sicnot

Perfil

Cultura

Transferência de coches para novo museu arrancou hoje

Transferência de coches para novo museu arrancou hoje

As obras de arte vão ser reenquadradas no novo edifício do Museu dos Coches. O diretor geral do Património Cultural sublinha que o novo museu é também um marco na arquitectura portuguesa.

Começou esta manhã a transferência de coches, do antigo para o novo museu em Belém.

O primeiro veículo transferido esta manhã, por volta das 11:30 e foi o Landau: o coche em que foi morto o Rei D. Carlos e o filho Luís Filipe em 1908. 

Já foram transferidas algumas peças em reserva, os fardamentos, selas e arreios.

O novo Museu dos Coches abre oficialmente a 23 de maio. 

O edifício já está pronto desde o final de 2012. 

Por uma questão de contenção de custos, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, decidiu mantê-lo fechado. 
  • Novo Museu dos Coches pronto mas continua fechado
    12:44

    Cultura

    Em Lisboa, o novo Museu dos Coches só vai ser inaugurado em 2015. É a data mais recente avançada pelo Governo para a abertura do espaço, que se viu envolvido em polémica desde o primeiro momento. As obras de construção já terminaram no ano passado, mas o Executivo não quer abrir as portas enquanto não estiverem garantidas as receitas que vão pagar as despesas de funcionamento. Até lá, o museu vai continuar encerrado.

  • Novo Museu dos Coches deve abrir no verão
    7:17

    Cultura

    Depois de alguns adiamentos, o novo Museu dos Coches deverá abrir no verão. Está pronto há dois anos, mas ainda faltam pormenores e encontrar um modelo de gestão que não dê prejuízo. Até lá, restauram-se as peças da maior coleção de carruagens da Europa, nunca antes expostas.

  • Novo Museu dos Coches é “um marco na arquitetura portuguesa”
    0:26

    Cultura

    Começou esta manhã a transferência de coches, do antigo para o novo Museu, em Belém. O primeiro veículo transferido esta manhã foi o “landau”, o coche em que foi morto o Rei D. Carlos e o filho Luís Filipe, em 1908. Já foram transferidas algumas peças em reserva: fardamentos, selas e arreios.As obras de arte vão ser reenquadradas no novo edifício. O director-geral do Património Cultural, Vassalo e Silva, sublinha que o novo Museu dos Coches é também "um marco na arquitectura portuguesa".

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.