Cultura

Arqueólogos descobrem 43 ovos de dinossauro na China

Um grupo de arqueólogos encontrou 43 ovos de dinossauro fossilizados, que estavam enterrados numa zona em obras em Heyuan, cidade da província de Cantão, no sul da China, informou, na noite de segunda-feira, a Xinhua.

Uma equipa de investigadores utilizou uma técnica pioneira de análise química das cascas fossilizadas, partindo da descoberta que a sua composição depende da temperatura a que foram sujeitas quando se formaram no interior do corpo dos dinossauros fêmeas. (Arquivo)

© Mario Anzuoni / Reuters

Segundo a agência oficial chinesa, desconhece-se, porém, de momento, a que espécie de dinossauro pertence os ovos encontrados, levados para o museu arqueológico local para serem examinados e colocados sob melhores condições de conservação.

Dezanove dos 43 ovos encontrados estão intactos, segundo a Xinhua.

Com a nova descoberta, Heyuan reafirma-se como um destacado depósito de ovos de dinossauro, já que desde 1996 foram desenterrados na cidade mais de 17.000.

Foi naquela cidade chinesa que foi feita, em 2005, maior descoberta até ao momento deste tipo de fósseis: mais de 10.000 unidades.

• 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

• Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails

Desporto

Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

• Manifestantes bloquearam Caracas

Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.