Cultura

Arqueólogos descobrem 43 ovos de dinossauro na China

Um grupo de arqueólogos encontrou 43 ovos de dinossauro fossilizados, que estavam enterrados numa zona em obras em Heyuan, cidade da província de Cantão, no sul da China, informou, na noite de segunda-feira, a Xinhua.

Uma equipa de investigadores utilizou uma técnica pioneira de análise química das cascas fossilizadas, partindo da descoberta que a sua composição depende da temperatura a que foram sujeitas quando se formaram no interior do corpo dos dinossauros fêmeas. (Arquivo)

© Mario Anzuoni / Reuters

Segundo a agência oficial chinesa, desconhece-se, porém, de momento, a que espécie de dinossauro pertence os ovos encontrados, levados para o museu arqueológico local para serem examinados e colocados sob melhores condições de conservação.

Dezanove dos 43 ovos encontrados estão intactos, segundo a Xinhua.

Com a nova descoberta, Heyuan reafirma-se como um destacado depósito de ovos de dinossauro, já que desde 1996 foram desenterrados na cidade mais de 17.000.

Foi naquela cidade chinesa que foi feita, em 2005, maior descoberta até ao momento deste tipo de fósseis: mais de 10.000 unidades.

• Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

• As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

• "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

• Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".