sicnot

Perfil

Cultura

Governo grego vai reabrir televisão pública ERT

 O governo grego apresenta hoje no parlamento uma proposta de lei para a reabertura da televisão pública ERT, encerrada a 11 de junho de 2013, e a readmissão dos trabalhadores despedidos que queiram regressar à estação.

© John Kolesidis / Reuters

Numa entrevista publicada em janeiro, Nikos Pappas, conselheiro do primeiro-ministro Alexis Tsipras, afirmara a intenção do governo de reabrir a ERT e assegurara que a estação ia "recomeçar do zero", sem as diferenças salariais da antiga televisão, para "acabar com os problemas, o favoritismo e o desperdício do passado".


Posteriormente, Nikos Pappas declarou à imprensa grega que o governo não excluía "um aumento da taxa audiovisual" para financiar a reabertura da ERT, que não deverá ter impacto nas finanças públicas.


A ERT fechou no âmbito da política de austeridade imposta pela 'troika' de credores, tendo sido substituída, um ano mais tarde, pelo Nerit, com apenas 500 trabalhadores, cerca de um quinto do pessoal empregado pela anterior estação.


O encerramento da ERT provocou protestos frente ao edifício da estação, apoiados na altura pelo Syriza, e foi condenado pela União Europeia de Radiotelevisão (UER), que reúne as rádios e televisões públicas europeias, tendo a sua reabertura sido uma das promessas eleitorais de Alexis Tsipras.


Lusa
  • Europol deteve grupo que vendia euros falsos na Darkweb

    Mundo

    A Europol anunciou hoje a detenção de oito pessoas suspeitas de pertencerem a um grupo criminoso considerado como um dos maiores fornecedores de euros falsos vendidos online, no âmbito de uma operação realizada pelas autoridades italianas.