sicnot

Perfil

Cultura

Morreu Günter Grass, Prémio Nobel da Literatura

Morreu Günter Grass, o Nobel da Literatura de 1999. O escritor alemão morreu esta manhã, numa clínica, em Lubeck, na Alemanha, aos 87 anos.A notícia foi confirmada pela editora Steidl, que não avança as causas da morte.

© Susana Vera / Reuters

Homem de esquerda, Günter Grass era conhecido por assumir posições polémicas, como criticar a intervenção norte americana no Iraque ou, mais recentemente, a postura da Alemanha face à crise na Grécia.

Era considerado uma espécie de "consciência moral" da Alemanha mas, em 2006, surpreendeu o mundo ao assumir, numa autobiografia, que tinha pertencido às Waffen-SS, uma unidade de elite da Alemanha nazi.

O escritor e artista plástico tinha uma forte relação com Portugal. Era proprietário de uma casa na zona de Portimão e expunha regularmente no Centro Cultural de São Lourenço, em Almancil
  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29