sicnot

Perfil

Cultura

Transferência de coches para novo museu arrancou hoje

Transferência de coches para novo museu arrancou hoje

As obras de arte vão ser reenquadradas no novo edifício do Museu dos Coches. O diretor geral do Património Cultural sublinha que o novo museu é também um marco na arquitectura portuguesa.

Começou esta manhã a transferência de coches, do antigo para o novo museu em Belém.

O primeiro veículo transferido esta manhã, por volta das 11:30 e foi o Landau: o coche em que foi morto o Rei D. Carlos e o filho Luís Filipe em 1908. 

Já foram transferidas algumas peças em reserva, os fardamentos, selas e arreios.

O novo Museu dos Coches abre oficialmente a 23 de maio. 

O edifício já está pronto desde o final de 2012. 

Por uma questão de contenção de custos, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, decidiu mantê-lo fechado. 
  • Novo Museu dos Coches pronto mas continua fechado
    12:44

    Cultura

    Em Lisboa, o novo Museu dos Coches só vai ser inaugurado em 2015. É a data mais recente avançada pelo Governo para a abertura do espaço, que se viu envolvido em polémica desde o primeiro momento. As obras de construção já terminaram no ano passado, mas o Executivo não quer abrir as portas enquanto não estiverem garantidas as receitas que vão pagar as despesas de funcionamento. Até lá, o museu vai continuar encerrado.

  • Novo Museu dos Coches deve abrir no verão
    7:17

    Cultura

    Depois de alguns adiamentos, o novo Museu dos Coches deverá abrir no verão. Está pronto há dois anos, mas ainda faltam pormenores e encontrar um modelo de gestão que não dê prejuízo. Até lá, restauram-se as peças da maior coleção de carruagens da Europa, nunca antes expostas.

  • Novo Museu dos Coches é “um marco na arquitetura portuguesa”
    0:26

    Cultura

    Começou esta manhã a transferência de coches, do antigo para o novo Museu, em Belém. O primeiro veículo transferido esta manhã foi o “landau”, o coche em que foi morto o Rei D. Carlos e o filho Luís Filipe, em 1908. Já foram transferidas algumas peças em reserva: fardamentos, selas e arreios.As obras de arte vão ser reenquadradas no novo edifício. O director-geral do Património Cultural, Vassalo e Silva, sublinha que o novo Museu dos Coches é também "um marco na arquitectura portuguesa".

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.