sicnot

Perfil

Cultura

Caetano Veloso e Gilberto Gil no cooljazz em Oeiras

Caetano Veloso e Gilberto Gil cantam juntos, no dia 31 de julho, no palco do Parque dos Poetas/Estádio Municipal, em Oeiras, nos arredores de Lisboa, no âmbito do Festival cooljazz, foi hoje divulgado.

© Reuters Photographer / Reuter

Os dois músicos estão a celebrar 50 anos de carreira, e o espetáculo em Portugal insere-se na digressão comemorativa "Caetano & Gil - Dois amigos, um século de música".

O espetáculo de Caetano Veloso e Gilberto Gil encerra a 12.ª edição do edpcooljazz, que abre no dia 19, tendo já confirmadas as participações de Chick Corea & Herbie Hancock, Mark Knopfler, Lionel Richie e Melody Gardot.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o festival afirma que os dois intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB) vão apresentar "um reportório vasto com os seus melhores êxitos, num formato singular e intimista de voz e violão". 

"Referências incontornáveis da MPB", os dois músicos "têm, no famoso movimento cultural tropicalista dos conturbados anos 1960, um dos principais marcos das suas carreiras"

"Você é linda", "Terra", "Aquele abraço", "Palco", "Haiti", "Desde que o samba é samba" e "Cinema Novo" são alguns dos sucessos assinados pelos dois músicos.

Tanto Gil como Veloso foram premiados internacionalmente, várias vezes, ao longo das suas carreiras. Caetano Veloso, entre outras distinções, foi considerado, pela revista de música Rolling Stone, o "quarto maior artista de música brasileira de todos os tempos, pelo conjunto da sua obra, e ainda o oitavo maior cantor brasileiro de sempre".

Gilberto Gil, por seu turno, entre outros galardões, recebeu os prémios Grammy, tanto da National Academy of Recording Arts and Sciences, como da Latin Recording Academy, ambas dos Estados Unidos, e foi considerado em 1999, pela UNESCO, "artista da paz". 

Quanto ao criador de "Realce", o festival destaca ainda a "experiência política relevante como ministro da Cultura do Brasil entre 2003 e 2008".

Outros espetáculos já confirmados para o edpcooljazz são os de Chick Corea & Herbie Hancock, que atuam no dia 19 julho, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, Mark Knopfler, que se apresenta no dia 28 de julho, no Parque dos Poetas, Melody Gardot, que atua no dia 29 de julho, nos Jardins do Marquês de Pombal, e o de Lionel Richie, que canta no dia 30 de julho, no Parque dos Poetas.

Desde 1994, o festival conta "mais de 120 concertos, tendo juntado mais 275.000 pessoas", segundo a mesma fonte.



Lusa
  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.