sicnot

Perfil

Cultura

Clã recuperam "Disco Voador" para os mais novos em concertos em Lisboa

O álbum "Disco voador", que os portugueses Clã editaram em 2011 a pensar no público mais novo, serve de mote para dois concertos em julho, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

Clã - Ana Luandina -2014

Clã - Ana Luandina -2014

De acordo com o teatro municipal, o grupo estará nos dias 4 e 5 de julho no Jardim de Inverno com "uma versão instrumental mais minimal" do "Disco Voador".

Embora o repertório dos Clã convoque também espectadores mais novos, foi com "Disco Voador" que entraram pela primeira vez no universo da infância e juventude, a partir de letras da escritora Regina Guimarães.

Foi uma entrada quase inevitável neste universo dos "supernovos", como disse a vocalista dos Clã, Manuela Azevedo, quando o álbum saiu, em consequência de uma encomenda do projeto "Estaleiro" de Vila do Conde,

"Musicalmente não íamos fazer música mais simples ou mais leve só porque era para miúdos. Tínhamos que os levar a sério como ouvintes, por isso íamos dar-lhes tudo o que sabemos", disse a cantora.

Regina Guimarães, que escreveu sobre a amizade, os amores, os sonhos, a independência, chocolates e aventuras, "não é nada maternalista, leva-os a sério, desafia-os com conceitos esquisitos, com histórias estranhas e personagens que viram tudo do avesso. Não tem medo das palavras e das ideias", sublinhou.

Há canções que são "puro divertimento", como "Curta-metragem", outras que são um "exercício fonético divertido", como o "Chocolatando", e ainda outras que celebram "os amores", como "Embeiçados", elencou Manuela Azevedo.

"Disco Voador" já foi apresentado ao vivo no Centro Cultural de Belém e na Casa da Música e alguns dos temas foram integrados no repertório dos concertos dos Clã.

"Este disco deixou-nos livres para fazer muitas coisas, recorrer a diferentes de instrumentos, formas de compor e de arranjar. Libertou-nos para descobrir outras coisas sobre o que é fazer canções. Foi um voo interessante de descoberta", disse Manuela Azevedo.

Os Clã formaram-se em 1992 e editaram o primeiro álbum, "LusoQualquerCoisa" em 1996, há quase vinte anos. O mais recente disco, "Corrente", é de 2014.

Dos Clã fazem parte Hélder Gonçalves (baixo) Miguel Ferreira (teclados), Pedro Biscaia (teclados), Pedro Rito (baixo), Fernando Gonçalves (bateria) e Manuela Azevedo (voz).

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.