sicnot

Perfil

Cultura

Passos manifesta tristeza por morte de mestre da língua portuguesa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, manifestou hoje "tristeza" pela morte do poeta Herberto Hélder, afirmando que era "um verdadeiro mestre da língua portuguesa" e que deixa "um precioso legado de obra poética e de reflexão literária".

© Yves Herman / Reuters

Herberto Hélder morreu na segunda-feira, aos 84 anos, na sua casa em Cascais e, segundo fonte familiar, haverá uma cerimónia fúnebre privada apenas para a família.

Numa nota enviada à agência Lusa, Passos Coelho refere que Herberto Hélder "fez da expressão da sua consciência poética uma vocação extraordinária, enriquecendo todos os que o leram e ouviram". 

"É unânime o reconhecimento da singularidade e importância da sua obra e há muito que ela integrou o património cultural nacional", acrescenta a mesma nota. 

O primeiro-ministro envia ainda à família enlutada "sentidas condolências, extensíveis aos seus colegas e amigos".

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22