sicnot

Perfil

Cultura

The Kooks, Anselmo Ralph e The Gift nas noites da Queima das Fitas de Coimbra

A banda inglesa The Kooks, o cantor angolano Anselmo Ralph e os portugueses The Gift são alguns dos cabeça de cartaz das noites da Queima das Fitas de Coimbra, que decorrem entre 8 e 15 de maio. 

LUSA

O cartaz da Queima das Fitas deste ano aposta "em bons nomes nacionais", mas também em alguns artistas estrangeiros, sendo um programa "equilibrado" entre os diferentes dias de concertos e o "mais heterogéneo possível em termos de estilos musicais", disse à agência Lusa André Gomes, secretário-geral da Queima das Fitas, à margem da apresentação do cartaz, realizada hoje no Fórum Coimbra.

As noites de concertos no Parque da Canção vão arrancar a 8 de maio com o cantor britânico James Arthur, que venceu o concurso televisivo The X Factor, em 2012, atuando também nesse dia o português Frankie Chavez.

No sábado, o palco fica reservado aos portugueses The Gift e ao músico Miguel Araújo, integrante da banda Os Azeitonas, e no domingo atua, como já é tradição, Quim Barreiros.

Já a 11 de maio, a Queima das Fitas recebe dois nomes do rap nacional, Sam The Kid e Dillaz, e, no dia seguinte, a música eletrónica irá dominar a noite, com o duo canadiano DVBBS e os portugueses Fucking Bastards e Dynamic Duo.

Na quarta e quinta-feira, os cabeça de cartaz são respetivamente a banda de punk rock Tara Perdida e o cantor angolano Anselmo Ralph, terminando as noites no Parque da Canção a 15 de maio, com os The Kooks e a banda portuguesa PAUS, que vai abrir para os ingleses de Brighton.

Segundo André Gomes, a banda britânica The Kooks "está a ter uma procura fora do normal", na venda de bilhetes "online".

A organização espera receber este ano cerca de "cem mil pessoas" no recinto - o mesmo que foi registado em 2014 -, referindo que este número depende também "do clima" durante as noites no Parque da Canção.

Para além da possibilidade de chuva, a crise e a abertura até tarde de estabelecimentos no Largo da Portagem podem ter impacto no número de entradas no "Queimódromo", sublinhou André Gomes, afirmando que, nesse sentido, a Queima das Fitas está "a fazer um esforço para não aumentar os preços" dos bilhetes.

O bilhete geral já foi vendido a 39 euros, hoje vai estar a 44 e o preço final do mesmo é de 49 euros.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.