sicnot

Perfil

Cultura

Vhils expõe trabalhos novos na galeria Lazarides em Londres

O artista português Alexandre Farto, conhecido por Vhils, vai expor trabalhos novos na galeria Lazarides, em Londres, que representa alguns dos artistas mais conhecidos de arte urbana, nomeadamente o britânico Banksy ou o francês Invader. 

© Rafael Marchante / Reuters

A exposição, intitulada "Dissonance" [Dissonância], abre na sexta-feira e ficará patente até 23 de abril no espaço onde o português expôs previamente, em 2009 e 2012

Segundo o artista, o corpo de trabalho presente é novo, mas é também o resultado daquele que desenvolveu para as duas últimas exposições individuais - "Dissecção", realizada no Museu da Electricidade-Fundação EDP, em Lisboa, e  "Vestiges", na Galerie Magda Danysz, em Paris - e o culminar de um processo iniciado com o trabalho exibido na galeria londrina em 2012.

"Esta linha de trabalho tem explorado as noções de crescente saturação e diluição de identidades individuais nas sociedades urbanas contemporâneas, reflectindo a uniformidade e abstracção ocasionada pelo corrente modelo de desenvolvimento globalizado. Fala-nos do modo como os indivíduos estão a ser moldados em personalidades cada vez mais abstractas pela força esmagadora da cidade e os seus estímulos visuais, perdendo-se na 'dissonância' que resulta do caos engendrado pela tecnologia, comunicação visual e os media, pelo espaço público e o desenvolvimento urbano", disse.

Acrescentou ainda ser "uma reflexão sobre o modo como todas estas camadas diferentes que compõem o mundo urbanizado contemporâneo estão a moldar-nos naquilo que somos: identidades pessoais que se tornam cada vez mais abstractas, perdidas no ruído visual e na desordem que nos rodeia".

A "ideia de desmembramento e dissecção" , descreveu, inspiraram o conjunto de novas obras que estarão em exposição, refletida na estratificação dos suportes utilizados, nomeadamente o metal, a madeira, os aglomerados de cartazes de papel e os dioramas de esferovite.

Alexandre Farto começou por pintar paredes com "graffiti" aos 13 anos, na região de Lisboa, onde cresceu, mas é conhecido pela criação de uma técnica que consiste em criar imagens, em paredes ou murais, através da remoção de camadas de materiais, criando uma imagem em negativo.

Frequentou um curso na universidade Central Saint Martins College of Arts and Design, em Londres, cidade onde fez trabalhos, bem como em Xangai, Paris, Rio de Janeiro, Moscovo, Medellín e Cali, na Colômbia, Nova Iorque e Los Angeles, Grottaglie, no sul da Itália, além de Lisboa, Porto e Aveiro.

Em 2012, o diretor da londrina Lazarides, Ralph Taylor, elogiou a "sofisticação nas obras atuais, que não estava lá nas primeiras" de Vhils, e afirmou que o português era "o artista mais trabalhador" que conheceu.

Lusa
  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.