sicnot

Perfil

Cultura

"Happy" e banda sonora de "Frozen" os mais vendidos de 2014

O tema "Happy", de Pharrell Williams, e a banda sonora do filme de animação "Frozen" foram os mais vendidos de 2014, segundo o relatório anual da Federação Internacional da Indústria Discográfica, que destaca Taylor Swift como artista mais popular.

Photo by Joel Ryan/Invision/AP

Os dados da Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI, em inglês), revelam que o cantor norte-americano Pharrell Williams vendeu no ano passado 13,9 milhões de cópias do seu êxito "Happy", que faz parte da banda sonora do filme "Gru, o maldisposto 2".

Nas contas, a IFPI inclui as vendas físicas e os downloads e cópias em "streaming".

O disco de maior êxito foi a banda sonora de "Frozen", o filme da Disney, que vendeu 10 milhões de cópias.

O álbum inclui o tema "Let it go", interpretado nas suas diversas versões por Idina Menzel e Demi Lovato, que ganhou Óscar de Melhor Canção em 2014, derrotando precisamente "Happy".

A artista mais popular do ano passado, segundo a IFPI, foi a cantora norte-americana Taylor Swift, que, aos 25 anos, ocupou o segundo lugar em número de discos vendidos com o seu álbum "1989", com seis milhões de unidades.

One Direction, Ed Sheeran, Coldplay, AC/DC, Michael Jackson, Pink Floyd, Sam Smith, Katy Perry e Beyoncé completam a lista dos artistas mais populares.

O cantor britânico Ed Sheeran, de 24 anos, que vendeu 4,4 milhões de cópias do seu segundo álbum "X", ocupa o terceiro lugar, superando os Coldplay, que venderam 3,7 milhões de unidades do seu álbum "Ghost stories".

Seguem-se trabalhos de Sam Smith ("In The Lonely Hour"), com 3,5 milhões de cópias vendidas, One Direction ("FOUR"), com 3,2 milhões, AC/DC ("Rock or Bust"), com 2,7 milhões, a banda sonora do filme "Guardiões da Galaxia", com 2,5 milhões, o mesmo número que os Pink Floyd, com "The Endless River"

Fecha a lista de álbuns "Pure Heroine", da neozelandesa Lorde, do qual foram vendidos dois milhões de cópias.

Relativamente às canções, depois de "Happy", a mais vendida foi "Dark Horse", o tema da norte-americana Katy Perry em parceria com o rapper Juicy J, com 13,2 milhões de unidades vendidas, seguido de "All of me", de John Legend, que vendeu 12,3 milhões de unidades.

"All about That Bass", de Meghan Trainor, ocupa o quarto lugar, com 11 milhões de unidades vendidas, com "Let it Go", de Idina Menzel a muito pouca distância, com 10,9 milhões.

"Timber", o tema interpretado pelo 'rapper' de origem cubana Pitbull e Kesha, alcançou 9,6 milhões de vendas, "Fancy", de Iggy Azalea e Charli XCX, vendeu 9,1 milhões de cópias, "Problem", de Ariana Grande e Azalea, nove milhões, e "Rude", de Magic, 8,6 milhões.

Encerra a lista dos dez temas mais vendidos o espanhol Enrique Iglesias com "Bailando", que conta com uma participação do português Mickael Carreira, com oito milhões de unidades vendidas em todo o mundo, em 2014.

Lusa

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.