sicnot

Perfil

Cultura

Série 'A Guerra dos Tronos' vale metade dos turistas em Dubrovnic

O presidente da câmara de Dubrovnic, na Croácia, estima que metade do crescimento de 10% ao ano no número de turistas seja motivado pela notoriedade de a cidade ser o cenário parcial da série 'A Guerra dos Tronos'.

© Antonio Bronic / Reuters


"O turismo em Dubrovnic nos últimos anos tem crescido 10% ao ano, e acho que a série 'A Guerra dos Tronos' é responsável por talvez metade desse crescimento", disse o presidente da autarquia local em declarações à Bloomberg, mostrando-se esperançado que a série consiga "fazer pela cidade o que 'O Senhor dos Anéis' fez pela Nova Zelândia".

A quinta temporada da série baseada nos livros de George R.R. Martin estreia em mais de 170 países a 12 de abril (em Portugal estreia no dia seguinte, no canal Syfy), e foi parcialmente filmada em Dubrovnic, para além de Espanha e Irlanda do Norte, servindo a cidade croata como King's Landing.

O turismo, setor que subiu 6% no ano passado para 13 milhões de visitantes, é essencial para a economia da Croácia, que enfrenta uma recessão desde 2009, com o PIB do país a cair quase 12%, e com indicadores negativos só ultrapassados pela Grécia e por Chipre.

A série, diz o presidente da autarquia, Andro Vlahusic, traz cerca de 10 milhões de dólares por ano em receitas, para além dos 14 milhões gastos pela equipa de produção, e cria milhares de empregos, entre figurantes e pessoal de apoio, a que se junta toda a logística em termos de alojamento e alimentação, entre outras áreas.

Os empreendores e empresários locais estão a promover a cidade como destino para os fãs da série, oferecendo visitas de três horas aos cenários de algumas das cenas mais conhecidas da série, como um passeio pelas muralhas onde se pode imaginar a Batalha de Blackwater, no mar em frente, ou a cena de combate brutalmente famosa entre 'A Montanha' e o Príncipe de Dorne, nas ruínas do hotel Belvedere.







Lusa
  • "O que mais tem havido nesta altura são respostas precipitadas"
    7:21

    Opinião

    Foi um "debate contigo" o de hoje, no Parlamento, sobretudo no frente-a-frente entre António Costa e Passos Coelho, na opinião de Bernardo Ferrão. O subdiretor de informação da SIC sublinha uma declaração "mortal" do primeiro-ministro, quando este disse que "ninguém quer respostas precipitadas". Por outro lado, a comissão técnica independente pedida pelo PSD pode virar-se contra o próprio partido.

    Bernardo Ferrão

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.

  • Companhia aérea obriga deficiente físico a entrar no avião sem ajuda

    Mundo

    Um homem com uma deficiência física que o obriga a andar numa cadeira de rodas foi obrigado a subir sozinho as escadas de um avião da companhia aérea Vanilla Air. Hideto Kijima deparou-se com a situação quando estava a embarcar da ilha de Amami para Osaka, no Japão, com vários amigos que foram proibidos de o ajudar.