sicnot

Perfil

Cultura

Transferência de coches para novo museu arrancou hoje

Transferência de coches para novo museu arrancou hoje

As obras de arte vão ser reenquadradas no novo edifício do Museu dos Coches. O diretor geral do Património Cultural sublinha que o novo museu é também um marco na arquitectura portuguesa.

Começou esta manhã a transferência de coches, do antigo para o novo museu em Belém.

O primeiro veículo transferido esta manhã, por volta das 11:30 e foi o Landau: o coche em que foi morto o Rei D. Carlos e o filho Luís Filipe em 1908. 

Já foram transferidas algumas peças em reserva, os fardamentos, selas e arreios.

O novo Museu dos Coches abre oficialmente a 23 de maio. 

O edifício já está pronto desde o final de 2012. 

Por uma questão de contenção de custos, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, decidiu mantê-lo fechado. 
  • Novo Museu dos Coches pronto mas continua fechado
    12:44

    Cultura

    Em Lisboa, o novo Museu dos Coches só vai ser inaugurado em 2015. É a data mais recente avançada pelo Governo para a abertura do espaço, que se viu envolvido em polémica desde o primeiro momento. As obras de construção já terminaram no ano passado, mas o Executivo não quer abrir as portas enquanto não estiverem garantidas as receitas que vão pagar as despesas de funcionamento. Até lá, o museu vai continuar encerrado.

  • Novo Museu dos Coches deve abrir no verão
    7:17

    Cultura

    Depois de alguns adiamentos, o novo Museu dos Coches deverá abrir no verão. Está pronto há dois anos, mas ainda faltam pormenores e encontrar um modelo de gestão que não dê prejuízo. Até lá, restauram-se as peças da maior coleção de carruagens da Europa, nunca antes expostas.

  • Novo Museu dos Coches é “um marco na arquitetura portuguesa”
    0:26

    Cultura

    Começou esta manhã a transferência de coches, do antigo para o novo Museu, em Belém. O primeiro veículo transferido esta manhã foi o “landau”, o coche em que foi morto o Rei D. Carlos e o filho Luís Filipe, em 1908. Já foram transferidas algumas peças em reserva: fardamentos, selas e arreios.As obras de arte vão ser reenquadradas no novo edifício. O director-geral do Património Cultural, Vassalo e Silva, sublinha que o novo Museu dos Coches é também "um marco na arquitectura portuguesa".

  • Apito calado este fim de semana

    Desporto

    Vários árbitros de primeira categoria estão a pedir dispensa aos jogos do próximo fim de semana. Os juízes protestam contra o que chamam de clima de intimidação e exigem mais respeito para a classe. Desconhece-se para já quantos árbitros entregaram o pedido de dispensa.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39
  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50