sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Paula Rego vendida por 180 mil euros num leilão em Lisboa

A obra da artista Paula Rego intitulada "Pioneiros" foi vendida em Lisboa por 180 mil euros num leilão de Arte Moderna e Contemporânea organizado pela Veritas, revelou esta quinta-feira à agência Lusa fonte da leiloeira.

O trabalho, proveniente de uma coleção privada portuguesa, integrou a exposição "Paula Rego: Paintings 1982-83", apresentada na Arnolfini Gallery, em Bristol, e na Edward Totah Gallery, em Londres, em 1983, e no Studio Marconi, em Milão, no ano seguinte. (Arquivo)

O trabalho, proveniente de uma coleção privada portuguesa, integrou a exposição "Paula Rego: Paintings 1982-83", apresentada na Arnolfini Gallery, em Bristol, e na Edward Totah Gallery, em Londres, em 1983, e no Studio Marconi, em Milão, no ano seguinte. (Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

A obra "Pioneiros", um acrílico sobre papel colado em tela criado por Paula Rego em 1982, foi vendido na quarta-feira à noite pela base mínima de licitação, 180 mil euros. 

O trabalho, proveniente de uma coleção privada portuguesa, integrou a exposição "Paula Rego: Paintings 1982-83", apresentada na Arnolfini Gallery, em Bristol, e na Edward Totah Gallery, em Londres, em 1983, e no Studio Marconi, em Milão, no ano seguinte. 

O quadro estava entre os 184 lotes que foram à praça neste leilão, onde também se venderam obras, entre outros artistas, de Maria Helena Vieira da Silva, Rui Chafes, Julião Sarmento e Pedro Cabrita Reis. 

O óleo sobre tela "Tenture de lumière" (1981), de Maria Helena Vieira da Silva, projeto de tapeçaria da artista para a capela da embaixada de França em Lisboa, foi vendido por 40 mil euros, o valor base da licitação.

Outra obra de Vieira da Silva, em têmpera sobre papel, assinada e datada de 1985, foi vendida por 30 mil euros.

Ainda segundo a Veritas, a escultura em ferro de Rui Chafes, intitulada "Corpo majestosamente doente" (1999), também foi vendida pelo valor mínimo de licitação, de 10 mil euros.
Lusa
  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07