sicnot

Perfil

Cultura

Edição dos 20 anos do Portugal Fashion arranca hoje em Lisboa

A 36ª edição do Portugal Fashion, que comemora os 20 anos do evento de moda, arranca hoje em Lisboa com a apresentação das coleções para a próxima estação fria dos criadores Storytailors e da dupla Alves/Gonçalves.

MIGUEL A. LOPES

Sob o tema "Reflector", o Portugal Fashion volta a começar na capital portuguesa, seguindo depois até sábado no Porto, com desfiles espalhados por diferentes edifícios da cidade.

Os Storytailors, de João Branco e Luís Sanchez, iniciam os desfiles às 19:30, no Palácio da Foz, apresentando uma coleção moldada pelas lãs e pelo algodão e inspirada em contos portugueses e venezuelanos que permitem "associações insólitas de ideias e sensações" e "esperam influenciar a imaginação de quem assiste", segundo informação da organização.

Já na Carpintaria de São Lázaro, a dupla Alves/Gonçalves encerra o primeiro dia do 36.º Portugal Fashion, às 22:30, com a apresentação de uma coleção inspirada num "ambiente sombrio, romântico e introspetivo", na qual predominam as silhuetas longas e o "maxi impera" com cores fortes.

Antes, no mesmo local, pelas 21:30, desfilam as propostas para o próximo outono/inverno da marca Hibu e da jovem criadora Carla Pontes, ambos na plataforma Bloom.

Em termos cromáticos, a Hibu vai apostar nos azuis em tons escuros e claros, nos cinzentos, no verde e no amarelo claro, cores que vão estampar tecidos como a lã, linho e o 'fleece' italiano, num "estilo urbano, desportivo e 'dark' para um cenário minimal e desconstrutivo".

A jovem designer Carla Pontes criou "Órbita", uma coleção reforçada por peças que fazem lembrar "grãos de granito, texturas e terraços", influenciada pela órbitra da Terra.

Para a edição comemorativa das duas décadas do Portugal Fashion estão programados 31 desfiles, que reúnem 17 criadores, nove marcas de vestuário, seis marcas de calçado, seis jovens designers e quatro marcas de jovens estilistas.


Lusa

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.