sicnot

Perfil

Cultura

Governo grego vai reabrir televisão pública ERT

 O governo grego apresenta hoje no parlamento uma proposta de lei para a reabertura da televisão pública ERT, encerrada a 11 de junho de 2013, e a readmissão dos trabalhadores despedidos que queiram regressar à estação.

© John Kolesidis / Reuters

Numa entrevista publicada em janeiro, Nikos Pappas, conselheiro do primeiro-ministro Alexis Tsipras, afirmara a intenção do governo de reabrir a ERT e assegurara que a estação ia "recomeçar do zero", sem as diferenças salariais da antiga televisão, para "acabar com os problemas, o favoritismo e o desperdício do passado".


Posteriormente, Nikos Pappas declarou à imprensa grega que o governo não excluía "um aumento da taxa audiovisual" para financiar a reabertura da ERT, que não deverá ter impacto nas finanças públicas.


A ERT fechou no âmbito da política de austeridade imposta pela 'troika' de credores, tendo sido substituída, um ano mais tarde, pelo Nerit, com apenas 500 trabalhadores, cerca de um quinto do pessoal empregado pela anterior estação.


O encerramento da ERT provocou protestos frente ao edifício da estação, apoiados na altura pelo Syriza, e foi condenado pela União Europeia de Radiotelevisão (UER), que reúne as rádios e televisões públicas europeias, tendo a sua reabertura sido uma das promessas eleitorais de Alexis Tsipras.


Lusa
  • Bombeiros ficaram de prevenção após intoxicação em Corroios
    1:16

    País

    17 alunos da escola EB 2+3 em Corroios, no Seixal, foram hospitalizados esta segunda-feira com sintomas de intoxicação alimentar. Os alunos, entre os 7 e os 14 anos, foram transportados 12 para o hospital Garcia de Orta, em Almada e cinco para o hospital do Barreiro. O transporte foi feito pelos bombeiros voluntários da Amora e do Seixal mantiveram uma equipa de socorro no local apenas por prevenção.

  • "Nada mais há a dizer" sobre a Caixa
    0:13

    Caso CGD

    O primeiro-ministro voltou esta segunda-feira a dizer que já não há nada para discutir, na polémica sobre a entrega de declarações de património dos gestores da CGD. Foram as declarações de António Costa, na Cidade da Praia, à margem da quarta cimeira bilateral entre Portugal e Cabo Verde.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46