sicnot

Perfil

Cultura

Roger Hodgson, cofundador dos Supertramp, anuncia próxima digressão mundial

O músico inglês Roger Hodgson, cofundador da banda Supertramp, anunciou esta terça feira a sua digressão mundial, "Breakfest in America", que passa por mais de 50 palcos, entre junho e dezembro, abrindo em Weinheim, na Alemanha.

Berenice Bautista

O músico só deve tocar em Portugal em 2016, mas, este ano, tem cinco atuações agendadas em Espanha: no dia 7 de julho, em Valência, no dia seguinte, em Múrcia, e, em agosto, no dia 4, na ilha de Maiorca, no dia 6 em Marbelha e, no dia 8, em Peralada.

Hodgson abre a digressão no dia 19 de junho, em Weinheim, no dia seguinte toca em Hinwi, na Suíça, e, no dia 21, em Clam, na Áustria.

Ainda em junho, o músico tem atuações previstas em Munique, na Alemanha, em Steinkje, na Noruega, e em Nantes, em França. No dia 1 de julho, Roger Hodgson toca em Paris, um concerto, que segundo a produtora está já "esgotado".

Este não é aliás, o único concerto antecipadamente esgotado, o que se realiza em Amesterdão, no dia 2 de setembro, está também esgotado.

Hodgson fez parte dos Supertramp, de 1969 até 1983, quando decidiu abandonar a banda, que se tornou conhecida com canções como "Give a litle bit", "The logical song", "Breakfast in America" e "It's raining again", tendo vendido mais de 60 milhões de álbuns.

O álbum "In the eye of the storm" deu início à sua carreira a solo, e incluiu canções como "Had a Dream (Sleeping with the Enemy)" e "In Jeopardy". Hodgson apresentou-se neste trabalho como multi-instrumentista, - tocou todos os instrumentos - compôs e escreveu todas as canções e produziu o álbum.

Em 1987, editou o segundo álbum, "Hai Hai", tendo ficado posteriormente ferido num acidente doméstico e voltado aos estúdios de gravação em 1997, com o álbum "Rites of passage" e, no ano seguinte, fez a sua primeira digressão mundial a solo, sendo acompanhado por uma banda que inclui o saxofonista dos Supertramp, John Helliwell,

Seguiram-se os álbuns "Excalibur: La legende des celtes" (1999) e "Open the door" (2000), e encetou várias colaborações, nomeadamente com Carlos Núñez, Trevor Rabin e Ringo Starr.

O músico tem atuado em vários festivais e, em 2006, foi homenageado pela sociedade norte-americana de Compositores, Autores e Editores, pela autoria da música "Give a little bit", uma das canções mais tocadas do acervo daquela sociedade.

Da digressão, hoje anunciada, entre outras datas, refira-se ainda a atuação em julho, em Heerlen, na Holanda, no dia 11, um dia antes da apresentação em Oxfordshire, no Reino Unido, e, no dia 15, em Veszprén, na Hungria.

Em agosto, o músico abre a série de concertos em Carcassone, em França, no dia 1, e atua ainda, entre outras cidades, em Merkers, na Alemanha, no dia 29, e em Hemer, também na Alemanha, no dia seguinte.

Em setembro, além do concerto na capital holandesa, Hogdosn atua nas cidades alemãs de Colónia e Berlim.

Em novembro desloca-se ao Canadá, onde permanecerá até dezembro, com atuações, entre outras cidades, em Calgary, Montreal, Quebeque, Halifax e Vancouver

Para 2016, além de Portugal, "com data a anunciar", o músico tem já agendadas, em abril, atuações em Amesterdão e em Londres.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.