espera por uma solução. Assistimos a uma reunião de lesados do BES em Barroselas, Viana do Castelo com dezenas de pessoas que perderam as poupanças de uma vida de trabalho com a ruína do Banco Espírito Santo. Para ver esta quinta-feira no terceiro e último episódio da Grande Reportagem "A Ruína - Gato Escaldado".

    A Ruína

  • "Gosto muito de Portugal, mas estou muito magoada"
    0:41

    A Ruína

    Grancida Alves tem 82 anos. Emigrou para França há mais de 50 anos. Trabalhou no consulado português entre 1963 e 2003. O dinheiro que foi amealhando ao longo dos anos perdeu-se com a ruína do BES. Hoje vive sozinha nos arredores de Paris. Vamos conhecê-la no 3.º episódio da Grande Reportagem "A Ruína - Gato Escaldado".

    A Ruína

  • A Ruína - Episódio 2: Justiça Cega
    32:18

    Grande Reportagem SIC

    Neste episódio da Grande Reportagem que mergulha no escândalo do BES, é detalhado o peso na justiça de uma marca arruinada. Os emigrantes lesados que perderam as poupanças no banco de Ricardo Salgado perdem, igualmente, os processos nos tribunais cíveis. Mais um passo na viagem interminável de uma queda...

    A Ruína

  • E se o BES renascesse das cinzas como a fénix?
    0:44

    A Ruína

    Por que razão associamos o BES à fénix, pássaro da mitologia grega que renascia das próprias cinzas? As decisões da Justiça têm como base as decisões do Banco de Portugal que, em dezembro de 2015, transferiram as poupanças dos emigrantes do Novo Banco para o "banco mau". Em paralelo, aguarda-se uma decisão do tribunal administrativo que pode, pura e simplesmente, reverter o processo. Difícil? Ainda assim, mais fácil do que a fénix renascer das cinzas… Para ver hoje no Jornal da Noite, "Justiça Cega", o segundo episódio da Grande Reportagem "A Ruína".

    A Ruína

  • Os argumentos dos juízes contra os emigrantes lesados do BES: excerto da Grande Reportagem
    2:49

    A Ruína

    Os emigrantes lesados que aplicaram as poupanças do BES estão a perder quase todos os processos na justiça. No 2.º episódio da Grande Reportagem "A Ruína", mostramos-lhe os argumentos dos juízes do Tribunal Central Cível de Lisboa. A derrota dos emigrantes na justiça traduz-se em desespero e desconfiança. Veja aqui o excerto de "Justiça Cega", que estreia hoje no Jornal da Noite.

    A Ruína