sicnot

Perfil

Cultura

Casa Fernando Pessoa inaugura sala multimédia no Dia Mundial da Poesia

A Casa Fernando Pessoa celebra o Dia Mundial  da Poesia, na quinta-feira, com a inauguração da sala multimédia "Sonhatório/Dreamatorium",  no terceiro piso do edifício, localizado no bairro de Campo de Ourique,  em Lisboa. 

Fernando Pessoa por Almada Negreiros / CAM

Fernando Pessoa por Almada Negreiros / CAM

A sala, que é inaugurada às 16:00, tem conteúdos de Antonio Cardiello,  Inês Pedrosa, Jerónimo Pizarro e Patrício Ferrari, e a cenografia é de António  Viana, informa a Casa Fernando Pessoa (CFP), em comunicado. 

O Dia Mundial da Poesia celebra-se no dia 21 de março, por decisão da  XXX Conferência Geral da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação,  Ciência e Cultura, que se realizou em 1999. 

Celebrando a data, a CFP abre às 10:00, com uma sessão de leituras da  obra do autor da "Mensagem", em que participarão, entre outros, Nuno Júdice,  Vasco Graça Moura, Fernando Pinto do Amaral, Ana Marques Gastão, Eduardo  Pitta, Gastão Cruz, Maria Manuel Viana, Paulo Cardoso, Patrícia Reis, Teolinda  Gersão e Fernando Luís Sampaio.  

Quanto ao "Sonhatório/Dreamatorium", em comunicado, a CFP afirma que  "o espaço é constituído por seis monitores táteis, quatro verticais e dois  horizontais: o Totem Provocador, que reage à presença de movimento e interage  com frases de Álvaro de Campos; e o Totem Institucional, contendo a apresentação  da CFP, a cronologia de Fernando Pessoa e a fotobiografia animada do poeta".

Na sala há ainda "o Totem de Jogos, com opções de jogos para crianças  e adultos, e o Totem de Filmes, com excertos das obras 'Conversa Acabada'  e 'Desassossego', filmes de João Botelho, e poesia filmada, 'Pessoa, Pessoas',  de Portugal, e 'Pessoa, Pessoas', do Brasil, dois filmes produzidos pela  CFP". 

"Os totens horizontais reunirão as obras digitalizadas da biblioteca  particular pessoana, o clube Pequenos Pessoas e Os Lugares de Pessoa", adianta  a CFP.  

"No centro da sala encontra-se a Casa de Fernando Pessoa, estrutura  que albergará a projeção de um pequeno filme com as assinaturas, por mão  invisível, dos heterónimos, semi-heterónimos e pseudónimos, de modo a dar  a conhecer as desmultiplicações de Pessoa, junto com o áudio de poemas em  português e inglês", explica o mesmo comunicado. 

Ainda na CFP, às 18:00, atua o projeto Caixa de Pandora, que é constituído  por Rui Filipe, no piano, Cindy Gonçalves, no violino, e Sandra Martins,  no violoncelo, que apresenta um repertório próprio "que orbita entre os  ambientes de paisagens cinéfilas e a escultura sonora de estética contemporânea".

Em Abrantes, às 21:30, na Biblioteca Municipal António Botto, é apresentado  o livro de poesia "Canto Imperecível das Aves", de António Vilhena. 

O autor é vereador da Câmara de Coimbra e, segundo nota da edilidade  de Abrantes, "tem exercido cargos académicos ligados à sua área de formação,  a psicologia". 

O mesmo comunicado afirma que "é um livro intimista e autobiográfico,  mas também sobre o seu Alentejo, eterno lugar de espanto e novidade", citando  o texto do prefácio da obra assinado por Maria Vieira de Almeida. 

António Vilhena é licenciado em Psicologia, pela Faculdade de Ciências  da Educação de Coimbra, e tem sete livros publicados. 

 

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16