sicnot

Perfil

Cultura

Festival IndieLisboa vai recordar o cinema de Manoel de Oliveira

O Festival de Cinema IndieLisboa, que começa no dia 23, irá homenagear o realizador Manoel de Oliveira com os filmes "O estranho caso de Angélica" e "A Caça", incluindo ainda "Les gans blancs", de Louise Traon, sobre colaboradora do cineasta.

Indielisboa

Manoel de Oliveira, que morreu a 02 de abril aos 106 anos, foi "um dos maiores exemplos de independência artística: um realizador livre, contra as correntes, sempre fiel à reinvenção da forma cinematográfica", afirmou hoje a direção do IndieLisboa.

Para recordar o legado do cinema de Manoel de Oliveira, a organização apresentará em Lisboa - e pela primeira vez no Porto - o documentário "Les gants blancs", da realizadora francesa Louise Traon. No dia 30 na Cinemateca e a 02 de maio no Rivoli.

Naquele filme, a realizadora, que estará em Portugal, aborda o trabalho da mãe, Valérie Loiseleux, que foi montadora de várias obras de Manoel de Oliveira, nomeadamente "Vale Abraão", "O Convento", "Espelho Mágico" e o mais recente "O Gebo e a Sombra".

"Les gants blancs" será exibido juntamente com "O Estranho Caso de Angélica". 

No final do IndieLisboa, a cerimónia de entrega de prémios será precedida do filme "A Caça", curta-metragem de Manoel de Oliveira, de 1963, "para que o espírito de um cinema livre acompanhe os novos talentos premiados no festival".

A 12.ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa decorrerá de 23 de abril a 03 de maio.


Lusa
  • IndieLisboa chega dia 23 de abril e traz Capitão Falcão
    2:10

    Cultura

    O IndieLisboa começa dia 23 de abril e decorre até 3 de maio. A décima segunda edição do Festival Internacional de Cinema Independente tem novas secções, exibe 260 filmes e começa com uma história portuguesa. Um super heroi português no tempo do Estado Novo, Capitão Falcão partilha o nome com o filme que marca a abertura da 12ª edição do IndieLisboa.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.