sicnot

Perfil

Cultura

Morreu Günter Grass, Prémio Nobel da Literatura

Morreu Günter Grass, o Nobel da Literatura de 1999. O escritor alemão morreu esta manhã, numa clínica, em Lubeck, na Alemanha, aos 87 anos.A notícia foi confirmada pela editora Steidl, que não avança as causas da morte.

© Susana Vera / Reuters

Homem de esquerda, Günter Grass era conhecido por assumir posições polémicas, como criticar a intervenção norte americana no Iraque ou, mais recentemente, a postura da Alemanha face à crise na Grécia.

Era considerado uma espécie de "consciência moral" da Alemanha mas, em 2006, surpreendeu o mundo ao assumir, numa autobiografia, que tinha pertencido às Waffen-SS, uma unidade de elite da Alemanha nazi.

O escritor e artista plástico tinha uma forte relação com Portugal. Era proprietário de uma casa na zona de Portimão e expunha regularmente no Centro Cultural de São Lourenço, em Almancil
  • Enfermeiros dizem que suplemento de 150 € não é suficiente para acordo
    0:57

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros diz que há um avanço nas negociações com o Governo. Esta terça-feira à tarde, uma delegação do Ministério das Finanças esteve numa reunião que decorreu no Ministério da Saúde. Apesar disso, o presidente do sindicato, José Azevedo, explicou à SIC que a proposta do executivo de pagar mais 150 euros aos enfermeiros especializados não é suficiente para chegarem a acordo.

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC