sicnot

Perfil

Cultura

Sophia, Cesário e Pessoa homenageados no Dia Mundial da Poesia

Os poetas Fernando Pessoa, Cesário Verde e Sophia de Mello Breyner Andresen vão ser homenageados nas comemorações do Dia Mundial da Poesia, que vão decorrer no próximo sábado, dia 21, no Porto e em Lisboa.

Sophia a trabalhar em casa, na Travessa das Mónicas, em Lisboa

Sophia a trabalhar em casa, na Travessa das Mónicas, em Lisboa

O Teatro Nacional D.ª Maria II, em Lisboa, organiza, na data, 21 de março, uma declamação de poemas de Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro, três dos fundadores e principais autores da "Orpheu", revista do modernismo português, que completa cem anos.

A sessão está integrada no projeto Orpheu 100, do teatro nacional, que assinala o lançamento da revista, em março de 1915, e a edição de "A confissão de Lúcio", de Mário de Sá-Carneiro.

O programa conta com a atriz Paula Mora, que declama o "Manifesto Anti-Dantas", texto satírico de Almada Negreiros, e José Neves, que apresenta "Um rádio por Pessoa", a partir de "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro, um dos heterónimos do poeta.

O ator João Grosso, por seu lado, declama "Manucure", de Mário de Sá-Carneiro, num "fôlego futurista de recital, concerto e plástica sonora", como se lê na apresentação do programa do Teatro D.ª Maria.

No Porto, Pessoa e os seus heterónimos também protagonizam a proposta do Teatro Sá da Bandeira, mas no dia 23, com o espetáculo "A Minha Pátria é a Língua Portuguesa".

A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, organiza uma feira do livro, que vai até domingo, 22 de março, nas suas instalações e no Jardim da Parada, em Campo de Ourique.

No mesmo bairro, os grupos CampOvivo e Oficina de Teatro da Universidade Sénior vão declamar, nos cafés, à hora de almoço e ao lanche, poemas de Fernando Pessoa, Cesário Verde, Alexandre O'Neill e Sophia de Mello Breyner Andresen.

A poetisa vai ser homenageada no Porto, sábado, Dia Mundial da Poesia, com o programa "Poesia em Sophia", que se realiza nos jardins do Palácio de Cristal, e com um espetáculo no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, que recupera a sua obra para crianças e vai contar com a participação da comunidade escolar. 

Resultado da parceria entre a Fundação Inatel e a Câmara Municipal do Porto, a iniciativa engloba representações teatrais, sessões de música e mostras de artes plásticas, inspiradas na obra da escritora.

Em Lisboa, o Centro Cultural de Belém (CCB) abre o Dia Mundial da Poesia com uma palestra do investigador Fernando Cabral Martins, sobre a vida e obra do poeta português Cesário Verde. Os poemas de Cesário serão declamados por diversos convidados, numa maratona de leitura. 

O CCB realiza ainda uma feira do livro, particularmente dedicada à poesia, e o espetáculo musical "De Lisboa para o Mundo", pela Lisbon Poetry Orchestra. 

Os prémios do concurso "Faça Lá um Poema", organizado em parceria com Plano Nacional de Leitura, também serão entregues durante a jornada do CCB dedicada à poesia.

Da parceria com a Casa da América Latina, o CCB acolhe, na sala Almeida Negreiros, a 4.ª Festa da Poesia Latino-Americana, com a evocação de obras dos poetas Pablo Neruda, Vinicius de Moraes, Manoel de Barros, Octávio Paz e Ernesto Cardenal, entre outros.

No Dia Mundial da Poesia, a Chiado Editora apresenta o Volume 21 da antologia "Entre o Sono e o Sonho", no Casino de Lisboa, com os atores Custódia Gallego e Carlos M. Cunha. Este volume reúne mais de 700 dos 1500 autores da obra de homenagem à poesia portuguesa.

A pretexto da data, a Assírio e Alvim, que se afirmou em particular com o catálogo de poesia, retoma a publicação do "Anuário de poesia de autores não publicados", cerca de 30 anos após a edição original, e reedita "Rosto Precário" e "Matéria Solar", de Eugénio de Andrade.

Lusa



  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC