sicnot

Perfil

Cultura

ONU divulga lista de músicas para assinalar o Dia Internacional da Felicidade

As Nações Unidas divulgaram hoje um conjunto de músicas que respondem à pergunta sobre como soa a felicidade, para assinalar o Dia Internacional da Felicidade.

© Reuters Photographer / Reuter

A lista, elaborada com base na sugestão de cidadãos e de várias celebridades, que pode ser ouvida gratuitamente na Internet, inclui temas de cantores como James Brown, Coldplay, Pau Casals, Louis Armstrong, Bob Marley, Michael Jackson ou Pharrel Williams.

Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o objetivo da iniciativa é utilizar a "linguagem universal da música para manifestar solidariedade para com milhões de pessoas que sofrem no mundo".

"Alcançar a felicidade é algo muito sério", sublinhou Ban Ki-Moon na mensagem divulgada por ocasião do Dia Internacional da Felicidade, que se celebra hoje pela terceira vez desde 28 junho de 2012, quando foi estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU.

"Paz, prosperidade e vidas dignas para todos é o que procuramos. Queremos que todos os homens, mulheres e crianças usufruam dos direitos humanos e que todos os países conheçam a paz", acrescentou o secretário-geral da ONU.

Este ano, o Dia Internacional da Felicidade fica marcado por guerras que provocaram números recorde de refugiados e deslocados internos.

Apesar de a felicidade ser muito complicada de quantificar, há zonas no mundo onde a população vive com maior satisfação do que outras, e à frente de todas está a América Latina.

Segundo um estudo divulgado esta semana pela consultora norte-americana Gallup de pesquisa de mercado, os dez países com mais emoções positivas encontram-se na América Latina. 

A lista é liderada pelo Paraguai, seguido da Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Venezuela, Costa Rica, El Salvador e Nicarágua.

No extremo oposto da lista estão o Sudão, Tunísia, Bangladesh, Sérvia e Turquia.

Lusa
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC