sicnot

Perfil

Cultura

Caderno do matemático inglês Alan Turing vendido por um milhão de dólares

Um manuscrito do matemático inglês Alan Turing, retratado no filme "O Jogo da Imitação", foi vendido em leilão por um milhão de dólares, cerca de 900 mil euros.

© Bobby Yip / Reuters

O caderno de Turing, de 56 páginas, contém estudos matemáticos destinados a decifrar mensagens em código transmitidas pelos nazis na Segunda Guerra Mundial.

Alan Turing é considerado o pai da computação moderna e responsável por ter acelerado o fim da guerra. O caderno, de 1942, foi entregue ao amigo Robin Gandy, que manteve a posse do manuscrito até à morte, em 1995.

O próprio Alan Turing ter-se-á suicidado em 1954, depois de ser acusado de indecência moral, por homossexualidade, o que era crime no Reino Unido. O matemático viria a receber uma amnistia póstuma dada pela rainha Isabel II, em 2013. O novo dono do caderno de Turing quis manter-se anónimo.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.