sicnot

Perfil

Cultura

Série 'A Guerra dos Tronos' vale metade dos turistas em Dubrovnic

O presidente da câmara de Dubrovnic, na Croácia, estima que metade do crescimento de 10% ao ano no número de turistas seja motivado pela notoriedade de a cidade ser o cenário parcial da série 'A Guerra dos Tronos'.

© Antonio Bronic / Reuters


"O turismo em Dubrovnic nos últimos anos tem crescido 10% ao ano, e acho que a série 'A Guerra dos Tronos' é responsável por talvez metade desse crescimento", disse o presidente da autarquia local em declarações à Bloomberg, mostrando-se esperançado que a série consiga "fazer pela cidade o que 'O Senhor dos Anéis' fez pela Nova Zelândia".

A quinta temporada da série baseada nos livros de George R.R. Martin estreia em mais de 170 países a 12 de abril (em Portugal estreia no dia seguinte, no canal Syfy), e foi parcialmente filmada em Dubrovnic, para além de Espanha e Irlanda do Norte, servindo a cidade croata como King's Landing.

O turismo, setor que subiu 6% no ano passado para 13 milhões de visitantes, é essencial para a economia da Croácia, que enfrenta uma recessão desde 2009, com o PIB do país a cair quase 12%, e com indicadores negativos só ultrapassados pela Grécia e por Chipre.

A série, diz o presidente da autarquia, Andro Vlahusic, traz cerca de 10 milhões de dólares por ano em receitas, para além dos 14 milhões gastos pela equipa de produção, e cria milhares de empregos, entre figurantes e pessoal de apoio, a que se junta toda a logística em termos de alojamento e alimentação, entre outras áreas.

Os empreendores e empresários locais estão a promover a cidade como destino para os fãs da série, oferecendo visitas de três horas aos cenários de algumas das cenas mais conhecidas da série, como um passeio pelas muralhas onde se pode imaginar a Batalha de Blackwater, no mar em frente, ou a cena de combate brutalmente famosa entre 'A Montanha' e o Príncipe de Dorne, nas ruínas do hotel Belvedere.







Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.