sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o poeta Herberto Helder

O poeta Herberto Helder, de 84 anos, morreu na segunda-feira na sua casa em Cascais, disse hoje à Lusa fonte familiar.

Herberto Helder Luís Bernardes de Oliveira nasceu a 23 de Novembro de 1930 no Funchal. A Morte sem Mestre foi o último livro do poeta, publicado pela Porto Editora em junho de 2014.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Alegre, muito comovido por "ter perdido um grande amigo", disse sentir "um grande vazio".

"Onde morre um grande poeta fica sempre um grande vazio", acrescentou.

O poeta Herberto Helder, de 84 anos, morreu na segunda-feira na sua casa em Cascais, disse hoje à Lusa fonte familiar.

A mesma fonte adiantou que na quarta-feira haverá uma cerimónia privada apenas para a família e que não serão dadas mais informações sobre o funeral do poeta.   

"A Morte sem Mestre" foi o último livro do poeta, publicado pela Porto Editora em junho de 2014.


  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite