sicnot

Perfil

Cultura

Série 'A Guerra dos Tronos' vale metade dos turistas em Dubrovnic

O presidente da câmara de Dubrovnic, na Croácia, estima que metade do crescimento de 10% ao ano no número de turistas seja motivado pela notoriedade de a cidade ser o cenário parcial da série 'A Guerra dos Tronos'.

© Antonio Bronic / Reuters


"O turismo em Dubrovnic nos últimos anos tem crescido 10% ao ano, e acho que a série 'A Guerra dos Tronos' é responsável por talvez metade desse crescimento", disse o presidente da autarquia local em declarações à Bloomberg, mostrando-se esperançado que a série consiga "fazer pela cidade o que 'O Senhor dos Anéis' fez pela Nova Zelândia".

A quinta temporada da série baseada nos livros de George R.R. Martin estreia em mais de 170 países a 12 de abril (em Portugal estreia no dia seguinte, no canal Syfy), e foi parcialmente filmada em Dubrovnic, para além de Espanha e Irlanda do Norte, servindo a cidade croata como King's Landing.

O turismo, setor que subiu 6% no ano passado para 13 milhões de visitantes, é essencial para a economia da Croácia, que enfrenta uma recessão desde 2009, com o PIB do país a cair quase 12%, e com indicadores negativos só ultrapassados pela Grécia e por Chipre.

A série, diz o presidente da autarquia, Andro Vlahusic, traz cerca de 10 milhões de dólares por ano em receitas, para além dos 14 milhões gastos pela equipa de produção, e cria milhares de empregos, entre figurantes e pessoal de apoio, a que se junta toda a logística em termos de alojamento e alimentação, entre outras áreas.

Os empreendores e empresários locais estão a promover a cidade como destino para os fãs da série, oferecendo visitas de três horas aos cenários de algumas das cenas mais conhecidas da série, como um passeio pelas muralhas onde se pode imaginar a Batalha de Blackwater, no mar em frente, ou a cena de combate brutalmente famosa entre 'A Montanha' e o Príncipe de Dorne, nas ruínas do hotel Belvedere.







Lusa
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.