sicnot

Perfil

Cultura

Sokolov leva obras de Bach, Beethoven e Shubert à Casa da Música

O pianista russo Grigori Sokolov regressa terça-feira à Sala Suggia da Casa da Música, no Porto, com um repertório constituído pelas obras-primas de Bach, Beethoven e Shubert.

© Gonzalo Fuentes / Reuters

"Grigori Sokolov é considerado um dos maiores pianistas do mundo. A sua singular personalidade e técnica permitem-lhe retirar do piano um conjunto imenso de sonoridades. Tem uma paleta de cores ilimitada, uma imaginação espontânea e um controlo fantástico das linhas melódicas", assim o descreve a Casa da Música, que acolhe o artista em mais um ciclo de piano.

E porque em cada regresso àquela sala de espetáculos, o pianista "apresenta programas novos, constituídos por grandes obras-primas do repertório pianístico, que interpreta num estado de perfeição raro de alcançar", Grigori Sokolov senta-se terça-feira ao piano para interpretar Bach, Beethoven e Shubert.

O recital, marcado para as 21:00, incluirá a "espetacular" Partita n.º 1 em Si bemol maior de Johann Sebastian Bach, uma das "mais célebres obras para tecla" do compositor, "talvez pela frescura e elegância de todos os seus andamentos, bem como pelos recursos técnicos com diversos cruzamentos de mãos", refere comunicado.

Ainda na primeira parte, o programa inclui a Sonata n.º7 em Ré maior de Ludwig van Beethoven, "a terceira de um tríptico catalogado como opus 10, conjunto dedicado à condessa Anna Margarete von Browne", acrescenta o documento da Casa da Música hoje divulgado.

A segunda parte será dedicada a Franz Schubert, com Grigori Sokolov a interpretar a Sonata para piano nº 14 em Lá menor, um tema escrito em 1823 e dos "mais populares" pelo seu ambiente "marcado por um pendor trágico, desolado e simultaneamente terno".

Six Moments Musicaux, também de Shubert, será o remate do recital, assim lembrando canções sem palavras como as "Bagatelles op. 126 de Beethoven pela variedade de sentimentos expressos, ou ainda as Bagatelas de Hummel pelas referências a temas de inspiração popular".

Lusa
  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47