sicnot

Perfil

Cultura

Exposição sobre Fernando Pessoa inaugurada na Biblioteca do Congresso dos EUA

Uma exposição sobre Fernando Pessoa, com manuscritos originais do poeta e poemas escritos em inglês, é inaugurada hoje na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, na entrada do edifício Thomas Jefferson.

Fernando Pessoa por Almada Negreiros / CAM

Fernando Pessoa por Almada Negreiros / CAM

"A exposição acontece na biblioteca nacional americana, que é a maior do mundo, e isso também revela como Pessoa é um nome cada vez mais conhecido nos Estados Unidos", disse o embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, à agência Lusa.  

"É uma pequena exposição com manuscritos e peças de Fernando Pessoa. Há uma carta original dele e um original de um dos primeiros poemas que escreveu em inglês, por exemplo. Tudo pertence à biblioteca", explicou o diplomata. 

Fernando Pessoa escrevia em inglês, por ter morado na África do Sul e ter sido educado nessa língua. O poeta escreveu os seus primeiros poemas em inglês, em 1901, e, dos livros publicados em vida, apenas um foi em português, "Mensagem".

Também esta quarta-feira, o escritor e tradutor Richard Zenith faz uma palestra sobre o poeta na mesma biblioteca. 

Zenith, que venceu o Prémio Pessoa em 2012, vai dar uma palestra com o título "Fernando Pessoa: Um Português Inglês, Poeta Infinitamente Multiplo".

Na terça-feira, Zenith participou numa conferência sobre Pessoa na conceituada universidade de Georgetown.

O pessoano fez uma apresentação com o tema "Fernando Pessoa: Entre a literatura e a Filosofia", numa iniciativa em que participaram também os investigadores Patrícia Vieira, Michael Marder e Patricio Ferrari.

A exposição na Biblioteca do Congresso acontece até ao final do mês e foi desenvolvida com o apoio da embaixada portuguesa, da secretaria de Estado da Cultura e da Caixa Geral de Depósitos.

A iniciativa acontece em simultâneo com a mostra cultural "Iberian Suite: Arts Remix Across Continents", evento de divulgação da cultura de Portugal e de Espanha, que contará com a participação de artistas da lusofonia e da América Latina, no Kennedy Center.

"A ideia é juntar-se esta exposição à programação que acontece no Kennedy Center, onde José Saramago será a peça central", evocado, em particular, com a instalação "Jangada de pedra", dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, "e falar também de um dos nossos grandes poetas", explicou à Lusa o embaixador Nuno Brito. 


Lusa
  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17