Cultura

Arqueólogos descobrem 43 ovos de dinossauro na China

Um grupo de arqueólogos encontrou 43 ovos de dinossauro fossilizados, que estavam enterrados numa zona em obras em Heyuan, cidade da província de Cantão, no sul da China, informou, na noite de segunda-feira, a Xinhua.

Uma equipa de investigadores utilizou uma técnica pioneira de análise química das cascas fossilizadas, partindo da descoberta que a sua composição depende da temperatura a que foram sujeitas quando se formaram no interior do corpo dos dinossauros fêmeas. (Arquivo)

© Mario Anzuoni / Reuters

Segundo a agência oficial chinesa, desconhece-se, porém, de momento, a que espécie de dinossauro pertence os ovos encontrados, levados para o museu arqueológico local para serem examinados e colocados sob melhores condições de conservação.

Dezanove dos 43 ovos encontrados estão intactos, segundo a Xinhua.

Com a nova descoberta, Heyuan reafirma-se como um destacado depósito de ovos de dinossauro, já que desde 1996 foram desenterrados na cidade mais de 17.000.

Foi naquela cidade chinesa que foi feita, em 2005, maior descoberta até ao momento deste tipo de fósseis: mais de 10.000 unidades.

• "Não partilhei SMS com ninguém"

Caso CGD

António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".