sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Paula Rego vendida por 180 mil euros num leilão em Lisboa

A obra da artista Paula Rego intitulada "Pioneiros" foi vendida em Lisboa por 180 mil euros num leilão de Arte Moderna e Contemporânea organizado pela Veritas, revelou esta quinta-feira à agência Lusa fonte da leiloeira.

O trabalho, proveniente de uma coleção privada portuguesa, integrou a exposição "Paula Rego: Paintings 1982-83", apresentada na Arnolfini Gallery, em Bristol, e na Edward Totah Gallery, em Londres, em 1983, e no Studio Marconi, em Milão, no ano seguinte. (Arquivo)

O trabalho, proveniente de uma coleção privada portuguesa, integrou a exposição "Paula Rego: Paintings 1982-83", apresentada na Arnolfini Gallery, em Bristol, e na Edward Totah Gallery, em Londres, em 1983, e no Studio Marconi, em Milão, no ano seguinte. (Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

A obra "Pioneiros", um acrílico sobre papel colado em tela criado por Paula Rego em 1982, foi vendido na quarta-feira à noite pela base mínima de licitação, 180 mil euros. 

O trabalho, proveniente de uma coleção privada portuguesa, integrou a exposição "Paula Rego: Paintings 1982-83", apresentada na Arnolfini Gallery, em Bristol, e na Edward Totah Gallery, em Londres, em 1983, e no Studio Marconi, em Milão, no ano seguinte. 

O quadro estava entre os 184 lotes que foram à praça neste leilão, onde também se venderam obras, entre outros artistas, de Maria Helena Vieira da Silva, Rui Chafes, Julião Sarmento e Pedro Cabrita Reis. 

O óleo sobre tela "Tenture de lumière" (1981), de Maria Helena Vieira da Silva, projeto de tapeçaria da artista para a capela da embaixada de França em Lisboa, foi vendido por 40 mil euros, o valor base da licitação.

Outra obra de Vieira da Silva, em têmpera sobre papel, assinada e datada de 1985, foi vendida por 30 mil euros.

Ainda segundo a Veritas, a escultura em ferro de Rui Chafes, intitulada "Corpo majestosamente doente" (1999), também foi vendida pelo valor mínimo de licitação, de 10 mil euros.
Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.