sicnot

Perfil

Cultura

Freedom Festival regressa ao Alentejo para celebrar 10 anos com "luz e vida"

O Freedom Festival, vocacionado para música eletrónica e de trance, regressa este ano ao Alentejo para assinalar o 10.º aniversário, numa edição inspirada na "luz e vida", divulgou hoje a organização.

freedomfestival.eu

freedomfestival.eu

De caráter bienal, o Freedom Festival, que recebe anualmente milhares de festivaleiros, vai decorrer na Herdade da Chaminé, situada a cerca de cinco quilómetros da cidade de Elvas, no distrito de Portalegre, entre os dias 11 e 16 de agosto.

"Esperamos que a edição deste ano supere a média, que costuma rondar as 10 mil pessoas", adiantou à agência Lusa a responsável pelas relações públicas do evento, Vânia Correia, lembrando que "70 por cento do público é estrangeiro".

Os visitantes, salientou, "são provenientes de todo o mundo, existindo uma maior predominância de franceses, espanhóis e escandinavos".

O Freedom Festival é organizado pela produtora Cristal Matrix, que este ano dá destaque à temática "luz e vida" com o objetivo de "despertar consciências" para a "vital importância" da luz na vida das pessoas e o seu "potencial revolucionário" em diversas áreas, como a natureza, ciência, tecnologia e a cultura.

De acordo com a organização, o Freedom Festival pretende atingir um "despertar de consciência", num conceito onde a música serve de "epicentro" a um conjunto de experiências que se multiplicam por diversos espaços. 

Com vários palcos para acolher concertos e atuações de dj´s, o Freedom Festival conta também com palestras, sessões de cinema, terapias alternativas, meditação e workshops.

A organização considera que o festival assenta numa "forte consciência ambiental" e que incentiva os participantes a utilizarem produtos das lojas e culturas locais, que, além de serem "eco-friendly", ajudam a "dinamizar" a economia regional.

O Freedom é considerado pelos promotores como "um dos melhores festivais do país e do mundo" na área da música eletrónica, com especial destaque para a música trance.

"O festival celebra este ano uma década de experiências, de obstáculos ultrapassados e conquistas inesperadas, portanto é um festival consolidado, com uma grande visibilidade fora de portas, movendo pessoas dos quatro cantos do mundo, sejam colaboradores ou visitantes", disse.

Pelo Freedom Festival vão passar dezenas de músicos e dj´s, destacando-se, na área do Dance Floor, Ace Ventura, Neelix, Tristan e Talamasca e, no Chill Dome, os destaques vão para os portugueses Zen Baboon e Racoon e para o francês Land Switcher.

Lusa
  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.