sicnot

Perfil

Cultura

Dia Mundial da Dança celebrado hoje com espetáculos em todo o país

Companhias e grupos de dança, escolas, associações e autarquias de todo o país vão assinalar hoje o Dia Mundial da Dança com espetáculos e debates para o público em geral.   

reuters

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, com o objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.

No âmbito do Dia Mundial da Dança, o secretário de Estado da Cultura participa na inauguração da exposição "Tempos de Dança: evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo", no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, divulgou o seu gabinete.

A exposição, que é inaugurada às 18:00, inclui objetos e documentos, cartazes de dança, programas de espetáculos e fotografias que documentam a atividade do Estúdio-Escola de Mascolo, entre outras peças.

A associação cultural Materiais Diversos, por seu lado, vai organizar em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas, o programa "Materiais da Dança", com a participação de Miguel Pereira, Vera Mantero e Filipa Francisco.

Estes coreógrafos vão visitar escolas em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas para pensar, discutir e experimentar a pergunta "de que é feita a dança?".

Nesse dia, a nova criação de Sofia Dias & Vítor Roriz, "Satélites", será apresentada no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, e em Lisboa, a Materiais Diversos vai realizar uma "Festa Dia Mundial da Dança" no Espaço Alkantara, com a presença do DJ Galante a.k.a. Coolgate. 



  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.