sicnot

Perfil

Cultura

Nani Moretti, Todd Haynes e Gus Van Sant em competição no Festival de Cannes

Nani Moretti, Gus Van Sant, Jacques Audiard e Todd Haynes são alguns dos realizadores que terão filmes em competição no Festival de Cinema de Cannes, marcado para maio em França, e que não inclui cinema português.

Conferência de imprensa de apresentação dos filmes em competição em Cannes 2015.

Conferência de imprensa de apresentação dos filmes em competição em Cannes 2015.

© Benoit Tessier / Reuters

Na conferência de imprensa, hoje em Paris, a direção do festival falou de uma "seleção de risco" e com vários regressos à competição de Cannes, entre os 1854 filmes submetidos. Foram revelados 16 filmes, mas a seleção não está fechada, devendo incluir no total vinte obras.

A 68ª edição do Festival de Cannes decorrerá de 13 a 24 de maio em França e a abertura será com "La Tête Haute", da realizadora Emmanuelle Bercott, fora de competição.

Da lista de filmes a competição fazem parte "Dheepan", de Jacques Audiard, "A tale of tales", de Matteo Garrone, o realizador de "Gomorra" que já foi premiado em Cannes.

Todd Haynes apresentará "Carol", sobre o relacionamento entre duas mulheres, nos Estados Unidos nos anos 1950, e Hsiao-Hsien Hou, presença regular em Cannes, mostrará "The Assassin".

O realizador italiano Nani Moretti, Palma d'Ouro em 2001 com o drama "O quarto do filho", está de volta ao festival francês com "Mia Madre". O conterrâneo Paolo Sorrentino competirá com "Youth".

Gus Van Sant, que em 2003 foi eleito o melhor realizador com "Elefante", terá "The sea of trees". 

"The lobster", com Colin Farrell e Rachel Weiz, do grego Yorgos Lanthimos, autor de "Canino",  e "Louder than bombs", de Joachim Trier, também foram escolhidos.

Fora de competição, Cannes mostrará, por exemplo, a adaptação de "O principezinho", de Saint-Exupéry por Mark Osborne, "Irrational man", de Woody Allen, e "A tale of love and  darkness", de Nathalie Portman.

Foi ainda destacada a presença, na secção "Un Certain Regard", do filme "Nahid", da realizadora iraniana Ida Panahandeh. 

O júri que decidirá a Palma d'Ouro é presidido pelos irmãos Joel e Ethan Coen. A secção "Un Certain Regard" terá como presidente júri a atriz Isabella Rossellini e a "Cinéfondation" será presidida pelo realizador Abderrahmane Sissako.

Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.