sicnot

Perfil

Cultura

Filme de Jorge Pelicano vence Grande Prémio do Festival Caminhos de Coimbra

O documentário "Para-me de repente o pensamento", do realizador e repórter de imagem Jorge Pelicano, venceu o Grande Prémio do Festival Caminhos do Cinema Português, de Coimbra, informou a organização. 

Jorge Pelicano, realizador do documentário “Para-me de repente o pensamento”

Jorge Pelicano, realizador do documentário “Para-me de repente o pensamento”

Sofia Mussolin/ Festival Caminhos

O filme foi realizado num centro hospitalar psiquiátrico do Porto, onde Jorge Pelicano documentou o dia-a-dia dos pacientes e da sua interação com o ator Miguel Borges, tendo estado em exibição a 16 de novembro no Festival Caminhos, que decorreu entre 14 e 22 de novembro, no Teatro Académico Gil Vicente.

 

O realizador vai receber o galardão às 22:00, na cerimónia de entrega de prémios, no Teatro Académico Gil Vicente, onde vai também ser galardoado com o prémio de melhor realizador.

 

O prémio Curta-Metragem Turismo do Centro foi para a película de Luís Vieira Campos, "Bicicleta", e o realizador João Canijo recebeu o prémio Longa-Metragem Caves Vale do Rodo, referiu a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

 

"E agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto, ganhou o galardão de Melhor Documentário, "Coro dos Amantes", de Tiago Guedes, o prémio Imprensa e "Coveiro", de André Gil Mata, de Melhor Animação.

 

O jovem realizador Adriano Mendes, 26 anos, foi distinguido com o prémio Revelação, com a película "O Primeiro Verão", produzida em 2014.

 

Segundo o comunicado da organização, o júri do Caminhos decidiu atribuir a Nuno Pardal o galardão de Melhor Ator pela sua representação em "Éden", e Isabel Abreu conquistou a distinção de Melhor Atriz com "Coro dos Amantes".

 

Na categoria de Ensaios - secção competitiva destinada a alunos do ensino secundário e superior -, o estudante da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Lisboa, Diogo Baldaia, venceu o prémio de melhor filme com "Fúria".

 

O prémio do Público será apenas divulgado na cerimónia de entrega dos galardões.

 

A 20.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português apresentou a concurso 63 filmes, de curtas e longas-metragens a documentários e animações.

 

Apesar da crise, o festival não encontrou uma "diminuição de produção", tendo-se registado 381 inscrições de filmes a concurso na Seleção Caminhos, contou Vitor Ferreira, diretor do festival, acrescentando que foram inscritos cerca de 80 filmes na Seleção Ensaios - secção destinada a películas produzidas em contexto académico.

 

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52