sicnot

Perfil

Conteúdo Patrocinado

Romãs alentejanas conquistam as casas nacionais

Um produto saboroso, bonito - com coroa digna de uma rainha - que nasce de uma aposta nos mais elevados níveis de qualidade.

Prémio Intermarché 2017

Prémio Intermarché 2017

Na POM-Portugal, L.da, as romãs são protagonistas do pomar e a elas se dedica atenção especial. Falamos de uma empresa do Baixo Alentejo que venceu em 2016 o Prémio Intermarché Produção Nacional na categoria de Frutas e Preparados de Fruta. Valoriza-se assim o sector primário português, reconhecendo-se e premiando projetos como este: de produção sustentável, inovadora e tradicional.

A par de António Almodôvar e João Pacheco, Daniel Montes é um dos sócios desta empresa, que, a vários níveis, é uma vencedora. É este último quem adianta: “O Prémio Intermarché contribuiu, sobretudo, para a promoção e visibilidade da marca e do produto, através de uma campanha que tem uma expressão muito importante a nível nacional. O Prémio incentiva às boas práticas quer dos produtores quer dos consumidores, de forma a todos seguirem bons exemplos; é dado a conhecer os nossos elevados padrões de produção e promove-se a sustentabilidade económica e social do tecido empresarial português.”

Crescer com apoio nacional

Ao aumento da procura respondeu-se com o aumento da produção, mas as melhorias trazidas por este reconhecimento e apoio do Intermarché traduzem-se a diversos níveis. Daniel Montes explica: “Esta é uma empresa jovem e sinto que neste último ano ficámos mais alinhados em termos da nossa visão de negócio. O Prémio ajudou-nos, como parceiros, a alinhar ideias. Ajudou ainda a promover um produto que é produzido nacionalmente, contrariando a tendência anterior, que era a de importar as romãs.”

No último ano a produtividade foi crescente e os horizontes da POM foram-se tornando tão extensos quanto as planícies do Alentejo. A aposta na exportação está feita e o futuro não intimida os seus sócios, apenas os estimula. Querem entrar no mercado com outra tipologia de oferta - os sumos, fruta descascada e desidratada. Esta aventura no pomar alentejano é um sucesso e a POM é um exemplo da eficácia do Prémio Intermarché Produção Nacional: “Ao vencer este Prémio, deram-nos a possibilidade de produzir mais e de melhorar a produção de romãs no Alentejo, com muita qualidade e novas variedades.”

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.