sicnot

Perfil

Cultura

Bethânia com mais um concerto em Lisboa na celebração de 50 anos de carreira

Maria Bethânia vai atuar no dia 24 de maio, no Porto, e a 27 e 28 de maio, em Lisboa, para apresentar o espetáculo "Abraçar e agradecer", que celebra os 50 anos de carreira da cantora brasileira.

LAURENT GILLIERON

De acordo com a promotora Everything is New, em comunicado hoje divulgado, foi marcada uma data extra a 28 de maio, em Lisboa, além dos dois concertos que já estavam previstos, devido à grande procura de bilhetes.

A intérprete de "Jeito estúpido de te amar" atua no dia 24 de maio, no Coliseu do Porto e, no dia 27 e 28 de maio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, apresentando o espetáculo celebrativo do seu cinquentenário artístico. 

O espetáculo tem direção e cenografia de Bia Lessa, diretora dos seus mais recentes espetáculos "Carta de amor", "Amor festa" e "Devoção e dentro do mar tem rio".

"Maria Bethânia irá cantar músicas de todos os tempos e outras, compostas especialmente para ela nesta comemoração dos seus 50 anos de carreira, por Paulo César Pinheiro, Dorival Caymmi e Chico Cesar, que serão apresentadas pela primeira vez", indica, em comunicado a promotora portuguesa dos espetáculos. 

Segundo a mesma fonte, Maria Bethânia, de 68 anos, que em junho receberá o Prémio da Música Brasileira e edita um novo livro, irá ler textos de Wally Salomão, Clarice Lispector e Carmem Oliveira, e "apresentar compositores novos e uma versão inédita [de uma canção] feita especialmente para si por Nelson Motta".

Do alinhamento, entre outras, farão parte as canções do seu mais recente disco "Meus Quintais", como "Dindi", "Xavante", "Casa de Caboclo", e "Uma I ara".

Nos palcos portugueses, o desenho de luz é assinado por Binho Schaefer e a coordenação e produção musical é de Guto Graça Mello, produtor responsável por álbuns da artista como "Ciclo" (1983) e "As Canções que você fez p'ra mim" (1993). 

Este espetáculo, atualmente em digressão pelos palcos brasileiros, foi estreado em fevereiro passado, no Rio de Janeiro.

A cantora é acompanhada pelos músicos Jorge Helder (maestro e contrabaixo), João Carlos Coutinho (piano e acordeão), Paulo Dafilim (violas e violão), Pedro Franco (violão, bandolim e guitarra), Marcio Mallard (violoncelo), Pantico Rocha (bateria) e Marcelo Costa (percussão).

Maria Bethânia estrou-se em 1965, no Teatro Opinião, em Copacabana, no Rio de Janeiro, num concerto em que partilhou o palco com Zé Keti e João do Vale.

Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartindo de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas siamesas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC