sicnot

Perfil

Cultura

Transferência de coches para novo museu arrancou hoje

Transferência de coches para novo museu arrancou hoje

As obras de arte vão ser reenquadradas no novo edifício do Museu dos Coches. O diretor geral do Património Cultural sublinha que o novo museu é também um marco na arquitectura portuguesa.

Começou esta manhã a transferência de coches, do antigo para o novo museu em Belém.

O primeiro veículo transferido esta manhã, por volta das 11:30 e foi o Landau: o coche em que foi morto o Rei D. Carlos e o filho Luís Filipe em 1908. 

Já foram transferidas algumas peças em reserva, os fardamentos, selas e arreios.

O novo Museu dos Coches abre oficialmente a 23 de maio. 

O edifício já está pronto desde o final de 2012. 

Por uma questão de contenção de custos, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, decidiu mantê-lo fechado. 
  • Novo Museu dos Coches pronto mas continua fechado
    12:44

    Cultura

    Em Lisboa, o novo Museu dos Coches só vai ser inaugurado em 2015. É a data mais recente avançada pelo Governo para a abertura do espaço, que se viu envolvido em polémica desde o primeiro momento. As obras de construção já terminaram no ano passado, mas o Executivo não quer abrir as portas enquanto não estiverem garantidas as receitas que vão pagar as despesas de funcionamento. Até lá, o museu vai continuar encerrado.

  • Novo Museu dos Coches deve abrir no verão
    7:17

    Cultura

    Depois de alguns adiamentos, o novo Museu dos Coches deverá abrir no verão. Está pronto há dois anos, mas ainda faltam pormenores e encontrar um modelo de gestão que não dê prejuízo. Até lá, restauram-se as peças da maior coleção de carruagens da Europa, nunca antes expostas.

  • Novo Museu dos Coches é “um marco na arquitetura portuguesa”
    0:26

    Cultura

    Começou esta manhã a transferência de coches, do antigo para o novo Museu, em Belém. O primeiro veículo transferido esta manhã foi o “landau”, o coche em que foi morto o Rei D. Carlos e o filho Luís Filipe, em 1908. Já foram transferidas algumas peças em reserva: fardamentos, selas e arreios.As obras de arte vão ser reenquadradas no novo edifício. O director-geral do Património Cultural, Vassalo e Silva, sublinha que o novo Museu dos Coches é também "um marco na arquitectura portuguesa".

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas