sicnot

Perfil

Cultura

Câmara do Porto quer dar nova vida às antigas salas de cinema da cidade

 O vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, disse hoje que a autarquia tem um levantamento das antigas salas de cinema da cidade e que pretende definir um programa para as redinamizar.

(Arquivo)

Durante uma conferência de imprensa sobre o ciclo "Foco Rock", que vai decorrer esta semana no Rivoli, Paulo Cunha e Silva disse que foi aproveitada a tese do seu adjunto Guilherme Blanc sobre as salas de cinema antigas do Porto, com o propósito de "as reprogramar".

À Lusa, Cunha e Silva explicou que se trata de espaços como, por exemplo, o cinema Charlot, Foco, Nun'Álvares e até o Batalha e que, apesar de ainda não haver um calendário definido para que o projeto avance, a ideia pode ser a realização de uma sessão semanal num local diferente.

A Câmara do Porto tem já uma agenda do cinema independente na cidade, que lançou com o objetivo de se tornar num "mecanismo de visibilidade de projetos e, desejavelmente, de estímulo de públicos para as suas atividades".

Para além dos espaços que programam cinema no Porto como o Teatro do Campo Alegre, a Casa das Artes ou o Passos Manuel, a cidade, neste momento, só tem um conjunto de salas comerciais, localizado no centro comercial Dolce Vita, perto do Estádio do Dragão.

Lusa
  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.