sicnot

Perfil

Cultura

Porto prova que é "capital nacional do rock" com concertos até ao dia 25 de abril

O Rivoli, no Porto, vai acolher o ciclo "Foco Rock" entre terça-feira e sábado, conciliando documentários com bandas do centro comercial Stop, para mostrar por que é a "capital nacional do rock, disse hoje o vereador da Cultura.

© Juan Medina / Reuters

Em conferência de imprensa na sala de cinema do Stop, o vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, classificou aquele centro comercial, que há anos está repleto de salas de ensaio para bandas da cidade, como um dos "ecossistemas culturais mais interessantes" da cidade.

O ciclo "Foco Rock" foi curado por Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, que escolheu quatro documentários sobre bandas como os The Clash, Pearl Jam, Foo Fighters e LCD Soundsystem, que vão anteceder concertos das bandas Black House of Wolves, Meu General & os Delatores, Pulha Seltzer e Holy Nothing.

No sábado, para assinalar o 25 de Abril, vai ter lugar o concerto "A Liberdade do Som", no Grande Auditório do Rivoli, em que músicos como Manel Cruz, os Osso Vaidoso, Mesa, Torto e Os Príncipes vão tocar canções suas e versões de "temas conhecidos de autores da cidade do Porto" como os GNR, Taxi, Trabalhadores do Comércio, entre outros.

O músico Manel Cruz, que se apresentou como "apenas um cidadão nesta comunidade" que é o Stop, ainda que definido como uma "figura mítica" da música do Porto -, frisou a importância daquele espaço e dos músicos que o compõem e sublinhou que "o grande esforço aqui é o som".

O músico de projetos como os Ornatos Violeta ou Foge Foge Bandido declarou que "o que os músicos querem é condições para trabalhar".

O "Foco Rock" vai realizar também encontros com grupos de alunos do Ensino Secundário ao longo da semana e vai exibir gratuitamente o documentário de Ana Branco, às 16:00 de sábado, sobre o Stop, com o título "Stop don't stop".

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.