sicnot

Perfil

Cultura

"Luzes, Câmara...Música" é o mote dos Dias da Música em Belém

O Dias da Música em Belém, que decorrem de 24 a 26 de abril, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, são dedicados à música no cinema, foi hoje divulgado.

Centro Cultural de Belém. (Lusa/Arquivo)

Centro Cultural de Belém. (Lusa/Arquivo)

© Desmond Boylan / Reuters

"Luzes, Câmara... Música!" é o mote da edição deste ano, que apresenta um "leque variado de ofertas musicais, da música erudita ao jazz, do fado à música latino-americana e até aos grandes temas que, tendo sido apresentados no Cinema, se tornaram em verdadeiros fenómenos de popularidade", afirma o CCB em comunicado.

A edição deste ano tem um concerto pré-inaugural pelo Alis Ubbo Ensemble, no dia 23, no Cinema S. Jorge, seguindo-se a exibição do filme "Around the world in 50 concerts" (2014), de Heddy Honigmann, no âmbito do Festival IndieLisboa.

Durante os três dias, além dos concertos, a programação inclui oficinas, conferências e a exibição de filmes.

Na sexta-feira, dia 24, realizam-se os "Mini-Dias da Música" com concertos de escolas para escolas, uma iniciativa que, no ano passado, juntou cerca de 600 alunos de música.

Este ano, a OJ.com, a Orquestra de Jovens de alunos dos conservatórios, dirigida por Ernst Schelle, interpreta, no grande auditório, o "Poema sinfónico para flauta e orquestra", de Peter Benoit, e "Scheherazade", de Rimsky-Korsakov, sendo solista Beatriz da Silva Baião.

Ainda no dia 24, às 21:30 realiza-se o concerto inaugural pela Orquestra Sinfónica Metropolitana, sob a direção de Pedro Amaral, que interpretará peças de Richard Strauss e Sergei Rachmaninov, sendo solista a pianista Anna Fedorova.

O CCB salienta ainda a importância da música na sétima arte, e cita o realizador Alfred Hitchcock, que trabalhou estreitamente com o compositor Bernard Herrmann, segundo o qual, no cinema, "a música, a música é o segredo".

"Os próprios irmãos Lumière [inventores do cinema] estavam conscientes disso quando fizeram acompanhar as suas primeiras projeções por uma pequena orquestra, tal como viria a acontecer ao longo das primeiras décadas de exibição", realça o CCB, que refere ainda que o primeiro filme sonoro foi "O Cantor de Jazz" (1927). 

Em Portugal, o primeiro filme sonoro foi inspirado na vida da fadista Maria Severa, protagonizado por Dina Tereza, e que se estreou em 1931.

O cartaz dos Dias da Música inclui, entre outros, a Big Band Júnior, o pianista Mário Laginha, a Camerata Atlântica, o violinista Bruno Monteiro, acompanhado pelo pianista João Paulo Santos, o Ensemble Darcos, os acordeonistas Gonçalo Pescada e Paulo Jorge Ferreira, o Grupo Vocal Olisipo, a meio-soprano Vivica Genaux e o painista Pedro Burmester.

Dos diferentes programas fazem parte composições de Bach, Ligeti, Handel, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Schubert, Rossini, Liszt, Chopin, Wagner, Brahms, Tchaikovsky, Mahler, Richard Strauss ou Samuel Barber, todas elas associadas a sequências do cinema.

Afirma o CCB, que o cinema fez "uma apropriação cada vez maior das obras intemporais da história da música, dando-lhes toda uma dimensão cénica, a ponto de muitas vezes sermos levados a esquecer o sentido original da obra".

Os bilhetes para os Dias da Música em Belém estão à venda a partir de quinta-feira.


Lusa
  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.