sicnot

Perfil

Cultura

Casa Fernando Pessoa e Fundação José Saramago juntam-se para promoção da leitura

A Casa Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago, ambas em Lisboa, anunciaram hoje que vão trabalhar em programação conjunta, para estimular "o prazer da leitura" e divulgar "dois nomes maiores da cultura portuguesa".

josesaramago.org

josesaramago.org

Os dois organismos assinaram um acordo de parceria, válido por um ano, para desenvolver atividades em torno da obra de Fernando Pessoa e de José Saramago. Em breve deverá ser aplicado um bilhete de desconto mútuo para quem visitar os dois espaços culturais.

A Casa Fernando Pessoa abriu em 1993, em Campo de Ourique, na casa onde o poeta de "A mensagem" viveu os últimos 15 anos de vida, e a Fundação José Saramago funciona na Casa dos Bicos, junto ao Tejo, desde 2012. 

Apesar de terem programação cultural própria, as duas estruturas já tinham colaborado esporadicamente no passado, sublinhando agora a intenção de reforçar a parceria.

Em novembro passado, o programa "Os dias do Desassossego", da Casa Fernando Pessoa, contou com uma parceria com a fundação. Mais recentemente colaboraram no ciclo de leitura de contos "Sem casas não haveria ruas", com a editora BOCA.

Em fevereiro, este ciclo decorreu na Casa Fernando Pessoa, em torno da obra de Nuno Bragança. Este mês acontece na Fundação José Saramago, com o contador de histórias Carlos Marques.

Em comunicado conjunto, o diretor da Fundação José Saramago, Sérgio Machado Letria, afirma que este acordo de promoção das obras dos dois autores portugueses tem em atenção o "crescimento do turismo em Lisboa".

A diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso, fala numa futura "programação articulada e dialogante" que estimule "o interesse e o contacto dos leitores, com dois grandes escritores que são de Lisboa e do mundo".


Lusa
  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47