sicnot

Perfil

Cultura

Brasil vai extraditar escritor italiano Cesare Battisti

A Polícia Federal do Brasil anunciou hoje, em comunicado, ter prendido o escritor italiano e antigo militante de extrema-esquerda Cesare Battisti, condenado nos anos 1970 em Itália a prisão perpétua por vários assassínios.

© Ricardo Moraes / Reuters

"A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão administrativa para fins de deportação do italiano Cesare Battisti", refere o texto.

Segundo o comunicado, a prisão foi feita na cidade de Embu das Artes, no Estado de São Paulo, na sequência de uma decisão do tribunal.

O escritor vai ficar preso na superintendência regional da polícia de São Paulo até à "deportação ser efetivada".

A decisão foi tomada por uma juíza federal de Brasília, que "considerou nulo o ato do Governo federal que concedeu permanência no Brasil" ao escritor, noticiou a imprensa brasileira.

Segundo a imprensa, Battisti foi condenado em Itália a prisão perpétua por homicídio quando fazia parte do grupo dos Proletariados Armados pelo Comunismo.

O escritor fugiu para o Brasil em 2004, foi detido em 2007, mas em 2010 o antigo chefe de Estado brasileiro Lula da Silva considerou Battisti "alvo de perseguição e negou a extradição".

Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..