sicnot

Perfil

Cultura

Festival Músicas do Mundo de Sines mostra em julho nova música da América Latina

A orquestra colombiana La 33, a cantora argentina Soema Montenegro, a MC chilena Ana Tijoux e os mexicanos Troker, nomes da música contemporânea da América Latina, estreiam-se em julho no Festival Músicas do Mundo de Sines (FMM Sines).

CM Sines

De acordo com a organização, o festival dará destaque a "uma nova geração de compositores e intérpretes" da América Latina, seguindo uma linha programática de edições anteriores, a pensar também naquelas latitudes.

Àqueles quatro nomes, todos em estreia em Portugal, o FMM acolherá ainda o regresso do músico e produtor argentino Pedro Canale, que assina como Chancha Vía Circuito. O festival decorrerá em Sines e e Porto Covo entre os dias 17 e 25 de julho.

Com mais de uma década de existência, quatro álbuns e quase mil concertos em todo o mundo, a orquestra LA 33 é considerada, segundo a organização, uma das formações de salsa mais importantes da Colômbia. Formada pelos irmãos Sergio e Santiago Mejía, a orquestra resulta de um cruzamento de afinidades distintas de músicos oriundos da salsa, do rock, do jazz e do reggae. 

Do Chile apresenta-se a MC Ana Tijoux, que se apresenta em nome próprio em Sines depois e ter passado pelo grupo hip hop Makiza. Absorvendo influências da música dos Andes, jazz e funk, a artista editou em 2014 o álbum "Vengo" e venceu um Grammy Latino com uma colaboração com o músico Jorge Drexler.

Soema Montenegro, cantora, compositora e instrumentista, nasceu na Argentina, cofundou o trio de improvisação vocal Adivina e editou em 2008 o primeiro álbum a solo, "Uno Una Uno". Em Sines apresentar-se-á com quatro músicos da banda El Conjuro e com as canções de "Ave del Cielo" (2014), inspirado no canto e no voo das aves. 

Também em estreia estará o sexteto mexicano Troker, formado em 2003 em Guadalajara. "Na sua música de veia experimental fundem-se os universos do jazz, do rock progressivo, do funk, do hip hop e das músicas mexicanas de raiz tradicional", descreve a organização.

De regresso está o produtor e DJ argentino Pedro Canale, um dos nomes da cena eletrónica de Buenos Aires, que se apresenta como Chancha Vía Circuito e que editou em 2014 o álbum "Amansara". 

O FMM de Sines já tinha anunciado a presença de seis nomes da música africana, entre os quais Dele Sosimi Afrobeat Orchestra, Ibibio Sound Machine e Toumani & Sidiki Diabaté.

O FMM é organizado pela autarquia de Sines e tem direção artística de Carlos Seixas.

Lusa
  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Cada vez mais pessoas viajam no Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscosa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.

  • Pulseira deixa sentir os movimentos do bebé ainda na barriga da mãe

    Mundo

    A pulseira Fibo permite que os futuros pais (ou mães) consigam sentir os seus filhos a dar pontapés ainda na barriga da mãe. Desenvolvida por um designer de joias da Dinamarca, a pulseira vai transmitir os movimentos do bebé no útero, de modo a que os pais possam partilhar essa experiência da gravidez.