sicnot

Perfil

Cultura

Dia Mundial da Dança celebrado hoje com espetáculos em todo o país

Companhias e grupos de dança, escolas, associações e autarquias de todo o país vão assinalar hoje o Dia Mundial da Dança com espetáculos e debates para o público em geral.   

reuters

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, com o objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.

No âmbito do Dia Mundial da Dança, o secretário de Estado da Cultura participa na inauguração da exposição "Tempos de Dança: evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo", no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, divulgou o seu gabinete.

A exposição, que é inaugurada às 18:00, inclui objetos e documentos, cartazes de dança, programas de espetáculos e fotografias que documentam a atividade do Estúdio-Escola de Mascolo, entre outras peças.

A associação cultural Materiais Diversos, por seu lado, vai organizar em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas, o programa "Materiais da Dança", com a participação de Miguel Pereira, Vera Mantero e Filipa Francisco.

Estes coreógrafos vão visitar escolas em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas para pensar, discutir e experimentar a pergunta "de que é feita a dança?".

Nesse dia, a nova criação de Sofia Dias & Vítor Roriz, "Satélites", será apresentada no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, e em Lisboa, a Materiais Diversos vai realizar uma "Festa Dia Mundial da Dança" no Espaço Alkantara, com a presença do DJ Galante a.k.a. Coolgate. 



  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32