sicnot

Perfil

Cultura

Romance duplo de Gonçalo M. Tavares finalista do prémio europeu Jean-Monnet

O romance duplo "Um homem: Klaus Klump e A máquina de Joseph Walser", de Gonçalo M. Tavares, está entre os finalistas do Prémio Jean-Monnet de Literatura Europeia, anunciou a sua editora.

unknown

O livro "Um homem Klaus Klump e A máquina de Joseph Walser" foi editado em França, no ano passado, pela Viviane Hamy, e em Portugal, em 2008, pela Caminho, e é um dos oito finalistas do Prémio Jean-Monnet de Literatura Europeia.

A obra, intitulada em francês "Un homme: Klaus Klump et la machine de Joseph Walser", foi traduzida por Dominique Nédellec.

"Um homem Klaus Klump e A máquina de Joseph Walser" é, segundo a Editorial Caminho, que chancela a obra em Portugal, uma "nova versão, com um novo final, de dois romances passados no mesmo período e na mesma paisagem que, lidos em paralelo e em conjunto, dão espaço para uma diferente e complementar leitura".

Entre os finalistas do Prémio Jean-Monnet de Literatura Europeia estão também o greco-francês Vassilis Alexakis, com "La Clarinette", o espanhol Rafael Chirbes, com o título "Sur le rivage", a alemã Ursula Krechel, com "Terminus Allemagne", e o norueguês Kim Leine, com a obra "Les prophètes du fjord de l'Eternité".

Completam a lista de finalistas a ucraniana Maria Natios, com o romance "Daroussia la douce", o austríaco Christoph Ransmayr, com "Atlas d'un homme inquiet", e o holandês Tommy Wieringa, com o título "Voici les noms".

O vencedor vai ser conhecido em finais de junho e o galardão será entregue no dia 21 de novembro, no Centro de Congressos La Salamandre, em Cognac, no noroeste de França.

O português Gonçalo M. Tavares, de 44 anos, natural de Luanda, já foi distinguido, entre outros, com os prémios Portugal Telecom de Literatura (2007) e José Saramago (2005).

O autor recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca/Gulbenkian-Expresso, pelo livro "O senhor Valéry" (2002), o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com "Investigações. Novalis" e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco", com "Água, cão, cavalo, cabeça" (2006). Em 2008 foi distinguido com o X Prémio Internacional Trieste, nordeste de Itália.

O romance "Jerusalém", distinguido com o LER/Millennium BCP em 2004, foi incluído na edição europeia de "1001 livros para ler antes de morrer -- um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos".

O romance "Uma viagem à Índia" (2010) valeu-lhe os prémios Fernando Namora/Estoril  Sol, Ler/Blogtailors Melhor Livro, Sociedade Portuguesa de Autores -Melhor Ficção Narrativa, e o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores.

Lusa
  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.