sicnot

Perfil

Cultura

Sokolov leva obras de Bach, Beethoven e Shubert à Casa da Música

O pianista russo Grigori Sokolov regressa terça-feira à Sala Suggia da Casa da Música, no Porto, com um repertório constituído pelas obras-primas de Bach, Beethoven e Shubert.

© Gonzalo Fuentes / Reuters

"Grigori Sokolov é considerado um dos maiores pianistas do mundo. A sua singular personalidade e técnica permitem-lhe retirar do piano um conjunto imenso de sonoridades. Tem uma paleta de cores ilimitada, uma imaginação espontânea e um controlo fantástico das linhas melódicas", assim o descreve a Casa da Música, que acolhe o artista em mais um ciclo de piano.

E porque em cada regresso àquela sala de espetáculos, o pianista "apresenta programas novos, constituídos por grandes obras-primas do repertório pianístico, que interpreta num estado de perfeição raro de alcançar", Grigori Sokolov senta-se terça-feira ao piano para interpretar Bach, Beethoven e Shubert.

O recital, marcado para as 21:00, incluirá a "espetacular" Partita n.º 1 em Si bemol maior de Johann Sebastian Bach, uma das "mais célebres obras para tecla" do compositor, "talvez pela frescura e elegância de todos os seus andamentos, bem como pelos recursos técnicos com diversos cruzamentos de mãos", refere comunicado.

Ainda na primeira parte, o programa inclui a Sonata n.º7 em Ré maior de Ludwig van Beethoven, "a terceira de um tríptico catalogado como opus 10, conjunto dedicado à condessa Anna Margarete von Browne", acrescenta o documento da Casa da Música hoje divulgado.

A segunda parte será dedicada a Franz Schubert, com Grigori Sokolov a interpretar a Sonata para piano nº 14 em Lá menor, um tema escrito em 1823 e dos "mais populares" pelo seu ambiente "marcado por um pendor trágico, desolado e simultaneamente terno".

Six Moments Musicaux, também de Shubert, será o remate do recital, assim lembrando canções sem palavras como as "Bagatelles op. 126 de Beethoven pela variedade de sentimentos expressos, ou ainda as Bagatelas de Hummel pelas referências a temas de inspiração popular".

Lusa
  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.