sicnot

Perfil

Cultura

Blur atuam a 17 de julho no Super Bock Super Rock

O grupo pop rock britânico Blur atuará a 17 de julho no Meo Arena, em Lisboa, no festival Super Bock Super Rock, que transita do Meco para o Parque das Nações.

optimusprimaverasound.com (photocredit Linda Brownlee)

optimusprimaverasound.com (photocredit Linda Brownlee)

A notícia do regresso do grupo a Portugal foi dada na quinta-feira à noite pela revista Blitz e só confirmada hoje pela organização.

Os Blur, que atuaram no Porto em 2013 no festival Primavera Sound, editam em abril o álbum "The Magic Whip", o primeiro em mais de dez anos.

"The Magic Whip" é o oitavo álbum da banda e começou a ser gravado na primavera de 2013, em Hong Kong. As gravações acabaram por ficar na gaveta, com cada um dos músicos a seguir o seu caminho, mas, no final de 2014, o guitarrista Graham Coxon voltou aos temas, o vocalista Damon Albarn escreveu as letras, juntaram-se os restantes elementos e o registo ficou pronto.

Com uma imagem gráfica que remete para a China, "The Magic Whip" foi coproduzido por Stephen Street, que participou nos registos anteriores dos Blur.

Os Blur integram o vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree. Surgiram em Colchester, em 1989, e tornaram-se um dos principais nomes da "britpop" da década seguinte, com temas como "Girls & Boys", "Parklife", "Song 2" e "End of century".

Editaram sete álbuns, entre os quais "Modern life is rubbish" (1993), "Parklife" (1994) e "Think Tank" (2003), depois do qual se separaram, com cada um dos músicos a prosseguir percursos distintos, dentro e fora da música.

Voltaram a juntar-se anos depois para concertos esporádicos, entre os quais um espetáculo em 2009, no Hyde Park, em Londres, comemorativo dos vinte anos da fundação da banda e posteriormente editado em DVD.

A 21ª. edição do Festival SBSR acontecerá de 16 a 18 de julho no Parque das Nações e do cartaz fazem parte Franz Ferdinand com Sparks, Sting, dEUS, Kate Tempest, Perfume Genius, Kindness, Florence and the Machine e Banda do Mar, entre outros.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.