sicnot

Perfil

Cultura

Melody Gardot atua a 29 de julho no Festival Cooljazz em Oeiras

A cantora e compositora norte-americana Melody Gardot atua no dia 29 de julho, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, no âmbito do 12.º Festival CoolJazz, foi hoje divulgado.

© Valentin Flauraud / Reuters

Em comunicado, o Festival aponta Melody Gardot, como "uma das mais consagradas artistas do jazz contemporâneo, dona de uma voz cristalina e inconfundível".

No palco dos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, Gardot irá trazer os temas do seu novo trabalho, a ser lançado ainda este semestre, mas também alguns dos temas dos seus álbuns anteriores, segundo a mesma fonte.

Melody Gardot dedicou-se à música como forma de terapia, depois de um grave acidente que lhe deixou diversas sequelas.

Cantora e compositora de jazz, Melody Gardot é "influenciada pelos blues e jazz de Janis Joplin, Miles Davis, Duke Ellington e George Gershwin, entre outros", refere a organização.

"A música de Melody Gardot distingue-se pela especial ligeireza e suavidade impregnadas nas suas composições, consequência da elevada sensibilidade com que o seu corpo reagiu durante a recuperação, e que marca o tom dos seus espetáculos", atesta a mesma fonte.

Segundo o Festival, a artista, de 30 anos, nascida na Nova Jérsia, "é uma apaixonada por Lisboa e, neste regresso aos palcos portugueses, traz vários temas do seu reportório, entre eles alguns dos temas do seu álbum 'The Absence', de 2012, que inclui as canções 'Lisboa' e 'Amália', esta, que nada tem que ver com Amália Rodrigues, mas com um pássaro de asas partidas que um dia pousou ao pé de Melody, em Lisboa".

Melody Gardot junta-se a Lionel Richie, que canta no edpcooljazz no dia 30 de julho, no Parque dos Poetas, Chick Corea & Herbie Hancock, que atuam no dia 19 julho, nos Jardins do Marquês de Pombal, e a Mark Knopfler, que se apresenta no dia 28 de julho, no Parque dos Poetas.

As doze edições deste festival contam "mais de 120 concertos, juntando mais 275.000 pessoas", segundo a mesma fonte.


Lusa
  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.