sicnot

Perfil

Cultura

Caderno do matemático inglês Alan Turing vendido por um milhão de dólares

Um manuscrito do matemático inglês Alan Turing, retratado no filme "O Jogo da Imitação", foi vendido em leilão por um milhão de dólares, cerca de 900 mil euros.

© Bobby Yip / Reuters

O caderno de Turing, de 56 páginas, contém estudos matemáticos destinados a decifrar mensagens em código transmitidas pelos nazis na Segunda Guerra Mundial.

Alan Turing é considerado o pai da computação moderna e responsável por ter acelerado o fim da guerra. O caderno, de 1942, foi entregue ao amigo Robin Gandy, que manteve a posse do manuscrito até à morte, em 1995.

O próprio Alan Turing ter-se-á suicidado em 1954, depois de ser acusado de indecência moral, por homossexualidade, o que era crime no Reino Unido. O matemático viria a receber uma amnistia póstuma dada pela rainha Isabel II, em 2013. O novo dono do caderno de Turing quis manter-se anónimo.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.