sicnot

Perfil

Cultura

Dia Mundial da Dança celebrado hoje com espetáculos em todo o país

Companhias e grupos de dança, escolas, associações e autarquias de todo o país vão assinalar hoje o Dia Mundial da Dança com espetáculos e debates para o público em geral.   

reuters

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, com o objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.

No âmbito do Dia Mundial da Dança, o secretário de Estado da Cultura participa na inauguração da exposição "Tempos de Dança: evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo", no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, divulgou o seu gabinete.

A exposição, que é inaugurada às 18:00, inclui objetos e documentos, cartazes de dança, programas de espetáculos e fotografias que documentam a atividade do Estúdio-Escola de Mascolo, entre outras peças.

A associação cultural Materiais Diversos, por seu lado, vai organizar em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas, o programa "Materiais da Dança", com a participação de Miguel Pereira, Vera Mantero e Filipa Francisco.

Estes coreógrafos vão visitar escolas em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas para pensar, discutir e experimentar a pergunta "de que é feita a dança?".

Nesse dia, a nova criação de Sofia Dias & Vítor Roriz, "Satélites", será apresentada no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, e em Lisboa, a Materiais Diversos vai realizar uma "Festa Dia Mundial da Dança" no Espaço Alkantara, com a presença do DJ Galante a.k.a. Coolgate. 



  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.